UE diz que proposta de May para cidadãos europeus não é suficiente

Reações são uma demonstração da dura barreira que a primeira-ministra britânica deverá enfrentar nos próximos meses durante as negociações do "brexit"

© Reuters / Francois Lenoir

Mundo BREXIT 23/06/17 POR Folhapress

Um dia após a primeira-ministra britânica, Theresa May, oferecer direitos aos cidadãos europeus, líderes do bloco econômico disseram nesta sexta-feira (23) que a proposta não é o bastante.

PUB

Entre eles o presidente da Comissão Europeia, Jean-Claude Juncker, que afirmou ao chegar ao segundo dia da cúpula em que os europeus estão reunidos em Bruxelas: "Este é um primeiro passo, mas não é o suficiente".

A mesma mensagem foi repetida pela chanceler alemã, Angela Merkel. "Não foi um avanço", disse. Ela afirmou em entrevista coletiva que os 27 membros restantes "vão estar bem preparados, e nós não vamos permitir que nos dividam".

Já o premiê belga, Charles Michel, disse que a proposta de May é "um gato na sacola", uma expressão usada para um "presente dúbio". Ele afirmou que a oferta de May foi "particularmente vaga".

As reações são uma demonstração da dura barreira que May deverá enfrentar nos próximos meses durante as negociações do "brexit", a saída britânica da UE. As conversas foram formalmente iniciadas nesta semana.

May tem dito que vai conseguir o melhor acordo possível para o Reino Unido, que deve deixar o bloco econômico até meados de 2019. Mas os europeus vêm demonstrando não estar dispostos a muitas concessões.

O recém-eleito presidente francês, Emmanuel Macron, deve se mostrar especialmente rígido nessas negociações. Sua campanha foi marcada pela intensa defesa da União Europeia e da reaproximação com a Alemanha.

A conservadora May perdeu em 8 de junho a maioria parlamentar, ao eleger só 318 deputados, quando precisaria ter 326. Sua posição tem sido progressivamente enfraquecida e contestada dentro e fora do país. O Partido Trabalhista pede a sua saída.

O prefeito de Londres, Sadiq Khan, tem sido um de seus críticos frequentes. Ele disse que a oferta feita por May à UE é "inaceitável".

A cúpula dos líderes da União Europeia em Bruxelas, inaugurada na véspera, foi encerrada na sexta. Os debates incluíram, além do "brexit", temas como terrorismo, migração e economia.

A chanceler Merkel chegou a dizer que preferia que o "brexit" não dominasse as discussões, que deveriam se centrar no futuro do bloco.

 

+ Cinco pessoas morrem eletrocutadas em piscina de parque aquático

DIREITOS

Tanto o Reino Unido quanto a União Europeia querem que os direitos de seus cidadãos sejam decididos já no início das negociações, antes de adentrarem em temas complexos como os acordos comerciais.

A proposta de May, criticada na sexta, é de que os 3 milhões de europeus vivendo no Reino Unido não sejam obrigados a deixar o país no momento da separação. Quem viveu no Reino Unido por cinco anos poderia ter os mesmos direitos concedidos aos cidadãos britânicos.

A União Europeia exige, no entanto, que o Tribunal de Justiça da União Europeia possa decidir sobre esses direitos. A primeira-ministra May se recusa a ceder nesse ponto.

Outra questão espinhosa para os debates é a data limite para considerar os direitos dos europeus no Reino Unido. May quer que a linha seja traçada em março deste ano, quando ela acionou formalmente o gatilho do "brexit". A União Europeia prefere que seja meados de 2019, a data da saída definitiva.

Há 1,2 milhão de britânicos vivendo na União Europeia, cujos direitos também terão que ser negociados. Com informações da Folhapress. 

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

fama Rio Grande do Sul Há 6 Horas

Grávida, Miss Brasil 2008 está desaparecida há 3 dias após chuvas no RS

brasil enchentes no Rio Grande do Sul Há 7 Horas

Aeroporto de Porto Alegre suspende voos por tempo indeterminado

mundo Tenerife Há 22 Horas

Espanha: filho é preso por esconder corpo da mãe durante 6 meses em casa

mundo Guerra Há 19 Horas

Israel vai invadir Rafah se Hamas não aceitar acordo em até 1 semana, diz jornal

brasil justa causa Há 6 Horas

Bancária é demitida ao postar foto no crossfit durante afastamento médico

fama BELO-CANTOR Há 4 Horas

'Ainda não estou bem, mas tenho que superar', diz Belo sobre fim do casamento com Gracyanne

justica São Paulo Há 6 Horas

Corpo achado em matagal é de adolescente que sumiu ao comprar lanche

fama Relacionamentos Há 22 Horas

Casais que se apaixonaram nos sets de filmagens: Quem segue junto?

lifestyle Signos Há 4 Horas

Três signos que são 'mestres da culinária'

fama Maternidade Há 4 Horas

Graciele Lacerda fala sobre tratamento para engravidar