NASA capta os misteriosos 'assobios' produzidos pelo espaço

A expectativa é entender como as ondas e as partículas interagem

©  Reprodução / ESO / M. Kornmesser

Tech Notícias 18/07/17 POR Notícias Ao Minuto

Cientistas da agência espacial norte-americana (NASA, na sigla em inglês) conseguiram captar e gravar estranhos sons produzidos por ondas de plasma no campo magnético que circunda a Terra. E eles soam como verdadeiros “assobios” no espaço.

PUB

A gravação dos fenômenos só foi possível graças às sondas Van Allen, que integram estudos científicos que visam “entender a dinâmica das ondas de plasma”, a fim de “melhorar as previsões do tempo espacial, o que pode ter efeitos prejudiciais nos satélites e sinais de telecomunicações”.

“O espaço não está vazio, nem está em silêncio. Embora tecnicamente seja um vácuo, ele contém partículas enérgicas carregadas, governadas por campos magnéticos e elétricos. Em regiões atadas com campos magnéticos, como o ambiente espacial que circunda nosso planeta, as partículas são continuamente jogadas de um lado para o outro pelo movimento de várias ondas eletromagnéticas conhecidas como ondas de plasma”, explicou a agência.

Como as ondas giram através do oceano ou de frente de tempestade que se movem através da atmosfera, perturbações no espaço podem causar ondulações. Tais ondas são produzidas quando os campos eléctricos e magnéticos flutuam por meio de grupos de íons e elétrons que constituem o plasma, empurrando alguns a velocidades aceleradas.

Ainda de acordo com a NASA, uma das ondas responsáveis por moldar o nosso ambiente na Terra é a chamada “onda de modo whistler (‘assobio’, em tradução livre). Além de criarem sons distintos “dependendo do plasma”.

“Para além da plasmasfera, onde o plasma é tênue e relativamente quente, as ondas em forma de assobio criam principalmente chilrear, como um bando de pássaros ruidosos. Este tipo de onda é chamado de coro e é criado quando os elétrons são empurrados para o lado noturno da Terra — o que, em alguns casos, pode ser causado por reconexão magnética, uma explosão dinâmica de linhas de campo magnético emaranhadas no lado escuro da Terra”, escreveram os cientistas.

A expectativa é que os dados colhidos junto aos “assobios” do espaço ajudem a “entender como as ondas e as partículas interagem, os cientistas podem aprender como os elétrons são acelerados e perdidos dos cintos de radiação e ajudam a proteger nossos satélites e telecomunicações no espaço”. 

Com informações do Sputnik News. 

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

fama Iraque Há 5 Horas

Influencer iraquiana é morta a tiros em Bagdá

fama A Grande Conquista 2 Há 5 Horas

Ex-Polegar pega faca durante discussão e é expulso de reality

mundo Posição de Lótus Há 7 Horas

O misterioso caso da múmia escondida em estátua de Buda

politica Arthur Lira Há 6 Horas

Felipe Neto é autuado por injúria em inquérito aberto a pedido de Arthur Lira

fama GISELE-BÜNDCHEN Há 7 Horas

Gisele Bündchen recebe apoio de prefeito após chorar durante abordagem policial nos EUA

lifestyle Signos Há 8 Horas

Quatro signos que nasceram para serem famosos

brasil Santa Catarina Há 8 Horas

Homem morre após ser atacado por quatro pitbulls em quintal de casa em SC

mundo Guangzhou Há 5 Horas

Tornado atinge cidade na China e deixa rastro de destruição; vídeo

economia REINHART-KOSELLECK Há 6 Horas

Quem é o historiador lido por Haddad após bronca de Lula

mundo Inglaterra Há 8 Horas

Menina de 2 anos doa medula e salva vida a irmã com leucemia