Papa pede que Europa acolha imigrantes

A imigração é um dos temas centrais do pontificado do argentino Jorge Mario Bergoglio

© Reuters

Mundo Vaticano 04/07/17 POR Notícias Ao Minuto

O papa Francisco fez mais um apelo para que a Europa acolha imigrantes. Em uma carta enviada à agência ANSA por ocasião do lançamento do portal de dados "infomigrants.net", que reúne informações e estatísticas sobre migrações no continente, o líder da Igreja Católica exigiu mais "integração" e disse que está ao lado de todos que ajudam quem foge de guerras, terrorismo, crises humanitárias e fome.

PUB

"Estou ao lado, com afeto e encorajamento, de todas as instituições, associações ou indivíduos que se abrem, sabiamente, para o complexo fenômeno migratório com adequadas intervenções de apoio, testemunhando os valores humanos e cristãos, que são a base da civilização europeia", disse Francisco na carta ao diretor da ANSA, Luigi Contu.

+Aeroporto de Londres é evacuado

A imigração é um dos temas centrais do pontificado do argentino Jorge Mario Bergoglio. Logo após assumir a Igreja Católica, em 2013, realizou sua primeira viagem oficial à ilha de Lampedusa, no sul da Itália, considerada a porta de entrada de milhares de refugiados, diariamente, para a Europa.

"A presença de tantos irmãos e irmãs que vivem a tragédia da imigração é uma oportunidade de crescimento humano, de encontro e de diálogo entre as culturas, em vista da promoção da paz e da fraternidade entre os povos", afirmou Francisco. O Papa também contou que recebeu "com prazer" a notícia do lançamento do site, o qual considera "uma importante iniciativa", principalmente em um momento em que a Europa discute novas políticas e medidas de acolhimento de imigrantes.

"Espero que, de um lado, tenha um favorecimento à integração dessas pessoas com um estrito respeito às leis dos países que as acolhem, mas, de outro, essa integração gere uma renovação da autêntica cultura de acolhimento e de solidariedade", confessou Francisco. Hoje, o Parlamento Europeu fez uma reunião prévia para discutir um plano de ajuda à Itália no gerenciamento da crise imigratória.

O país, localizado no Mar Mediterrâneo, recebe milhares de embarcações de refugiados do norte da África e do Oriente Médio, mas está chegando ao seu limite de acolhimento e pede que os outros membros da União Europeia assumam sua responsabilidade na crise.

O portal de dados "infomigrants.net" foi colocado no ar em março, em uma parceria entre a ANSA e os grupos de mídia France Media Monde e Deutsche Welle, apoiados pela Comissão Europeia. O site reúne dados sobre imigração e deslocamentos pela Europa e possui conteúdos em inglês, árabe e francês. (ANSA)

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

fama Jojo Todynho Há 12 Horas

Jojo Todynho veste roupa que usava antes de perder 50kg. "Saco de batata"

brasil Herança Há 14 Horas

Viúvo de Walewska cobra aluguel para que sogros morem em imóvel da filha

brasil Rio Grande do Sul Há 14 Horas

Governador do RS alerta para "maior desastre da história" do estado

mundo EUA Há 11 Horas

Criança morre após ser forçada a correr em esteira pelo pai

fama Brian McCardie Há 13 Horas

Morre Brian McCardie, ator da série Outlander, aos 59 anos

brasil MORTE-SC Há 13 Horas

Adolescente de 14 anos morre após ser picado por cobra venenosa em SC

mundo Londres Há 13 Horas

Responsável por ataque com espada em Londres tem cidadania brasileira

fama Isabel Veloso Há 14 Horas

Marido de influencer com câncer terminal: 'Finjo que não vai acontecer'

fama Bastidores da TV Há 5 Horas

Bianca Rinaldi relata agressões de Marlene Mattos: "Humilhação"

economia INSS Há 12 Horas

INSS começa a pagar 13º antecipado; veja quem tem direito