'Recall' para presidente e reforma trabalhista foram destaque no Senado

A reforma trabalhista (PLC 38/2017) está sofrendo percalços na tramitação no Senado

© Marcos Oliveira/Agência Senado

Política SEMANA 24/06/17 POR Notícias Ao Minuto

A Agência Senado reuniu quais foram os principais temas debatidos no Senado Federal nesta semana. Confira:

PUB

Reforma trabalhista

A reforma trabalhista (PLC 38/2017) está sofrendo percalços na tramitação no Senado. Numa reviravolta na votação pela Comissão de Assuntos Sociais (CAS), o texto foi rejeitado por 10 votos contrários e 9 favoráveis. A comissão aprovou o voto em separado do senador Paulo Paim (PT-RS), pela rejeição integral do texto. Com críticas ao projeto, Paim afirmou que o texto é uma “traição ao povo brasileiro”, pois o governo tenta “vender o céu” com uma proposta que não vai gerar emprego nem aumentar as contratações formais e só vai beneficiar o grande empregador. O relator na CAS, Ricardo Ferraço (PSDB-ES), e o líder do governo no Senado, Romero Jucá (PMDB-RR) foram as únicas vozes em defesa do texto. Agora o  PLC 38/2017 deve ser votado no próximo dia 28 na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ). Na CCJ, o relator, Romero Jucá, já defendeu o projeto, afirmando que não fere a Constituição e  que deve ser aprovado nos moldes em que veio da Câmara. Mas já existe um voto em separado contra a reforma. O senador Eduardo Braga (PMDB-AM) apresentou o primeiro voto em separado (relatório alternativo) contra o texto. Para que votos em separado sejam analisados, os senadores precisariam rejeitar o voto de Jucá.

'Recall' para presidente

A CCJ aprovou a criação do recall de presidente da República por pedido popular sem necessidade de ilícito comprovado (PEC 21/2015). Se aprovado pelo Congresso, será realizado um referendo. O pedido de revogação de mandato só poderá ocorrer no segundo e no terceiro ano de governo, desde que haja assinaturas de pelo menos 10% dos votantes em no mínimo 14 estados e não menos de 5% em cada um deles. O texto de Antonio Carlos Valadares (PSB-SE) permitia recall para governadores, prefeitos, senadores, deputados e vereadores. O relator, Antonio Anastasia (PSDB-MG), restringiu a presidente, mas estados poderão criar leis próprias. O texto segue para discussão e votação no Plenário, em dois turnos.

Maiores de 80 anos

O Senado aprovou esta semana o Projeto de Lei da Câmara (PLC) 47/2015, que concede prioridade especial às pessoas com mais de 80 anos. A proposição determina expressamente que, entre os idosos, os maiores de 80 anos terão prioridade em atendimentos de saúde, exceto em emergências, e em processos judiciais. A proposta, votada de maneira simbólica, segue para sanção.

Dívidas dos estados e municípios

O Senado aprovou dois projetos de resolução para facilitar operações de crédito de estados, Distrito Federal e municípios. O PRS 22/2017 reduz as exigências para que entes federados renegociem dívidas ou contratem operações de crédito com garantia da União. Já o PRS 21/2017 regulamenta novo limite para a concessão de garantias da União a essas operações. Ambos os textos já foram promulgados e estão em vigor.

Acordos internacionais

O Senado ratificou três acordos internacionais esta semana. O PDS 18/2017 cria um escritório da Organização Mundial de Propriedade Intelectual no Brasil. Já o PDS 12/2017 e o PDS 14/2017 confirmam acordos sobre trabalho remunerado por parte de dependentes do pessoal diplomático, consular, militar, administrativo e técnico com dois países: República da Mauritânia e República de Gana. Os três PDS já foram promulgados.

Indicações

O Plenário aprovou a indicação de Maria Edileuza Fontenele Reis para o cargo de delegada permanente do Brasil junto à Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco); de Alexandre Barreto de Souza para presidente do Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade); de Maurício Oscar Bandeira Maia para o Tribunal Administrativo de Defesa Econômica do Cade, e de Rodrigo Octávio Orair para diretor da Instituição Fiscal Independente (IFI).

Trecho de BR

O Plenário aprovou ainda o PLC 208/2015, que denomina Rodovia Abadio Pereira Cardoso o trecho da BR-060 entre Goiânia e o entroncamento com a BR-452 e a GO-174, em Goiás.

Rio São Francisco

As obras do Eixo Norte da transposição do Rio São Francisco serão retomadas. É o que determina ordem de serviço assinada esta semana pelo presidente do Senado, Eunício Oliveira, o presidente da República em exercício, deputado Rodrigo Maia, e o ministro da Integração Nacional, Hélder Barbalho. A presidente do Supremo Tribunal Federal, ministra Cármem Lúcia, cassou a decisão do Tribunal Regional Federal da 1ª Região (TRF-1) que, em abril, paralisou as obras do Eixo Norte.

Agentes sanitários

A capacitação de agentes de educação sanitária para o setor agropecuário pode passar a fazer parte da lista de cursos do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec). A medida consta do PLS 40/2016, aprovado pela CCJ. O texto ainda será analisado pelas Comissões de Assuntos Sociais (CAS), e a de Educação, Cultura e Esporte (CE), nesta em decisão terminativa.

Fundo anti-corrupção

A CAE aprovou esta semana o PLS 765/2017, que cria um fundo federal para financiar ações da Política Nacional de Combate à Corrupção, também prevista no texto. O Fundo Nacional de Combate à Corrupção será abastecido com parte do dinheiro das multas aplicadas às empresas que causarem danos à administração pública. O texto segue para a CCJ.

Desenvolvimento sustentável

A Caatinga pode passar a contar com uma política de desenvolvimento sustentável definida em lei nacional.  É o que estabelece o PLS 222/2016, também aprovado na CAE. O texto segue para a Comissão de Meio Ambiente (CMA), onde a decisão será terminativa.

Energia sustentável

Operação de crédito externo aprovada pela CAE vai destinar US$ 750 milhões a Programa de Financiamento para Energia Sustentável. O programa é federal  e foi encaminhado pela Mensagem 30/2017, do presidente da República. A operação se dará entre Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID).

Marcas de alto renome

O PLC 86/2015, que permite ao detentor de uma marca industrial solicitar ao Instituto Nacional da Propriedade Industrial (Inpi) o reconhecimento, a qualquer tempo, do “alto renome” da marca registrada,  foi aprovado pela Comissão de Ciência, Tecnologia, Inovação, Comunicação e Informática (CCT). De acordo com o texto aprovado, o reconhecimento terá prazo de validade de dez anos. A matéria vai a Plenário.

Código aduaneiro do Mercosul

A Representação Brasileira no Parlamento do Mercosul (Parlasul) aprovou o texto do Código Aduaneiro do Mercosul, assinado em 2010. De acordo com a Mensagem Presidencial 199/2016, que encaminhou o texto ao Congresso, o novo código ampliará os acordos em matéria aduaneira na região e terá “consequências positivas” para a circulação de bens entre os Estados Partes do Mercosul.

Recursos para educação

A comissão mista que analisa a MP 773/2017 aprovou relatório do deputado Gabriel Guimarães (PT-MG) favorável à matéria. A MP autoriza estados, Distrito Federal e municípios que não cumpriram o limite constitucional de gastos com educação no ano passado a compensarem a diferença até o final deste ano, desde que os recursos compensatórios venham da Lei de Repatriação de Ativos (Lei 13.254/2016). A MP segue para votação nos Plenários da Câmara e do Senado.

Legado Olímpico

A comissão mista da MP 771/2017 aprovou o relatório do deputado Altineu Côrtes (PMDB-RJ). A MP criou uma autarquia federal de caráter temporário, vinculada ao Ministério do Esporte, para administrar o legado patrimonial e financeiro deixado pelas Olimpíadas e Paralimpíadas de 2016. A Autoridade de Governança do Legado Olímpico (Aglo) substituiu, desde a edição da medida provisória, a Autoridade Pública Olímpica (APO), autarquia formada em 2011 pelo governo federal, governo fluminense e prefeitura carioca para coordenar a participação do Brasil na preparação e realização dos dois eventos esportivos.

Agência Nacional de Águas

A Comissão de Meio Ambiente (CMA) aprovou a indicação do engenheiro Ricardo Medeiros de Andrade para a direção da Agência Nacional de Águas (ANA). A MSF 35/2017 segue para o Plenário.

Alerta em rótulos

A Comissão de Direitos Humanos e Legislação Participativa (CDH) aprovou a transformação em projeto de lei de uma sugestão apresentada pelos participantes do projeto Jovem Senador de 2016. O projeto obriga os fabricantes de cosméticos e alimentos que tenham elemento comprovadamente cancerígeno em suas fórmulas a incluírem um alerta nas embalagens e rótulos. As propostas de projeto de lei apresentadas pelos estudantes que participam do projeto Jovem Senador - assim com as da sociedade - são encaminhadas à CDH como sugestões legislativas (SUG). Caso aprovadas pelo colegiado, tramitam normalmente pelo Congresso Nacional como projeto de lei ordinária.

Esclerose Lateral Amiotrófica

Na quarta (21) e quinta-feira (22), a cúpula do Senado Federal foi iluminada à noite com a cor azul em homenagem ao Dia Nacional da Luta contra a Esclerose Lateral Amiotrófica (ELA), celebrado em 21 de junho. A iluminação especial foi solicitada pelo senador Romário (PSB-RJ). Na justificativa do pedido, o parlamentar ressaltou a importância da iniciativa para que a sociedade se conscientize e "abrace a causa pelos portadores da síndrome". A Esclerose Lateral Amiotrófica é uma doença progressiva neuromuscular caracterizada pelo comprometimento dos neurônios motores. A perda desses neurônios afeta a mobilidade de pernas e braços, deixando a pessoa tetraplégica. Os músculos responsáveis pela respiração, fala e deglutição também são afetados, o que acarreta dificuldade para comer e até mesmo respirar. No entanto, não são afetados o raciocínio intelectual, visão, audição, paladar e olfato.

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

fama Equador Há 16 Horas

Imagens fortes! Vídeo mostra assassinato de Miss Landy Párraga

mundo Kristi Noem Há 15 Horas

Governadora cotada para ser vice de Trump matou a tiros o próprio cão

justica Raul Pelegrin Há 16 Horas

Homem que cortou corda de trabalhador foi espancado antes de morrer

mundo Aviões Há 9 Horas

Piloto alcoolizado leva Japan Airlines a cancelar voo nos EUA

brasil São Paulo Há 8 Horas

Adolescente tem membros amputados após descarga elétrica de 8 mil volts

brasil Brasil Há 14 Horas

Ponte é arrastada pela correnteza enquanto prefeita grava vídeo; veja

fama Demi Moore Há 14 Horas

Filhas de Demi Moore e Bruce Willis combinam biquínis nas férias; veja

esporte Liga dos Campeões Há 14 Horas

Brilho de Vini Jr: Dois gols e uma reverência contra o Bayern de Munique

esporte Ayrton Senna Há 14 Horas

Trinta anos sem Ayrton Senna; relembre momentos marcantes

mundo RÚSSIA-UCRÂNIA Há 14 Horas

'Castelo do Harry Potter' é destruído após ataque russo no porto de Odessa