Turistas brasileiros relatam caos em aeroporto de Bariloche

Diversas família, a maioria de brasileiros, estão passando noites no aeroporto, segundo passageira

© Pixabay

Mundo nevasca 17/07/17 POR Notícias Ao Minuto

Uma nevasca provocou o fechamento do aeroporto de Bariloche, na Argentina. Segundo a imprensa local, a onda de frio fez com que a temperatura despencasse neste fim de semana e batesse um recorde histórico: -25,4ºC.

PUB

Por conta das más condições climáticas, o aeroporto teve de ser fechado na sexta (14) e no sábado (15), voltando ao funcionamento apenas no domingo (16). Mesmo assim, os voos saíram com atraso, de acordo com a ANAC, autoridade de aviação civil argentina. O caos se estendeu até esta segunda-feira (17) após um incidente com um avião particular fechar a pista por algumas horas, gerando ainda mais atrasos.

+ Venezuela: adversários de Maduro prometem intensificar protestos

O "G1" conversou com Deickson de Oliveira, advogado de São Paulo, que está em Bariloche. Ele contou que desde sábado (15) o grupo de dez pessoas com o qual viaja tenta embarcar para o Brasil. “Como nevou muito na quarta e na quinta-feira, verificamos que os voos de sexta-feira haviam sido cancelados e no sábado fomos à loja das Aerolíneas Argentinas para obter informações”, disse.

Segundo o turista, depois de passarem quatro horas na fila, receberam uma senha para serem atendidos apenas no dia seguinte. A previsão é que a família embarque na tarde desta segunda com destino a Buenos Aires. A conexão para São Paulo, que deveria ser de duas horas, vai durar dois dias.

“Precisamos reservar hotel em Buenos Aires contra a nossa vontade e por nossa conta”, disse o advogado, que calcula um prejuízo de mais de R$ 6.000. “Inicialmente a empresa nos ofereceu a conexão para São Paulo para o dia 22, e depois de muita insistência conseguimos remarcar para o dia 19”, completou.

Pelo Facebook, a Aerolíneas Argentinas disse que não é possível programar voos extras e afirmou que a situação não é de responsabilidade da companhia, pois se trata de um problema meteorológico, mas vai reembolsar os passageiros afetados.

“Entendo perfeitamente a dificuldade climática, o que não é possível entender é a forma de lidar com a questão, a falta de planejamento diante do ocorrido, o descuido com as pessoas. Não há plano específico para tirar as pessoas daqui”, desabafou a médica Liduina Rocha, do Ceará, que tenta embarcar para Buenos Aires desde sexta.

Rocha está viajando com os dois filhos adolescentes e com o marido. Ela comprou os bilhetes com a companhia Latam e não recebeu assistência da empresa. “Temos reservas para Buenos Aires, e já perdemos três dias, fora as despesas extras em Bariloche”, disse ela.

A médica reservou um local para ficar com a família até que a situação seja resolvida, mas conta que há muitas famílias, a maioria de brasileiros, passando a noite no aeroporto.

Procurada pelo "G1", a Latam afirma que “em virtude das condições meteorológicas adversas no aeroporto de Bariloche na sexta, os voos da companhia com origem e/ou destino ao terminal foram impactados”. Segundo a empresa, as operações estão sendo retomadas e os passageiros receberão suporte.

“A companhia esclarece ainda que segue a legislação vigente no setor para assistência a passageiros em caso de atrasos ou cancelamentos em voos ocorridos no Brasil. Em caso de atrasos ou cancelamentos em operações em outros países, a companhia segue a legislação vigente do país de origem do voo”, explicou.

Os voos que vão para Bariloche também foram impactados e diversos passageiros aguardam em Buenos Aires ou em outras cidades argentinas para embarcar.

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

fama Jojo Todynho Há 11 Horas

Jojo Todynho veste roupa que usava antes de perder 50kg. "Saco de batata"

brasil Herança Há 13 Horas

Viúvo de Walewska cobra aluguel para que sogros morem em imóvel da filha

brasil Rio Grande do Sul Há 13 Horas

Governador do RS alerta para "maior desastre da história" do estado

mundo EUA Há 10 Horas

Criança morre após ser forçada a correr em esteira pelo pai

fama Brian McCardie Há 11 Horas

Morre Brian McCardie, ator da série Outlander, aos 59 anos

brasil MORTE-SC Há 12 Horas

Adolescente de 14 anos morre após ser picado por cobra venenosa em SC

mundo Londres Há 11 Horas

Responsável por ataque com espada em Londres tem cidadania brasileira

fama Isabel Veloso Há 13 Horas

Marido de influencer com câncer terminal: 'Finjo que não vai acontecer'

economia INSS Há 10 Horas

INSS começa a pagar 13º antecipado; veja quem tem direito

esporte Arábia Saudita Há 12 Horas

Sem folga: Al Hilal treina após garantir vaga na final; veja as imagens