Fora da Presidência, Correa mira ex-aliado que o sucedeu no Equador

"Em sua tentativa de diferenciar-se de mim, está sendo não só desleal como também medíocre", afirmou o ex-presidente

© REUTERS/Mariana Bazo

Mundo governo 16/07/17 POR Folhapress

Nem bem completou um mês no cargo, e o atual presidente do Equador, Lenín Moreno, já se vê na posição de ter de defender-se de um inusitado opositor: seu padrinho político, Rafael Correa.

PUB

Mesmo tendo o ex-presidente partido para a Bélgica no começo da semana, onde já havia anunciado que passaria um tempo com a família -a esposa de Correa é belga- sua voz vem se fazendo ouvir por meio das redes sociais e da coluna que mantém no jornal governista "El Telégrafo".

O tom começou ameno logo após a posse, com advertências de Correa a Moreno sobre o excesso de atenção que estava dando a jornalistas e tentando desestimular que seu delfim acelerasse as investigações de casos de corrupção revelados pelas delações da Operação Lava Jato.

Segundo o Departamento de Justiça dos EUA, a construtora brasileira Odebrecht pagou no Equador US$ 33 milhões (R$ 105 milhões) em caixa dois e subornos para benefícios em licitações.

Porém, para Correa, a "verdadeira corrupção" é outra, "é a das forças que sempre repartiram o Estado equatoriano entre elas e contra as quais lutei nos últimos dez anos", como reafirmou num de seus recentes artigos.

Moreno, a princípio, disse que as observações de Correa seriam sempre bem-vindas. "O diálogo continua. Seguimos empenhados em reconciliar o país. Para o ódio, não contem comigo", disse.

As coisas começaram a azedar nas últimas duas semanas, quando Correa acusou Moreno de estar "cometendo graves erros" e "cruzando uma linha vermelha", ao buscar diálogo com opositores. "Em sua tentativa de diferenciar-se de mim, está sendo não só desleal como também medíocre", afirmou.

Pontualmente, o que mais irritou Correa foi o fato de Moreno ter-se reunido com Dalo Bucaram, filho do ex-presidente Abdalá Bucaram (1996-97), para criar uma comissão anticorrupção que reuniria diferentes forças políticas e teria apoio da ONU.

Correa lembrou Moreno que tal comissão já existia, referindo-se a uma que ele criou, com gente de sua confiança, e que chamar agora "gente como os Bucaram e organismos internacionais seria um insulto à nossa soberania".

Moreno se animou com tal projeto porque viu sua popularidade despontar em junho, superando 65%, após permitir que se revelassem alguns nomes da gestão anterior que estão sendo investigados pela Justiça como receptores de propinas da Odebrecht entre 2007 e 2016.

Encontra-se em prisão preventiva, até agora, um alto funcionário da gestão Correa, Alecksey Mosquera, ministro da Energia entre 2007 e 2009.

As críticas foram se acumulando, e o ex-presidente, que sempre havia proibido que seus ministros dessem entrevistas a jornalistas, alertou Moreno sobre o acesso que vinha dando a jornais antes considerados inimigos.

Correa também não gostou que Moreno acabasse com as "sabatinas", programas de sábado em que o ex-presidente prestava contas à população, a seu modo, do que havia feito o governo.

"Um governante precisa prestar contas à cidadania, não aos meios privados. Na minha gestão corrigimos esse erro, que agora volta a ser cometido", disse Correa.Moreno, então, passou a perder a paciência, e disse que seu padrinho político demonstrava, por meio da "verborragia nas redes sociais", que estava com "abstinência de poder". Correa tem 3 milhões de seguidores no Twitter, a quem chama de "guerreiros digitais".

Desde que deixou o cargo, o ex-presidente vem repetindo também que não é sua intenção concorrer em 2021, mas acrescenta: se continuar assistindo à "destruição de meu legado, irei repensar".

No dia de sua partida para a Europa, Moreno deu apenas uma mensagem ao antigo padrinho: "Rafael, faça uma boa viagem. Em nome dos equatorianos, agradeço tudo o que fez por nós, especialmente pelos mais pobres e mais vulneráveis".Na despedida no aeroporto, Correa foi saudado por milhares, que repetiam "Rafael, sempre presidente". (Folhapress)

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

fama Luto Há 13 Horas

Morre aos 95 anos o ator e comediante José Santa Cruz

tech ESA Há 11 Horas

Sonda da Agência Europeia detecta 'aranhas' em Marte

mundo Titanic Há 13 Horas

Relógio de ouro do homem mais rico no Titanic vai ser leiloado

tech Ataque Há 10 Horas

Hackers vazam imagens de pacientes de cirurgia nus e prontuários de clínica de saúde sexual

fama DEBORAH-EVELYN Há 9 Horas

Famosos cometem gafe ao elogiar Deborah Evelyn em foto com marido

mundo Argentina Há 12 Horas

Bebê morre após ser abandonado pela mãe em stand de carros na Argentina

lifestyle Signos Há 10 Horas

Estes são os três signos que adoram ser independentes!

fama Casais famosos Há 5 Horas

Romances estranhos dos famosos (e que ninguém parece lembrar!)

fama Iraque Há 5 Horas

Influencer iraquiana é morta a tiros em Bagdá

brasil Paraíba Há 9 Horas

Menina de 6 anos tem pinos colocados em perna errada