Saiba como evitar as dores no corpo que aumentam durante o inverno

Fisioterapeuta explica quais são os tratamentos mais comuns e quais cuidados ajudam a evitar os incômodos

© iStock

Lifestyle FRIO 18/07/17 POR Notícias Ao Minuto

Durante o inverno é comum ver as pessoas cada vez mais encolhidas e com o corpo numa posição de “fechamento”, afim de se proteger do frio. Isso ocorre por uma deficiência no suporte sanguíneo, causando queda no metabolismo, encurtamento das fibras musculares, limitação articular e alterações biomecânicas e posturais, dificultando certos movimentos do corpo. Todos esses fatores são responsáveis pelo aumento de dores, principalmente nas regiões lombar e cervical.

PUB

Patrícia Prieto, fisioterapeuta e proprietária da clínica Espaço Pathrícia Prieto, em São Paulo, explica que os tratamentos mais utilizados para o problema são as terapias posturais, a cinesioterapia além de massagens e acupuntura com moxas e ventosas, que melhoram a circulação do sangue e aceleram o metabolismo. Entretanto, existem também alguns cuidados tomados dentro de casa que são capazes de diminuir o desconforto e o aumento das dores.

“É importante fazer todo o possível para manter o corpo aquecido, principalmente nas extremidades, evitando ao máximo que nosso organismo sofra com as alterações climáticas e, consequentemente, posturais. Atividade física e banhos com água quente podem ajudar nessa questão, mas também é importante evitar tomar golpes de ar frio”, explica a profissional. Além disso, Prieto afirma que o consumo de gengibre, pimenta e outros alimentos capazes de aquecer o corpo podem ajudar a manter a temperatura corporal.

Por mais que as dores possam acometer todos os tipos de pessoas, é importante que pacientes com problemas nas articulações, como artrites e artroses, tomem ainda mais cuidado já que no inverno essas inflamações tendem a se agravar. Pacientes em período pós-operatório ou com patologias nevrálgicas e pessoas que estiveram gripadas recentemente também podem sofrer com crises agudas de dores, já que a tosse e os resfriados exigem muito da musculatura da coluna.

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

justica Violência Há 10 Horas

Homem é assassinado com 23 tiros durante raio-x em hospital na Bahia

economia Profissões Há 10 Horas

Top 10 profissões que pagam mais de R$ 15 mil por mês; veja

esporte Óbito Há 7 Horas

Jogador morre após bater a cabeça em muro que cercava o campo na Argentina

mundo Utah Há 10 Horas

Gata é enviada por correio acidentalmente e fica 7 dias sem água e comida

fama Nicole Kidman Há 9 Horas

Nicole Kidman e Keith Urban em rara aparição com as filhas em evento

fama LUCIANA-GIMENEZ Há 9 Horas

Luciana Gimenez é internada em hospital em São Paulo

fama VIVIANE-ARAÚJO Há 7 Horas

Ex de Viviane Araújo diz que ela traiu Belo com ele enquanto era casada

fama Televisão 29/04/24

Viih Tube e Eliezer anunciam gravidez de segundo filho ao vivo na Globo

tech Inovação Há 8 Horas

Pentágono compartilha vídeo de novo tanque autônomo

mundo Aliia Nasyrova Há 9 Horas

Rapunzel: Ucraniana entra para o Guinness com cabelo de 2,57 metros