3 dicas de como criar conteúdo online relevante

Especialista no assunto dá dicas de como criar material de qualidade para a web

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Tech INTERNET 20/07/17 POR Notícias Ao Minuto

Não existe fórmula para criar conteúdo online relevante, mas atenção e estudo são fundamentais. Estar sempre atento ao público e na adesão dos seus materiais são pontos importantes. A partir dessa análise contínua é possível definir o que está dando certo, o que necessita de ajustes e o que precisa de novas estratégias e abordagens. Cada dia mais pessoas e corporações se adequam aos modelos de marketing de conteúdo. Não à toa: de acordo com o Economist Intelligence Unit, até 2020, 80% de toda a informação consumida no mundo será digital.

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Com um cenário promissor, é necessário aproveitar todo o potencial que esse segmento pode oferecer, garantindo sua presença no mercado em longo prazo. Marcie Gottschalk, responsável por Social Media na Adtail, agência de marketing digital, explica que, apesar de parecer simples, criar material de qualidade exige planejamento, análise e conhecimento. A especialista listou três dicas importes:

1. Conheça seu público

O primeiro passo é a definição de personas, ou seja, o público-alvo. É pensar com quem você quer falar ou já está tratando e saber o que essas pessoas consomem, quais as suas realidades, gostos e interesses. A partir dessas informações é possível definir qual a melhor abordagem para se manter engajado com sua audiência.

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2. A escolha das mídias

Um estudo realizado pelo Google e Advertising Age revelou que mais de 90% dos consumidores entrevistados se comunicam com marcas e empresas no ambiente virtual. Com a grande adesão das mídias, é comum que as companhias acreditem que estar presente em diversas redes é sinônimo de bom resultado, o que nem sempre ocorre dessa forma.

A definição de quais mídias serão usadas depende de três fatores: a estratégia, o tipo de relação que a companhia quer construir e quais são os resultados esperados. Ao utilizar o Facebook e o Instagram, por exemplo, é preciso criar um diálogo descontraído e próximo do público. Já no LinkedIn, o tom deve ser maduro e voltado a questões profissionais e corporativas. No caso de blogs, os posts devem ser mais extensos e especializados, enquanto o e-mail marketing é uma boa solução para estabelecer comunicação personalizada, oferecendo dicas, notícias e novidades.

Apesar de cada mídia possuir uma proposta específica, é imprescindível ressaltar que elas podem ser combinadas para acompanhar todo o ciclo de relacionamento.

3. Muito além do texto

Depois de definir quem é o seu público-alvo e qual a melhor forma de se comunicar com ele, chega o momento da definição do conteúdo. É possível falar sobre produtos, serviços, visão e valores da empresa, dicas de boas práticas, novidades e lançamentos, temas relacionados com sua área de atuação, notícias de mercado, datas comemorativas e bastidores do dia a dia da marca.

Alguns temas podem ser utilizados em mais de uma rede social, sendo necessário que ocorra o ajuste da linguagem e formato para a comunicação em cada um dos meios. O texto digital deve ser fluído e leve, com uma boa escolha de palavras, parágrafos não muito compridos e formatação agradável, para facilitar a leitura. Construir um formato de linguagem própria, que seja reconhecida pelo público durante as postagens, é uma boa maneira de fidelizar os consumidores nos seus materiais e mídias.

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