Temer dispensa filha de Roberto Jefferson para Ministério da Cultura

O cargo está vago desde 18 de maio, quando o deputado Roberto Freire (PPS) deixou o posto

© Reprodução

Política CARGO 19/07/17 POR Estadao Conteudo

Após reunião com o presidente Michel Temer na noite desta quarta-feira, 19, o presidente nacional do PTB, Roberto Jefferson, afirmou que sua filha, a deputada federal Cristiane Brasil (RJ), não será nomeada para o Ministério da Cultura. Segundo ele, no encontro, Temer afirmou que tinha assumido compromisso com a indicação de outra pessoa para o cargo.

PUB

"O presidente disse que a Cristiane tem sido uma guerreira, mas que já tinha convidado outra pessoa. Pediu que a gente não ficasse com raiva. Disse que, da minha parte, não havia problema", afirmou Jefferson à reportagem, ao sair do Palácio do Planalto. Delator do escândalo do mensalão do PT, o ex-deputado se reuniu com Temer junto com a filha, a convite do presidente.

O cargo está vago desde 18 de maio, quando o deputado Roberto Freire (PPS) deixou o posto, logo após ser divulgada a delação de executivos da JBS incriminando Temer. De acordo com relatos de parlamentares próximos de Cristiane e de interlocutores do governo no Congresso, a deputada fluminense deixou claro para o Palácio do Planalto seu interesse em ser indicada para comandar a pasta.

Na articulação, ela também procurou o apoio de pessoas influentes da área da Cultura. Procurada por telefone, a deputada não atendeu as ligações da reportagem.

O ex-deputado negou que o movimento para emplacar Cristiane na Pasta tenha partido do PTB. Segundo ele, são "alguns artistas" que defendem o nome dela, sem citar nomes. Ele também negou que o partido esteja negociando o cargo em troca de apoio a Temer.

Votação no plenário

Enquete do jornal O Estado de S. Paulo mostra que, dos 17 deputados da sigla, apenas dois são favoráveis a aceitação da denúncia contra o presidente; sete, contra; e 10 estão indecisos ou não quiseram responder. Interlocutores do governo no Congresso, no entanto, veem com ceticismo a nomeação de Cristiane para a Cultura agora. Lembram que ela não tem ligação com o setor, o que pode gerar protestos contra Temer no momento em que a denúncia contra ele está prestes a ser votada no plenário da Câmara.

Se acontecer, dizem essas fontes, a nomeação só se concretizará após a votação da denúncia, marcada para 2 de agosto, quando o presidente pretende fazer uma reforma ministerial. O comando do Ministério da Cultura também é cobiçado por peemedebistas. O deputado André Amaral (PB) pediu ao líder do PMDB na Câmara, Baleia Rossi (SP), que intercedesse a favor dele. O parlamentar paraibano, contudo, enfrenta resistências. Com 26 anos, está em seu primeiro mandato como deputado, assim com Cristiane Brasil. Ele só assumiu o cargo efetivamente em janeiro, após Manoel Júnior (PMDB) renunciar ao mandato para assumir como vice-prefeito de João Pessoa (PB).

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

fama Jojo Todynho Há 18 Horas

Jojo Todynho veste roupa que usava antes de perder 50kg. "Saco de batata"

mundo EUA Há 17 Horas

Criança morre após ser forçada a correr em esteira pelo pai

brasil Herança Há 20 Horas

Viúvo de Walewska cobra aluguel para que sogros morem em imóvel da filha

brasil Rio Grande do Sul Há 20 Horas

Governador do RS alerta para "maior desastre da história" do estado

fama Brian McCardie Há 19 Horas

Morre Brian McCardie, ator da série Outlander, aos 59 anos

fama Bastidores da TV Há 11 Horas

Bianca Rinaldi relata agressões de Marlene Mattos: "Humilhação"

brasil MORTE-SC Há 19 Horas

Adolescente de 14 anos morre após ser picado por cobra venenosa em SC

mundo Londres Há 19 Horas

Responsável por ataque com espada em Londres tem cidadania brasileira

fama Isabel Veloso Há 20 Horas

Marido de influencer com câncer terminal: 'Finjo que não vai acontecer'

esporte Arábia Saudita Há 19 Horas

Sem folga: Al Hilal treina após garantir vaga na final; veja as imagens