Com crise política, Temer deixa cúpula do G20 antes do fim

A breve viagem de Temer coincidiu com graves movimentos políticos

© Beto Barata/PR

Política NA ALEMANHA 08/07/17 POR Folhapress

O presidente Michel Temer embarcou neste sábado (8) ao Brasil depois de pouco mais de 30 horas de passagem por Hamburgo, na Alemanha, onde o peemedebista participou da cúpula do G20.

PUB

Ele disse à imprensa estar "tranquilíssimo" sobre o retorno, enquanto se acumulam as crises políticas ameaçando seu mandato -razões para a curta participação na importante reunião das principais economias do mundo.

O avião com o presidente decolou às 12h25 locais (7h25 em Brasília). Temer perdeu, com isso, a última sessão com os demais líderes, incluindo o americano Donald Trump e o francês Emmanuel Macron. Ele também não acompanhou a emissão do comunicado conjunto, que é o tradicional documento do fim da cúpula.

Seu "tranquilíssimo" foi a única declaração oficial no sábado, seguida de um sinal de "tudo joia" com ambas as mãos. No dia anterior, Temer dissera não existe crise econômica no Brasil.

A breve viagem de Temer coincidiu com a perda de apoio entre aliados. Conforme revelou a coluna "Painel" desta sexta (7), o senador Cássio Cunha Lima (PSDB-PB) declarou que, se depender da tramitação da denúncia contra o peemedebista, "dentro de 15 dias o país terá um novo presidente".

Temer disse na sexta (7), em Hamburgo, que foi "força de expressão". "Vamos esperar 15 dias, não é verdade?. Vamos esperar. Às vezes as pessoas se entusiasmam."

A viagem de Temer ao G20 havia sido inicialmente cancelada, mas o governo reavaliou a decisão na segunda (3).

As idas e vindas contribuíram para uma agenda esvaziada, sem nenhuma reunião bilateral, e para uma gafe: o programa entregue à imprensa apontava o ministro da Fazenda, Henrique Meirelles, como chefe da delegação, no lugar de Temer.

ELOGIOS

Em rede social, Temer afirmou que Donald Trump elogiou a economia do Brasil durante encontro no G20.

No Twitter, Temer disse que sugeriu ao presidente dos EUA aproximar empresários brasileiros e americanos para gerar negócios. Segundo ele, Trump teria gostado da ideia e "reforçou que o Brasil está indo muito bem".

Em 2009, o então presidente Lula recebeu elogios do ex-presidente norte-americano Barack Obama durante reunião do G20 em Londres."Eu adoro essa cara", disse Obama para Lula à época.

GESTÃO MAIA

Com a possibilidade de que Temer não tenha o apoio suficiente para continuar no cargo, partidos da base começaram a discutir a gestão de transição do presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM).

O consenso seria a manutenção desta equipe econômica, incluindo Meirelles. O ministro, só deve retornar da cúpula do G20 a Brasília neste domingo (9).

Na Alemanha, na sexta, Temer disse que confia no aliado Maia. "Acredito plenamente. Ele só me dá provas de lealdade.", afirmou Temer.

O presidente também disse que sua preocupação em relação a uma delação de Eduardo Cunha é "zero". Com informações da Folhapress.

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

fama Chicleteiros Há 23 Horas

Morre Missinho, primeiro vocalista da banda Chiclete com Banana

fama Emergência Médica Há 23 Horas

Tony Ramos passa por cirurgia de emergência após hemorragia intracerebral

justica Caraguatatuba Há 23 Horas

Adolescente de 16 anos desaparecida é achada morta; suspeito foi preso

fama Tony McFarr Há 21 Horas

Dublê de Chris Pratt em 'Guardiões da Galáxia' morre aos 47 anos

mundo Viral Há 14 Horas

Jovem é surpreendida em praia ao ver casa flutuando no mar

justica São Paulo Há 23 Horas

Homem é inocentado após passar 12 anos preso injustamente por estupro

economia Saque-Calamidade Há 22 Horas

Saque-Calamidade está disponível a trabalhadores de 59 cidades gaúchas

mundo EUA Há 21 Horas

Motorista perde controle de caminhão e fica pendurada em ponte; veja

fama JULIETTE-FREIRE Há 20 Horas

Juliette Freire expõe 'culpa grave' por fazer sexo com homens com quem não tinha intimidade

justica Pridão Há 16 Horas

Casal de influencers é preso por suspeita de movimentar R$ 20 milhões ilegalmente em jogo