Grêmio ganha do Vitória e reduz diferença para o líder Corinthians

O Grêmio, agora, só volta a campo na próxima segunda-feira, mas jogando fora de novo, desta vez contra o São Paulo

© Divulgação / Grêmio 

Esporte Brasileirão 19/07/17 POR Estadao Conteudo

O Grêmio segue na perseguição ao Corinthians na briga pela liderança do Campeonato Brasileiro. Na noite desta quarta-feira, o time gaúcho ganhou do Vitória por 3 a 1, no estádio Barradão, em Salvador, na abertura da 15ª rodada. Esta foi sua terceira vitória consecutiva, reduzindo temporariamente a diferença para cinco pontos para o líder e invicto time paulista: 36 a 31.

PUB

Antes o Grêmio tinha vencido fora o Flamengo, por 1 a 0, e a Ponte Preta, em casa, por 3 a 1. Exibe, assim, o melhor ataque do campeonato, com 30 gols. A boa sequência positiva também aparece como uma pressão psicológica para o Corinthians, que segue na frente dos concorrentes e sem nenhuma derrota. Nesta noite, visitará o Avaí, em Florianópolis.

O Vitória sofreu sua terceira derrota seguida, porque antes tinha caído em casa diante do Vasco, por 4 a 1, e fora contra o Palmeiras, por 4 a 2. Tem a pior defesa ao lado da Chapecoense, com 27 gols, e continua na zona de rebaixamento com 12 pontos, em penúltimo lugar. O técnico Alexandre Gallo está com o cargo ameaçado e a diretoria em crise.

O JOGO - Os dois times mostraram novidades. O Vitória, com o atacante colombiano Tréllez e o Grêmio, sem o zagueiro Geromel, que sentiu um desconforto muscular no aquecimento, e foi substituído por Rafael Thyere. O atacante Luan, machucado, nem viajou e Pedro Rocha entrou em seu lugar.

Mas quem chamou a atenção logo no início do jogo foi o meia Fernandinho. Ele se movimentava bastante e cavou uma falta na frente da área, cometida por Renê Santos. O próprio Fernandinho foi para a cobrança, encobriu a barreira e abriu o placar aos sete minutos.

O time baiano ainda tentou avançar sua marcação para impor uma pressão no time gaúcho. Mas não mostrava poder de infiltração e de finalização, insistindo apenas com os levantamentos para a área. Em vantagem no placar, o Grêmio passou a explorar os contra-ataques, mas só ameaçou em dois chutes de longe de Fernandinho, ambos defendidos por Fernando Miguel.

Aos 43 minutos, o Grêmio ampliou numa rápida troca de passes. A bola saiu dos pés de Maicon para Pedro Rocha, dele para Fernandinho que virou para o lado esquerdo. Arthur, sozinho, ajeitou e bateu no canto direito de Fernando Miguel. A torcida baiana começou a vaiar nas arquibancadas.

Restou a Alexandre Gallo arriscar na volta para o segundo tempo. Tirou o volante Renê Santos para a entrada do atacante David. A ideia, em princípio, funcionou porque David diminuiu aos 12 minutos. Carlos Eduardo cobrou escanteio, houve desvios de cabeças de Kanu e Alan Costa até o peixinho de David.

Mas a esperança de melhora durou pouco, porque aos 17 minutos o Grêmio marcou o terceiro gol. Everton recebeu a bola pela esquerda e virou para Ramiro que soltou a bomba de primeira. A bola parou no ângulo esquerdo de Fernando Miguel: 3 a 1.

Depois disso, aconteceu o esperado. O Grêmio recuou e passou a se poupar, diante de um Vitória desesperado e nervoso sob as vaias da torcida.

O Grêmio, agora, só volta a campo na próxima segunda-feira, mas jogando fora de novo. Fechando a 16ª rodada, enfrentará o São Paulo, às 20 horas, no Morumbi. O Vitória vai receber a Chapecoense, no sábado, às 16 horas.

FICHA TÉCNICA:

VITÓRIA 1 x 3 GRÊMIO

VITÓRIA - Fernando Miguel; Caíque Sá (Patric), Alan Costa, Kanu e Geferson; Renê Santos (David), Uillian Correia, Carlos Eduardo e Cleiton Xavier (Yago); Tréllez e André Lima. Técnico: Alexandre Gallo.

GRÊMIO - Marcelo Grohe; Edílson, Rafael Thyere, Kannemann e Bruno Cortez; Maicon (Jailson), Arthur, Ramiro e Fernandinho; Pedro Rocha (Marcelo Oliveira) e Lucas Barrios (Everton). Técnico: Renato Gaúcho.

GOLS - Fernandinho, aos 7, Arthur, aos 43 minutos do primeiro tempo. David, aos 12, e Ramiro, aos 17 minutos do segundo tempo.

CARTÕES AMARELOS - Renê Santos, David e Tréllez (Vitória); Rafael Thyere, Lucas Barrios e Kannemann (Grêmio).

ÁRBITRO - Péricles Bassols (PE).

RENDA - R$ 64.708,50.

PÚBLICO - 5.695 pagantes.

LOCAL - Estádio Barradão, em Salvador (BA).

Com informações do Estadão Conteúdo. 

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

fama Rio Grande do Sul Há 14 Horas

Grávida, Miss Brasil 2008 está desaparecida há 3 dias após chuvas no RS

justica Santos Há 6 Horas

Homem é flagrado abusando sexualmente de moradora em situação de rua

brasil enchentes no Rio Grande do Sul Há 14 Horas

Aeroporto de Porto Alegre suspende voos por tempo indeterminado

justica São Paulo Há 13 Horas

Corpo achado em matagal é de adolescente que sumiu ao comprar lanche

brasil justa causa Há 14 Horas

Bancária é demitida ao postar foto no crossfit durante afastamento médico

lifestyle Ozempic Há 14 Horas

'Seios Ozempic' entre os possíveis efeitos colaterais do antidiabético

brasil enchentes no Rio Grande do Sul Há 6 Horas

Sobe para 57 o número de mortos em temporais do RS

mundo Pensilvânia Há 14 Horas

Mulher morre após ser atingida por cilindro de metal desgovernado

fama Rio de Janeiro Há 13 Horas

Madonna faz show hoje para 1,5 milhão de fãs; saiba tudo do evento

brasil Brasil Há 3 Horas

Pastor assume que beijou filha na boca: "Que mulherão! Ai, se eu te pego"