Presença afro-brasileira na produção artística é discutida em SP

Dança, literatura, audiovisual, artes visuais e cênicas foram algumas expressões já trabalhadas

© Reprodução

Cultura arte 13/07/17 POR Notícias Ao Minuto

A presença afro-brasileira na produção artística nacional é o tema do novo ciclo da série Diálogos Ausentes, do Itaú Cultural, que começa hoje (13) na capital paulista. Desde abril do ano passado, a instituição promove atividades mensais com artistas e especialistas, utilizando uma linguagem artística diferente a cada três meses.

PUB

Dança, literatura, audiovisual, artes visuais e cênicas foram algumas expressões já trabalhadas. Agora é a vez da música, que contará com a participação do músico e pesquisador Tiganá Santana e show da Filarmônica Afro Brasileira (Filafro), sob direção artística e musical do maestro Josoé Polia.

A série teve como pontapé as críticas recebidas pela instituição ao anunciar um espetáculo em que os atores fariam um 'black face' (técnica usada por um ator branco para se caracterizar e estereotipar um personagem negro). “Houve uma série de críticas por conta disto, daí abrimos espaço para representantes do movimento negro dialogarem com grupos de teatro. A partir daí, foi criado um grupo de trabalho que discute essas questões raciais, tanto para formação interna, como para formação de público”, explicou Vinicius Rodrigues, educador e produtor no Itaú Cultural.

Ele disse que a experiência tem sido interessante, pois conta com a adesão de artistas negros, que não só participam, mas propõem ações. “Um dos resultados dessa demanda dos artistas foi o questionamento de que, para além desse diálogo, era preciso apresentar algum tipo de produção”, relembrou. O resultado foi a realização da Mostra Diálogos Ausentes, no final do ano passado, que contemplou as artes visuais, o teatro e o audiovisual.

Cada linguagem artística é trabalhada em um ciclo de três encontros. O de música, que começa hoje, encerrará o projeto no mês de setembro. Cada expressão tem um consultor que, além de dialogar com o público no primeiro encontro, indica outros nomes de referência para compor a programação das demais atividades. “A partir daí, faz-se uma chamada aberta para contemplar artistas mais novos, em início de carreira, e também outros já consolidados, mas que não estavam na lista do consultor”, explicou Rodrigues.

Programação

Esta edição sobre música tem a consultoria do músico e pesquisador baiano Tiganá Santana, que falará sobre a representatividade do negro na música brasileira e a produção de músicos afrodescendentes no país. Ele é autor do álbum Maçalê (2009), o primeiro registro fonográfico brasileiro de músicas autorais em línguas africanas.

Tiganá compõe e canta em kikongo, kimbundu (línguas de Angola e do Congo), português, inglês, espanhol e francês. Além disso, é doutorando em Estudos da Tradução pela Universidade de São Paulo, com pesquisa sobre as sentenças proverbiais bantu-kongo trazidas pelo pensador congolês Bunseki Fu-Kiau.

Amanhã (14), o projeto apresenta a Filarmônica Afro Brasileira (Filafro), com o show Pra Não Ficar Parado, espetáculo guiado por um repertório com ritmos tradicionais e híbridos do Brasil, a exemplo do baião, maxixe, samba e choro, além do angolano quizomba.

Dezesseis músicos estarão no palco e contarão com a participação especial do pianista cubano Pepe Cisneros “na execução de ritmos cujos arranjos trazem características africanas em composições que vão de Paul McCartney a Tom Jobim e Vinícius de Moraes”, diz a apresentação do espetáculo.

As atividades são gratuitas, começam às 20 horas e é necessário chegar com uma hora de antecedência para retirar os ingressos, sendo uma entrada por pessoa. O Itaú Cultural fica na Avenida Paulista 149, próximo à Estação Brigadeiro do Metrô.

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

fama A Grande Conquista 2 Há 12 Horas

Ex-Polegar pega faca durante discussão e é expulso de reality

politica Arthur Lira Há 13 Horas

Felipe Neto é autuado por injúria em inquérito aberto a pedido de Arthur Lira

mundo Posição de Lótus Há 14 Horas

O misterioso caso da múmia escondida em estátua de Buda

fama GISELE-BÜNDCHEN Há 14 Horas

Gisele Bündchen recebe apoio de prefeito após chorar durante abordagem policial nos EUA

lifestyle Signos Há 15 Horas

Quatro signos que nasceram para serem famosos

brasil Santa Catarina Há 14 Horas

Homem morre após ser atacado por quatro pitbulls em quintal de casa em SC

fama Iraque Há 12 Horas

Influencer iraquiana é morta a tiros em Bagdá

fama SAMARA-FELIPPO Há 10 Horas

Filha de Samara Felippo é alvo de racismo em escola, diz site

economia REINHART-KOSELLECK Há 13 Horas

Quem é o historiador lido por Haddad após bronca de Lula

brasil MORTE-SP Há 9 Horas

Morte de jovem após deixar sauna gay causa pânico; relembre histórico