Trilha ecológica LGBT no Rio acontece nesse sábado

A travesti Wescla Vasconcelos, uma das organizadoras da trilha, ressalta a importância de ocupar esses ambientes com apoio do poder público

© iStock

Lifestyle TURISMO 22/06/17 POR Notícias Ao Minuto

A Secretaria de Conservação e Meio Ambiente (Seconserma), e a Coordenadoria Especial da Diversidade Sexual (CEDS Rio), vão promover a primeira trilha ecológica LGBT+ que vai acontecer neste sábado, dia 24 de Junho, às 14h, no Morro Dois Irmãos, no Vidigal, Zona Sul carioca. A iniciativa é do coletivo “Comunidiversidade”, que visa inclusão da comunidade LGBT+ e negra, nas favelas do Rio de Janeiro, através de atividades ligadas ao esporte e o meio ambiente.

PUB

O evento no Facebook já contabiliza 406 pessoas interessadas e 216 pessoas confirmaram presença até o momento. Ao final da caminhada na trilha, os organizadores vão abrir espaço para uma roda de conversa entre os participantes, e irão exibir o filme Favela Gay, que retrata a homossexualidade dentro das favelas cariocas. Temas como homofobia, preconceito, trabalho e aceitação da família, a partir da perspectiva de gays e lésbicas, que contam seus cotidianos dentro da comunidade. Um retrato de como, apesar das adversidades, essas pessoas constroem suas próprias histórias através da educação, da arte e da política.

+ Locais magníficos que poucas pessoas conhecem; fotos

A travesti Wescla Vasconcelos, uma das organizadoras da trilha, ressalta a importância de ocupar esses ambientes com apoio do poder público. “ O coletivo LGBT se propõe a trabalhar o esporte, os diretos à cidadania e vulnerabilidade social. O poder público tem que apoiar e incentivar os projetos sociais, valorizando a diversidade, em ações como esta, estimulando e fortalecendo as minorias em forma de projetos e programas, efetivando as políticas publicas”.

O Coordenador da Diversidade Sexual, Nélio Geogini, explica que todos tem o direito de ocupar os mesmos espaços, sem distinção. O Secretário Municipal de Conservação e Meio Ambiente, Rubens Teixeira, afirma que a cidade do Rio de Janeiro é conhecida por sua pluralidade. “ A Seconserma, também estuda viabilizar a inserção de transexuais que vivem abaixo de linha de pobreza em um curso de reciclagem que já é aplicado pela secretaria” conta Teixeira.

Os participantes da trilha vão hastear as bandeiras que representam as letras da diversidade: Lésbicas, gays, bissexuais, transexuais, travestis, intersexuais e queers no alto do percurso.

Serviço:

Local: Morro do Vidigal

Ponto de Encontro: Pracinha do Vidigal

Data: 24 de Junho de 2017 (sábado)

Horário de concentração: 13h:30

Subida para a trilha: 14h:00

Roda de Conversa e exibição de Filme: 17h:00

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

fama Luto Há 12 Horas

Morre aos 95 anos o ator e comediante José Santa Cruz

tech ESA Há 10 Horas

Sonda da Agência Europeia detecta 'aranhas' em Marte

mundo Titanic Há 12 Horas

Relógio de ouro do homem mais rico no Titanic vai ser leiloado

tech Ataque Há 9 Horas

Hackers vazam imagens de pacientes de cirurgia nus e prontuários de clínica de saúde sexual

mundo Argentina Há 12 Horas

Bebê morre após ser abandonado pela mãe em stand de carros na Argentina

fama DEBORAH-EVELYN Há 9 Horas

Famosos cometem gafe ao elogiar Deborah Evelyn em foto com marido

lifestyle Signos Há 9 Horas

Estes são os três signos que adoram ser independentes!

fama Casais famosos Há 4 Horas

Romances estranhos dos famosos (e que ninguém parece lembrar!)

esporte Brasil agora mesmo

Estátua de Daniel Alves em Juazeiro vai ser retirada; entenda

fama Iraque Há 4 Horas

Influencer iraquiana é morta a tiros em Bagdá