Segurança no centro do Rio é reforçada após onda de assaltos

Com a aproximação das festas de fim de ano, já é possível observar uma intensa movimentação de compras e turistas pelo centro da capital fluminense. Para tentar coibir a violência em importantes pontos de comércio da região, como a Lapa e o entorno da área conhecida como Saara (Sociedade dos Amigos das Adjacências da Rua da Alfandega), a Polícia Militar reforçou o policiamento.

© Reuters

Brasil Turistas 06/12/13 POR Agência Brasil

De acordo com o presidente da Saara, Enio Bittencourt, a insegurança na região cresce muito durante esta época do ano, o que pode prejudicar os lojistas. "Este apoio é muito válido. O centro da cidade está muito perigoso, precisando de uma medida drástica para mudar para melhor. Principalmente nos arredores da Saara, pela Avenida Presidente Vargas, a violência está muito séria", avaliou.

PUB

A recente onda de violência nas imediações da Lapa também causa preocupação, isto porque na área existe um grande número de usuários de drogas e moradores de rua, apontados como suspeitos da prática de assaltos. Nesta madrugada, o comerciante Gerson Vaz foi morto durante uma tentativa de assalto a seu bar. O caso foi encaminhado para a Divisão de Homicídios e agentes buscam por câmeras de vigilância que possam ter registrado o crime e a ação dos suspeitos.

Por causa dessa violência, a polícia vai intensificar o monitoramento nas noites de sexta-feira e sábado, quando o bairro recebe o maior número de pessoas. Serão usados policiais a cavalos, em motocicletas, além de viaturas. A Polícia Militar informou que tem feito ações em parceria com a Polícia Civil, Guarda Municipal e Secretaria de Desenvolvimento Social na região da Lapa e arredores, acolhendo dependentes químicos e buscando reprimir o tráfico e roubo.

A Secretaria de Desenvolvimento Social informou, em nota, que a região é monitorada diariamente e que, no mês de novembro, recolheu 634 moradores de rua, 43 só na Lapa. A secretaria ressaltou ainda que, "apesar da oferta dos serviços de rede de proteção social da prefeitura do Rio, os adultos não são obrigados a acompanhar as equipes, ou mesmo permanecer nas unidades de reinserção social contra a própria vontade".

 

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

mundo Argélia Há 12 Horas

Homem desaparecido há 27 anos é encontrado vivo na casa do vizinho

mundo Chile Há 14 Horas

Mulher fica pendurada seminua em portão em tentativa de furto; vídeo

mundo CARTAGENA Há 14 Horas

Brasileiro vence concurso internacional e é eleito o mais bonito do mundo

fama Saúde Há 13 Horas

Pedro Scooby diz que amigos foram hospitalizados com H1N1 após ajuda no RS

fama Suri Cruise Há 12 Horas

Suri troca sobrenome e estreia no teatro, distanciando-se de Tom Cruise

justica Goiás Há 14 Horas

Mãe é presa ao tentar afogar a filha de seis meses em piscina; vídeo

fama Anya-Taylor Jo Há 11 Horas

O vestido de princesa de Anya-Taylor Joy que encantou Cannes

esporte Óbito Há 8 Horas

Narrador Silvio Luiz morre aos 89 anos em São Paulo

mundo Espanha Há 12 Horas

Faxineira de 61 anos posta vídeos dançando no trabalho e é despedida

lifestyle Cardiologia Há 13 Horas

Médico alerta sobre doença silenciosa que afeta 51 milhões de brasileiros