Governo promove campanha contra a homofobia no Brasil

Ministério dos Direitos Humanos lançou ação para garantir acesso a políticas públicas à comunidade LGBT

© iStock

Brasil LGBT 10/07/17 POR Notícias Ao Minuto

 

PUB

Para combater o preconceito contra a comunidade de Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis e Transexuais (LGBT) no País, o Ministério dos Direitos Humanos lançou a campanha "Respeite as diferenças". A ministra da pasta, Luislinda Valois, afirmou que a ação pretende assegurar direitos aos LGBTs.

A ideia é deixar o preconceito de lado por meio da informação. A ação da pasta esclarece que orientação sexual está relacionada à afetividade; ou seja, refere-se a com quem cada um prefere se relacionar. Nesse sentido, as peças da campanha reforçam que essa característica não interfere nas capacidades e habilidades dessas pessoas.

"Eu ainda quero muito mais para eles. Eles precisam usar o nome social que lhes agrada. Nós não temos nada a ver com a sexualidade das pessoas. Nós não pagamos as contas delas. Já que temos essas políticas públicas para todos os cidadãos brasileiros, por que não levamos a eles também?", ponderou a ministra, em entrevista ao Portal Brasil.

Pelas peças, a campanha esclarece, por exemplo, o que é identidade de gênero – a forma como a pessoa se reconhece dentro dos feminino e masculino. Também explica o que é orientação sexual e mostra a definição de LGBTfobia, o preconceito em virtude pela forma que a pessoa se vê e com quem ela se relaciona.

"Eu entendo há muito que temos que acolher este povo. Para mim, tudo que existe no mundo, inclusive as pessoas, tem que ter o nosso respeito", destacou a ministra. Ela defendeu que a diversidade sexual deve ser naturalizada.

+ Homofobia diminuiu no Brasil, revela pesquisa

Crimes

Isso porque a identificação enquanto LGBT, segundo o ministério, ainda é uma realidade de risco de violação de direitos no País. De acordo com dados da SDH, no ano passado 1.876 crimes foram motivados por homofobia.

As denúncias de ocorrências de violência contra a comunidade LGBT são recebidas pelo Disque Direitos Humanos, o Disque 100. Depois de recebida a denúncia anônima, uma equipe recebe e analisa a situação, interpreta a legislação federal para cada caso e encaminha para os serviços de atendimento nas redes estaduais, municipais e federais. Com informações do Portal Brasil.

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

fama Vídeo Há 13 Horas

Influenciadora digital agride mulher na rua em MG; veja vídeo

mundo Coreia do Norte Há 15 Horas

Coreia do Norte confirma míssil e promete reforçar "força nuclear"

fama Sean Diddy Combs Há 14 Horas

Imagens de videovigilância mostram rapper agredindo a ex-namorada

brasil CHUVA-RS Há 10 Horas

Submersa há 15 dias, cidade mais afetada do RS reabre casas a conta gotas

justica São Paulo Há 14 Horas

Professora e os dois filhos são mortos em SP; PM é suspeito

brasil Vídeo Há 13 Horas

Menino de 6 anos é salvo de apartamento em chamas no Rio Grande do Sul; veja vídeo

lifestyle Signos Há 15 Horas

Os cinco signos mais estranhos do zodíaco. Conhece alguém da lista?

mundo EUA Há 15 Horas

Motorista de 23 anos morre após ser atingida na cabeça por pedra nos EUA

brasil sul do brasil Há 14 Horas

Nova frente fria avança no Sul, e Inmet coloca parte do RS, Santa Catarina e Paraná em alerta

justica Pridão Há 13 Horas

Casal de influencers é preso por suspeita de movimentar R$ 20 milhões ilegalmente em jogo