Rio lança protocolo de atendimento para transexuais e travestis

A campanha estará disponível no Youtube nesta terça-feira.

© DR

Lifestyle CUIDADOS 18/07/17 POR Notícias Ao Minuto

Nesta terça-feira, 18 de junho, a Coordenadoria Especial da Diversidade Sexual (CEDS RIO) e a Empresa Pública de Saúde do Rio de Janeiro, RioSaúde, lançam o protocolo de atendimento para homens e mulheres transexuais e travestis, em testes desde 28 de Junho. O evento vai acontecer na CER Barra, uma das quatro unidades de emergência da RioSaúde que já implementaram as alterações no sistema digital para contemplar o uso do nome social das pessoas trans, avançando no atendimento humanizado para essa população.

PUB

"O nome social é aquele com o qual as pessoas trans e travestis se identificam em suas vidas cotidianas. O respeito à identidade de gênero ajudará a promover a inclusão ao sistema público de saúde", defende a advogada e militante Maria Eduarda Aguiar. A rede programou a inclusão do nome social no protocolo informatizado da rede, dessa forma, somente a identidade de gênero no qual a pessoa se identifica ficará visível em documentos como receituários médicos, atestados e resultados de exame, além dos telões e sistema de voz nas unidades gerenciadas pela RioSaúde.

+ 20 perguntas indispensáveis para fazer ao seu dermatologista

O Coordenador da Diversidade Sexual, Nelio Georgini, explica que é uma reivindicação antiga da comunidade LGBT. “Muitas vezes, deixam de procurar unidades de emergência para evitar constrangimento: o médico chama por um nome masculino, mas é uma mulher trans, por exemplo”.

“Do ponto de vista médico, um tratamento bem sucedido não é só aquele que faz o diagnóstico e dá o remédio. É também aquele que cuida com respeito, dignidade e faz o paciente ficar à vontade para contar realmente o que tem, estimula a adesão e a continuidade do cuidado”, explica o Dr. Luiz Alexandre Essinger, diretor médico da RioSaúde.

As unidades da RioSaúde são: CER Barra, UPA Cidade de Deus,UPA Rocha Miranda, UPA Senador Camará.

Como funciona:

O uso do nome social é regulamentado no município do Rio de Janeiro desde 2011 e, desde então, algumas iniciativas foram realizadas para garantir esse direito. “Ainda assim, ficava a cargo da boa vontade do atendente, do médico, de cada profissional. Em algumas unidades, aparece no prontuário os dois nomes, o civil e o social, o que também gera constrangimento”, diz o doutor Essinger.

Para garantir que o nome social prevalecerá, a RioSaúde consultou, com intermédio da CEDS, organizações sociais que trabalham com a questão transgênero e a militância LGBTQIA. “Os sistemas impunham barreiras consecutivas. O trans precisava se explicar na recepção, novamente ao médico, depois ao farmacêutico”, explica Georgini.

Em conjunto, RioSaúde e CEDS construíram um protocolo operacional padrão a ser seguido por todos que trabalham nas unidades de saúde gerenciadas pela empresa pública. O primeiro passo do protocolo diz ao recepcionista que, notando a transição entre o sexo civil, que consta no documento, com e identidade de gênero, o profissional deve dizer “você prefere usar outro nome em nossa unidade? Você tem esse direito”.

“Até a escolha do texto foi validado pela militância trans. A versão inicial continua senhor/senhora, mas vimos que aí o profissional já faria uma escolha que poderia ofender”, conta Essinger.

Caso o paciente queira utilizar o nome social, o atendente preencherá um campo específico no sistema de informática, adaptado para atender essas situações, e esse nome passa a ser o único que aparece em ambientes públicos, como documentos e telas. O nome civil fica registrado para fins legais e pode ser consultado em caso de necessidade.

Serviço:

Local: CER Barra.

Data: 18 de Julho de 2017.

Endereço: Avenida Airton Senna, 2000, Barra da Tijuca (Anexo ao hospital Lourenço Jorge).

Horário: 11h.

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

fama A Grande Conquista 2 Há 8 Horas

Ex-Polegar pega faca durante discussão e é expulso de reality

politica Arthur Lira Há 9 Horas

Felipe Neto é autuado por injúria em inquérito aberto a pedido de Arthur Lira

mundo Posição de Lótus Há 9 Horas

O misterioso caso da múmia escondida em estátua de Buda

fama Iraque Há 7 Horas

Influencer iraquiana é morta a tiros em Bagdá

fama GISELE-BÜNDCHEN Há 10 Horas

Gisele Bündchen recebe apoio de prefeito após chorar durante abordagem policial nos EUA

lifestyle Signos Há 10 Horas

Quatro signos que nasceram para serem famosos

brasil Santa Catarina Há 10 Horas

Homem morre após ser atacado por quatro pitbulls em quintal de casa em SC

mundo Guangzhou Há 8 Horas

Tornado atinge cidade na China e deixa rastro de destruição; vídeo

economia REINHART-KOSELLECK Há 8 Horas

Quem é o historiador lido por Haddad após bronca de Lula

mundo Inglaterra Há 11 Horas

Menina de 2 anos doa medula e salva vida a irmã com leucemia