Após 6 horas, Senado retoma sessão para votar reforma trabalhista

Sessão desta terça-feira foi interrompida pelo presidente da Casa, Eunício Oliveira

© Marcos Oliveira/Agência Senado

Política congresso 11/07/17 POR Notícias Ao Minuto

Depois de mais de seis horas de impasse, a votação da reforma trabalhista foi retomada no Senado. A sessão, que começou às 11h desta terça-feira (11), foi suspensa após uma hora pelo presidente da Casa, Eunício Oliveira (PMDB-CE), depois que um grupo de senadoras contrárias à proposta se recusou a deixar a Mesa do Plenário. Eunício ordenou que a luz e que o ar-condicionado do local fossem desligados.

PUB

De acordo com apuração da revista Veja, a senadora Gleisi, uma das que participaram do protesto, consultou as centrais sindicais, que se manifestaram a favor de continuar a manifestação: “Isso aqui não vai passar, eles estão com raiva”. 

Pouco depois das 18h30, Eunício reabriu a sessão. As senadoras, no entanto, continuam sentadas à Mesa. 

O grupo apresentou três condições para deixar a mesa e liberar o plenário para a votação: a abertura das galerias para que lideranças sindicais acompanhem a sessão; a autorização para que todos os senadores – e não apenas os líderes – possam falar durante a votação; e a aprovação de um destaque para impedir que mulheres trabalhem em locais insalubres. O senador Paulo Paim (PT-RS) tenta costurar o acordo com o governo.

+ Bancada do PMDB vai votar a favor de Temer em denúncia de corrupção

"O que está pegando é a questão dos destaques. O Senado não pode só homologar aquilo que vem da Câmara. Até o momento, para essa questão do destaque, não houve acordo", disse Paim.

A oposição tem direito regimental de apresentar destaques para a votação em separado. Mas o que as senadoras querem é o compromisso de que a emenda será aprovada no mérito. Na prática, isso significaria empurrar a reforma trabalhista de volta para a Câmara.

"Vamos resistir até o Senado fazer um debate democrático e deixar os senadores fazerem alteração na proposta. Nós não aceitamos essa imposição do Executivo. Vai voltar para a Câmara? Vai. É assim a vida da democracia. Você não pode acabar com uma lei de 40 anos em cinco meses. A única coisa que temos para fazer agora é essa resistência", disse a senadora Gleisi Hoffmann (PT-PR).

O senador Cássio Cunha Lima (PSDB-PB), que é primeiro vice-presidente do Senado, foi duro ao comentar a atitude das senadoras. Ele classificou a ocupação da Mesa como “cena deplorável, atitude cínica, avacalhação, espetáculo triste”. Cássio disse que os tucanos não apoiam a aprovação da emenda sugerida pela oposição.

"Seria até razoável que o Senado pudesse reexaminar alguns pontos e devolver a matéria para a Câmara. Mas diante dessa postura de radicalização, de afronta à instituição, de achincalhe ao país, é muito ruim você fazer qualquer tipo de negociação nesse ambiente", afirmou Cássio.

O líder do Governo, senador Romero Jucá (PMDB-RR), ainda não se manifestou sobre a proposta de acordo. A sessão do plenário continua suspensa. Com informações da Agência Senado.

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

fama Luto Há 22 Horas

Morre Anderson Leonardo, vocalista do Molejo, vítima de câncer

esporte Brasil agora mesmo

Estátua de Daniel Alves em Juazeiro vai ser retirada; entenda

mundo Antártida agora mesmo

Vulcão ativo na Antártida expele pequenos cristais de ouro

tech ESA Há 5 Horas

Sonda da Agência Europeia detecta 'aranhas' em Marte

fama Luto Há 7 Horas

Morre aos 95 anos o ator e comediante José Santa Cruz

mundo Titanic Há 8 Horas

Relógio de ouro do homem mais rico no Titanic vai ser leiloado

fama Redes Sociais agora mesmo

Livian Aragão, filha de Didi, sugere plágio e leva invertida na web

tech Ataque Há 5 Horas

Hackers vazam imagens de pacientes de cirurgia nus e prontuários de clínica de saúde sexual

fama Casais famosos Há 17 Horas

Romances estranhos dos famosos (e que ninguém parece lembrar!)

mundo Argentina Há 7 Horas

Bebê morre após ser abandonado pela mãe em stand de carros na Argentina