Oito alimentos que se deve comer todos os dias

São classificados como superalimentos por serem detentores de um vasto leque de nutrientes

© DR

Lifestyle Dicas 05/07/17 POR Notícias Ao Minuto

A alimentação saudável deve ser equilibrada, colorida e variada. Quanto mais diversificada for a alimentação, maior é o leque de nutrientes obtidos diariamente. Porém, se você pensa que não é permitido fazer algumas repetições, se engana.

PUB

+ ‘Super TPM’ existe e tem consequências graves; saiba mais

Embora se deva apostar na diversidade, existem alimentos que podem (e devem) ser consumidos diariamente, pois não só possuem poucas calorias, como são verdadeiras 'bombas' nutricionais para o organismo, reforçando-o e acelerando o metabolismo, o que faz com que a acumulação de gordura seja menor assim como os problemas associados com o peso.

No leque de alimentos que podem ser repetidos encontram-se alguns que têm o rótulo de superalimentos, como é o caso do espinafre, um vegetal pobre em calorias, mas extremamente importante para o organismo. Isso porque ele possui ácidos gordos ômega 3 e ainda folatos, que se assumem como 'amigos' da saúde cardiovascular.

Também o iogurte - quando isento de açúcares e com um baixo teor de matéria gorda - é para ser repetido todos os dias, especialmente se tiver bons níveis de fermentação e uma boa quantidade de proteína, dois fatores que promovem uma boa saúde intestinal e uma maior sensação de saciedade. E por falar em proteína, há uma que é de origem vegetal e que pode ser incluída todos os dias na alimentação: o feijão preto. Quando consumido de forma moderada ou juntamente com um cereal (para se obter uma proteína completa), esta leguminosa traz benefícios diretos à mente, melhorando o funcionamento do cérebro.

De acordo com o site Eat This, Not That!, a alimentação diária deve ainda incluir tomates (muito por conta do antioxidante licopeno que possuem) e cenouras, ricas em carotenoides, componentes associados a um menor risco de câncer e a menores marcadores inflamatórios no organismo.

Com poucas calorias, mas muitas vitaminas e minerais, os mirtilos fazem parte do grupo de frutas que mais se pode comer sem ficar com peso na consciência. Elas não só trazem benefícios para o organismo, como atuam como escudos protetores contra o envelhecimento precoce interno e externo. Já quando o objetivo é cuidar da saúde digestiva, nada como apostar na aveia, um dos cereais com melhor teor nutricional e com maior quantidade fibra, fundamental para a saúde.

Com um poder antioxidante e anti-inflamatório, as frutas secas são um outro exemplo de alimento a repetir. 

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

Lifestyle câncer de ovário 24/04/24

Um sintoma precoce e doloroso de câncer do ovário que jamais deve ignorar

Lifestyle Saúde 25/04/24

Estudo revela as profissões que aumentam o risco de declínio cognitivo

Lifestyle Roupas 24/04/24

Coisas que sempre deve fazer antes de colocar as roupas na máquina

Lifestyle Detox 24/04/24

Queime as gordurinhas com este suco de pepino, salsa e limão

Lifestyle Saúde 24/04/24

Câncer colorretal é preocupante e atinge cada vez mais jovens

Lifestyle SAÚDE DO CORAÇÃO 25/04/24

Seis sinais que mostram que pode sofrer de infecção rara no coração

Lifestyle Beleza 24/04/24

As maiores tendências atuais de beleza

Lifestyle Saúde 24/04/24

Meningite: neurologista responde às principais dúvidas sobre o tema

Lifestyle Signos 24/04/24

Estes são os três signos que adoram ser independentes!

Lifestyle Signos 24/04/24

Está na lista dos cinco signos mais bondosos do zodíaco?