Cenário político do Brasil deixa FMI com 'um pé atrás'

Desconfiança leva instituição a rebaixar projeção de crescimento do PIB do país

© DR

Economia instabilidade 17/07/17 POR Notícias Ao Minuto

O Fundo Monetário Internacional (FMI) está preocupado com o risco de instabilidade política no Brasil em 2018 e, em sua última reunião, rebaixou a projeção de crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) do país de 1,7% para 1,3%, previsto originalmente em abril. Para este ano, a previsão é de uma alta de 0,3%, contra o 0,2% projetado.

PUB

+ Confira seis dicas para aumentar a restituição de Imposto de Renda

No mercado financeiro, as apostas são de que o ano feche com um avanço de 0,3% na economia, enquanto o governo mantém a projeção de 0,5%. Ao justificarem a projeção menor para o PIB no ano que vem, os técnicos do Fundo alegam que o aumento da incerteza política no país lança dúvidas sobre uma retomada mais consistente da economia, principalmente se a reforma da Previdência for adiada ou aprovada com várias concessões, o que pode comprometer o ajuste fiscal perseguido pelo governo, que seria obrigado a adotar ações adversas ao mercado financeiro, exigindo ações fiscais por um prazo mais longo.

No lado positivo, o relatório do FMI aponta a queda dos índices de inflação e mesmo a deflação apontada por alguns indicadores. Ainda segundo os técnicos, a decisão do governo de reduzir a meta de inflação para 4,25% em 2019 e 4% em 2020 pode deixar o Brasil em um patamar mais próximos ao dos países que trabalham com esse sistema de metas.

Em entrevista à "Sputnik Brasil", Mauro Rochlin, professor de MBA da Fundação Getúlio Vargas (FGV), diz que o anúncio de queda de 0,09% do Índice de Atividade Econômica do Banco Central (IBC-BR) em julho sobre junho teve um efeito de ducha de água fria sobre os economistas. O IBC-BR funciona como uma espécie de prévia do PIB divulgado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). O especialista lembra que o crescimento de 0,8% da indústria em maio, principalmente em bens de capital e bens de consumo duráveis, tinha animado o mercado. 

O quadro atual prejudica demais as decisões de investimento que, a meu ver, poderiam acontecer fortemente no setor de infraestrutura. Tem o setor de óleo e gás que ensaia alguma recuperação, tem chineses entrando no Comperj (polo petroquímico) aqui no Rio de Janeiro, previsão de um novo leilão para o pré-sal ainda esse ano. Quando bens de capital registram avanço, a gente conclui que no futuro teremos crescimento."

Na opinião de Rochlin, a revisão feita pelo FMI para a alta do PIB em 2018 foi feita mais em função do quadro político do que sobre os indicadores de produção e renda. Com relação aos temores de um adiamento ou mesmo uma desfiguração da reforma da Previdência, o especialista observa que os temores são justificados.

"Serão necessários mais recursos para cobrir o rombo, e com isso o governo vai ser obrigado a fazer um ajuste fiscal mais rigoroso, o que acaba significando retração mais forte da economia. Quando o governo economiza, isso é ruim para a economia, porque isso significa que o gasto do governo que ajudaria a turbinar a atividade de empresas não vai acontecer e com isso a atividade econômica vai se ressentir", explica Rochlin. Com informações do Sputnik Brasil.

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

fama Luto Há 18 Horas

Morre aos 95 anos o ator e comediante José Santa Cruz

tech ESA Há 16 Horas

Sonda da Agência Europeia detecta 'aranhas' em Marte

fama DEBORAH-EVELYN Há 15 Horas

Famosos cometem gafe ao elogiar Deborah Evelyn em foto com marido

mundo Titanic Há 19 Horas

Relógio de ouro do homem mais rico no Titanic vai ser leiloado

lifestyle Signos Há 15 Horas

Estes são os três signos que adoram ser independentes!

brasil Paraíba Há 14 Horas

Menina de 6 anos tem pinos colocados em perna errada

mundo Argentina Há 18 Horas

Bebê morre após ser abandonado pela mãe em stand de carros na Argentina

fama Iraque Há 10 Horas

Influencer iraquiana é morta a tiros em Bagdá

tech Ataque Há 15 Horas

Hackers vazam imagens de pacientes de cirurgia nus e prontuários de clínica de saúde sexual

mundo Equador Há 17 Horas

Queda de helicóptero militar no Equador causa morte dos oito tripulantes