Fies terá crédito de R$ 250 milhões para trabalhador

Programa vai abrir 20 mil vagas para atender trabalhador com carteira assinada e cadastro de beneficiário do abono salarial

© Agência Brasil / Antônio Cruz

Brasil Financiamento 06/07/17 POR Notícias Ao Minuto

O Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) vai abrir 20 mil vagas para atender exclusivamente trabalhadores brasileiros com carteira assinada e dependentes desse público. "É uma política de valorização do trabalhador brasileiro e sua família. Basta ter carteira assinada e cadastro de beneficiário do abono salarial para ter acesso facilitado ao financiamento a partir de 2018", afirma o ministro do Trabalho, Ronaldo Nogueira.

PUB

A fonte de financiamento será o Fundo de Amparo ao Trabalhador (FAT). "Buscamos, cada vez mais, fazer do FAT um fundo indutor de oportunidades ao trabalhador e não apenas o provedor. As regras serão divulgadas oportunamente", enfatiza o presidente do Conselho Deliberativo do FAT (Codefat), Virgílio Nelson da Silva Carvalho.

O ministro Ronaldo Nogueira participou, nesta quarta-feira (6), do lançamento o Novo Fies. No evento, o ministro da Educação, José Mendonça Bezerra Filho, anunciou ainda a abertura de 75 mil novas vagas no sistema de educação superior privada para o segundo semestre deste ano.

+ Novo Fies começa em 2018 com 100 mil vagas a juro zero

Já em 2018, serão oferecidas 300 mil vagas, divididas em três modalidades. A primeira prevê 100 mil contratos para pessoa com renda familiar de até três salários mínimos a juro zero. Pelas novas regras, o aluno vai pagar prestações de, no máximo, 10% da renda mensal.

A segunda opção é voltada para as regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste e atenderá ao grupo de estudante cuja renda familiar é de até cinco salários mínimos por pessoa. Serão 150 mil vagas a custo de 3% de juros, mais correção monetária. Será utilizado para financiar a linha dos fundos de desenvolvimento.

Já a terceira modalidade, também para famílias com renda de até cinco salários mínimos, ainda sem taxas de juros definidas, usará como fonte de financiamento o BNDES e fundos regionais, com risco de crédito compartilhado com os bancos. A previsão é de 60 mil vagas.

Outra novidade é que as taxas bancárias serão de responsabilidade das instituições de ensino contratantes. Com essa mudança, o governo calcula economizar aproximadamente R$ 300 mil por ano. Com informações do Portal Brasil.

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

fama A Grande Conquista 2 Há 21 Horas

Ex-Polegar pega faca durante discussão e é expulso de reality

politica Arthur Lira Há 22 Horas

Felipe Neto é autuado por injúria em inquérito aberto a pedido de Arthur Lira

mundo Posição de Lótus Há 23 Horas

O misterioso caso da múmia escondida em estátua de Buda

fama GISELE-BÜNDCHEN Há 23 Horas

Gisele Bündchen recebe apoio de prefeito após chorar durante abordagem policial nos EUA

brasil Santa Catarina Há 23 Horas

Homem morre após ser atacado por quatro pitbulls em quintal de casa em SC

fama SAMARA-FELIPPO Há 19 Horas

Filha de Samara Felippo é alvo de racismo em escola, diz site

fama Iraque Há 21 Horas

Influencer iraquiana é morta a tiros em Bagdá

brasil MORTE-SP Há 18 Horas

Morte de jovem após deixar sauna gay causa pânico; relembre histórico

economia REINHART-KOSELLECK Há 22 Horas

Quem é o historiador lido por Haddad após bronca de Lula

fama Marla Adams Há 22 Horas

Atriz Marla Adams morre aos 85 anos