Itália é líder de Patrimônios da Unesco; veja o que visitar

País acumula 53 sítios inscritos como patrimônios mundiais

© iStock

Lifestyle CULTURA MILENAR 20/07/17 POR ANSA

Exaltada por sua arte, cultura, arquitetura e gastronomia, a Itália é um irresistível destino turístico. Com praças, museus, fontes e castelos, o país abriga o maior número de Patrimônios da Humanidade da Unesco no planeta: no total, são 53 lugares, entre montanhas, igrejas, parques, sítios arqueológicos, vulcões, edifícios, quarteirões e até cidades inteiras.

PUB

De acordo com a Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco), o país abriga 70% do patrimônio histórico e artístico do mundo inteiro, distribuídos em praticamente todas as regiões.

Durante um passeio pelas cidades italianas é possível se deparar com vestígios de uma cultura milenar muito bem preservada. Os patrimônios variam entre culturais e naturais, estes últimos representados pelas Ilhas Eólias, o Monte San Giorgio, a cadeia de montanhas Dolomitas e o vulcão Etna.

Já a Sicília é uma das regiões com mais áreas tombadas pela Unesco. Só a cidade de Palermo conta com sete, como o Palazzo Reale, a catedral, a ponte dell'Ammiraglio e os claustros de Cefalù e Monreale, grandes exemplos da arquitetura árabe e bizantina. Ainda na região, há o Valle dei Templi, em Agrigento, e a necrópole de Pantalica, em Siracusa.

Já a Sardenha conta com a maior e mais conservada aldeia nuragic - civilização pré-histórica - do mundo. A Su Nuraxi, em Barumini, é uma grande pirâmide de pedra do século VI a.C. A Basilicata também tem um importante patrimônio cultural: as grutas e igrejas de pedra de Matera, Capital Europeia da Cultura de 2019.

Na Púglia, encontram-se os famosos "trulli di Alberobello" - construções pequenas e com telhados em formato de cone que atualmente abrigam casas e museus - e o Castel del Monte, um castelo do século XIII que foi construído pelo rei da Sicília Federico II e une os estilos medieval, romântico e gótico e algumas decorações islâmicas, principalmente nos mosaicos.

Todas as outras regiões do país têm pelo menos um patrimônio da Unesco. No Lazio, por exemplo, estão o centro histórico de Roma, o complexo de San Giovani e a Basílica de San Paolo Fuori le Mure. Na Toscana, há o centro histórico de Florença, a praça dei Miracoli, em Pisa, e o centro medieval de San Gimignano e de Siena, além de 12 casarões e dois jardins que pertenceram à família Medici.

A lista da Unesco incluiu ainda outras dezenas de lugares espalhados pela Itália, como a Costa Amalfitana, o centro histórico de Nápoles, o sítio arqueológico de Pompeia, o centro de Assis, as cidades de Ferrara e Veneza, as Cinque Terre e o palácio real dos Savoia.

No último dia 9 de julho, as Obras de Defesa Venezianas entre os séculos 16 e 17" também receberam o título de patrimônio da Unesco. O sítio se estende por uma área de mais de mil quilômetros entre a região da Lombardia e uma parte da Costa do Mar Adriático, existindo também em parte do território da Croácia e de Montenegro.

Candidaturas

No início do ano, as regiões italianas da Toscana, Lazio, Liguria, Emília-Romanha, Lombardia, Piemonte e Vale de Aosta se reuniram para candidatarem a Via Francigena na lista dos Patrimônios da Humanidade da Unesco.

O local é uma estrada e rota de peregrinação que liga a França à Roma, passando pela Inglaterra, França, Suíça e Itália. Na época medieval, foi uma importante estrada e rota de peregrinação para quem queria visitar a Santa Sé e os túmulos dos Apóstolos Pedro e Paulo.

Além disso, outro símbolo da Itália que está lutando para ser incluído no seleto grupo da Unesco é a tradicional pizza napolitana. A campanha "#PizzaUnesco" já conseguiu arrecadar 1,3 milhão de assinaturas em mais de 50 países, incluindo o Brasil, para preservar a verdadeira preparação do alimento. Com informações da Ansa.

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

fama ANITTA-CANTORA Há 19 Horas

Após rejeição a música sobre candomblé, Anitta responde seguidores

esporte Luto Há 17 Horas

Boxeador britânico de 29 anos morre no ringue durante primeira luta oficial

fama CAROL-NAKAMURA Há 21 Horas

Carol Nakamura rebate críticas por estar no Rio Grande do Sul

brasil CHUVA-RS Há 18 Horas

RS terá geada terça (14) e quarta (15) e a volta da chuva na sexta-feira (17)

fama LUISA-MELL Há 20 Horas

Luisa Mell quebra duas costelas em resgates no Rio Grande do Sul

fama Rio Grande do Sul Há 23 Horas

Juliana Didone pede desculpas por vídeo sobre chuvas no Rio Grande do Sul

mundo EUA Há 17 Horas

Avião da Delta pega fogo após aterrissar no aeroporto de destino

tech Apple agora mesmo

Tem iPhone? Atenção, há uma nova atualização para fazer

esporte FUTEBOL-CÁSSIO Há 18 Horas

Cássio pede para sair, e Corinthians oferece aumento salarial e 2 anos de contrato para tentar segurá-lo

esporte CBF Há 21 Horas

Ednaldo Rodrigues diz que CBF vai aceitar decisão de clubes sobre paralisação