Doria diz que aumentará equipes para internação de usuários de crack

Usuários aguardam por horas a fio o atendimento de psiquiatras e enfermeiros

© Paulo Whitaker/Reuters

Brasil São Paulo 23/06/17 POR Folhapress

O prefeito de São Paulo, João Doria (PSDB), disse nesta sexta-feira (23) que irá ampliar a quantidade de profissionais para atender usuários de crack que buscam internação em tenda da prefeitura, no centro da cidade.

PUB

O anúncio foi feito um dia depois de reportagem da Folha de S. Paulo mostrar que usuários chegam a esperar até dez horas, sem comida ou água, por atendimento.

"Eu falei com o secretário de saúde hoje de manhã e recomendei que mais pessoas sejam colocadas lá para atender esse aumento de demanda", afirmou Doria, durante a 85ª Conferência Anual de Prefeitos dos Estados Unidos em Miami Beach, na Flórida.

A poucos metros da cracolândia, os usuários aguardam por horas a fio o atendimento de psiquiatras e enfermeiros, que os atendem depois de uma primeira triagem. Em seguida, enquanto os usuários esperam, funcionários buscam por vagas em hospitais psiquiátricos -processo de até uma hora.

"A demanda pelos serviços cresceu muito, e o processo está levando um pouco mais de tempo", disse o tucano. Para ele, no entanto, os relatos de atrasos em excesso no atendimento são "um exagero", e prefeitura e Estado têm a estrutura necessária para atender os usuários de drogas que desejarem tratamento.

"Parte [dos relatos de atraso] é procedente, e parte é exagero. Onde existe um caso, ele vira sete; quando são dois, vira 20. Nós temos a obrigação de atender essas pessoas e vamos fazer da melhor maneira possível", disse Doria.

Como mostrou a reportagem, o maior gargalo está no transporte de dependentes às clínicas. Mesmo quando são designados para as mesmas unidades, usuários são levados um por um, e não juntos, em ambulâncias do Samu, que atendem casos de emergência no resto da cidade e demoram a chegar.

 

+ Presidente em exercício sanciona lei que libera inibidores de apetite

Segundo Doria, 437 usuários de crack já haviam sido internados voluntariamente até esta quinta (22). "Nós estamos seguindo a linha da abordagem individual, não vamos fazer abordagem coletiva e nem vamos obrigar as pessoas a se internarem''.Sobre o retorno dos usuários para perto da antiga cracolândia, na esquina da rua Helvétia e da alameda Cleveland, Doria disse que o PCC (Primeiro Comando da Capital) teria obrigado a mudança, acreditando que a fiscalização seria menos severa no antigo ponto de venda.

O prefeito afirmou que as estruturas físicas da cracolândia estão cada vez mais enfraquecidas, e que a prefeitura e o Estado vão continuar a atuar para reprimir o tráfico e oferecer tratamento aos usuários. Com informações da Folhapress. 

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

tech ESA Há 23 Horas

Sonda da Agência Europeia detecta 'aranhas' em Marte

fama DEBORAH-EVELYN Há 22 Horas

Famosos cometem gafe ao elogiar Deborah Evelyn em foto com marido

brasil Paraíba Há 21 Horas

Menina de 6 anos tem pinos colocados em perna errada

lifestyle Signos Há 23 Horas

Estes são os três signos que adoram ser independentes!

fama Iraque Há 18 Horas

Influencer iraquiana é morta a tiros em Bagdá

tech Ataque Há 23 Horas

Hackers vazam imagens de pacientes de cirurgia nus e prontuários de clínica de saúde sexual

mundo Chile Há 23 Horas

Acidente com ônibus de turismo no Chile deixa duas brasileiras mortas e 33 feridos

fama Casais famosos Há 18 Horas

Romances estranhos dos famosos (e que ninguém parece lembrar!)

fama LUTO Há 23 Horas

Famosos lamentam morte de Anderson Leonardo, cantor do Molejo

economia turismo interno Há 23 Horas

Lula defende ampliação de voos regionais pelo Brasil e pede renovação de frota de aviões