Polícia avalia tratar incêndio em Londres como homicídio culposo

Investigação apontou que as chamas começaram em uma geladeira da marca Hotpoint e que as amostras do revestimento externo coletadas do prédio falharam em todos os testes de segurança

© Toby Melville / Reuters

Mundo investigação 23/06/17 POR Folhapress

A polícia britânica anunciou nesta sexta-feira (23) que as autoridades avaliam tratar como homicídio culposo (quando não há a intenção de matar) o incêndio da semana passada em um prédio residencial em Londres, que deixou ao menos 79 mortos.

PUB

Além disso, a polícia disse que as chamas começaram em uma geladeira da marca Hotpoint e que as amostras do revestimento externo coletadas do prédio falharam em todos os testes de segurança."Nós temos agora provas de que o fogo não foi iniciado deliberadamente", disse a superintendente da polícia, Fiona McCormack.

O governo britânico ordenou uma análise técnica imediata do modelo de refrigerador Hotpoint, fabricado entre 2006 e 2009, para determinar se medidas adicionais precisam ser tomadas, mas disse que não havia necessidade de os proprietários desligarem seus aparelhos.

+ Cinco pessoas morrem eletrocutadas em piscina de parque aquático

A polícia também afirmou que tanto o isolamento como os azulejos do revestimento do prédio não passaram nos testes de segurança realizados após o incêndio.

"Exames preliminares mostraram que as amostras de isolamento coletadas da torre Grenfell entraram em combustão logo após o início do teste", disse McCormack.Ao falar sobre o número de vítimas da tragédia, McCormack disse: "Temo que haja mais". O número de 79 mortos é uma estimativa da polícia juntando o total de corpos encontrados e de desaparecidos.

Sobre as acusações com relação ao caso, a polícia disse estar "considerando homicídio culposo, bem como crimes de violações de legislação e de regulamentos".

Na véspera, a primeira-ministra Theresa May afirmou que testes realizados após a tragédia apontaram que cerca de 600 prédios britânicos têm revestimento inflamável similar ao da torre Grenfell.

O incêndio de 14 de junho, o pior do Reino Unido desde a Segunda Guerra, aumentou a pressão sobre May, que luta por sua sobrevivência política depois que seu partido perdeu sua maioria parlamentar na eleição do dia 8 de junho. Com informações da Folhapress. 

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

mundo TikTok Há 22 Horas

Adolescente descobre que seu melhor amigo era um ator contratado pela tia

brasil Rio Grande do Sul Há 22 Horas

Cão abraça perna de voluntária após ser resgatado em Rio Grande do Sul

esporte Schumacher Há 21 Horas

Família coloca relógios de Schumacher à venda: "Motivo é desconhecido"

fama Gracyanne Barbosa Há 21 Horas

Gracyanne vive em apartamento de 18m² em SP após separação de Belo

mundo EUA Há 20 Horas

Homem contrai bactéria 'comedora de carne' após caminhada na praia nos EUA

fama ANITTA-CANTORA Há 16 Horas

Após rejeição a música sobre candomblé, Anitta responde seguidores

esporte Luto Há 13 Horas

Boxeador britânico de 29 anos morre no ringue durante primeira luta oficial

brasil CHUVA-RS Há 15 Horas

RS terá geada terça (14) e quarta (15) e a volta da chuva na sexta-feira (17)

fama CAROL-NAKAMURA Há 18 Horas

Carol Nakamura rebate críticas por estar no Rio Grande do Sul

fama LUISA-MELL Há 17 Horas

Luisa Mell quebra duas costelas em resgates no Rio Grande do Sul