28º Prêmio da Música celebra a carreira de Ney Matogrosso

Entre as presenças confirmadas, Chico Buarque e Ivete Sangalo são os carros-chefe

© Francisco Cepeda / AgNews

Cultura música 18/07/17 POR Folhapress

Com uma cerimônia feita na base da camaradagem, onde nenhum convidado receberá cachê, a 28ª edição do Prêmio da Música Brasileira homenageará Ney Matogrosso, na noite desta quarta (19).

PUB

A crise econômica deixou a tradicional premiação sem patrocinador e levou seu criador, José Maurício Machline, a apelar para os contatos e para uma inédita venda de ingressos ao público. O evento começa às 21h, no Theatro Municipal do Rio, e será transmitido pelo Canal Brasil.

+ História do manguebeat vai virar série

A lista de convidados que se apresentarão mostra a importância que a classe artística dá ao prêmio e a seu homenageado deste ano.

Chico Buarque (cantando a sua "As Vitrines") e Ivete Sangalo (com o clássico "Sangue Latino") são os carros-chefe, numa seleção que tem também jovens como Karol Conka ("Homem com H"), Alice Caymmi e Laila Garin ("Bomba H") e BaianaSystem ("Inclassificáveis").

"Ele é uma grande referência pra gente, de tudo. Não só de música, mas como personificação da arte, como alguém que mostra sua verdade no palco", diz Russo Passapusso, vocalista do BaianaSystem.

O grupo é um dos principais concorrentes aos prêmios da noite, disputando três categorias: revelação, projeto visual e melhor grupo de pop/rock/reggae/hip hop/funk.

Outra que estará em dupla função, se apresentando e concorrendo (como melhor cantora na categoria canção popular), é Ivete Sangalo. Ela diz que Ney é "um artista à frente do seu tempo".

"Inovador, corajoso e com um nível de interpretação altíssimo. Sua maneira de cantar sempre foi cheia de personalidade. Do ponto de vista performático, ele sempre será uma das melhores referências", diz a baiana.

O próprio homenageado também terá espaço no palco, interpretando seis canções: "Melodia Sentimental", "Bamboleô", "Novamente", "Rosa de Hiroshima", "Balada do Louco" e "Pro Dia Nascer Feliz".

"O que vale pra mim é o encontro com os amigos e vê-los cantando meu repertório", diz Ney. "Eu já fiz tanto isso. E, sempre que fui, fui feliz, porque eram pessoas que admirava."

35 categorias

Conhecido por sua abrangência -são 35 categorias de premiação, com um total de 79 indicados-, o prêmio tem um júri de 21 pessoas, entre músicos, jornalistas e artistas em geral. Eles analisam obras lançadas em 2016.

"Tivemos novamente um recorde de inscrições, mais de 1.300 artistas inscritos. Significa que, mesmo com a crise, eles produziram. E cerca de 75% dos inscritos têm entre um e três trabalhos lançados, são artistas novos", diz Machline.

Se os novos são maioria entre os inscritos, os medalhões costumam dominar a premiação. A maior vencedora é Maria Bethânia, que já levou 22 troféus e disputa novamente como cantora e por seu álbum "Abraçar e Agradecer".

28º PRÊMIO DA MÚSICA BRASILEIRA

QUANDO quarta (19), às 21h

ONDE Theatro Municipal do Rio (praça Floriano, S/nº, Centro)

QUANTO R$ 100 a R$ 300

CLASSIFICAÇÃO livre

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

fama Luto Há 20 Horas

Morre aos 95 anos o ator e comediante José Santa Cruz

tech ESA Há 18 Horas

Sonda da Agência Europeia detecta 'aranhas' em Marte

fama DEBORAH-EVELYN Há 16 Horas

Famosos cometem gafe ao elogiar Deborah Evelyn em foto com marido

mundo Titanic Há 20 Horas

Relógio de ouro do homem mais rico no Titanic vai ser leiloado

brasil Paraíba Há 16 Horas

Menina de 6 anos tem pinos colocados em perna errada

lifestyle Signos Há 17 Horas

Estes são os três signos que adoram ser independentes!

mundo Argentina Há 19 Horas

Bebê morre após ser abandonado pela mãe em stand de carros na Argentina

fama Iraque Há 12 Horas

Influencer iraquiana é morta a tiros em Bagdá

tech Ataque Há 17 Horas

Hackers vazam imagens de pacientes de cirurgia nus e prontuários de clínica de saúde sexual

mundo Equador Há 19 Horas

Queda de helicóptero militar no Equador causa morte dos oito tripulantes