Lava Jato de SP quer ouvir executivos da Odebrecht de novo

O grupo de trabalho, formado por quatro procuradores, está começando a trabalhar nos pedidos de investigação encaminhados ao Estado em abril pelo ministro Edson Fachin

© Reuters

Política OPERAÇÃO 21/07/17 POR Folhapress

Anunciada na quinta (20), a força-tarefa da Operação Lava Jato no Ministério Público Federal de São Paulo pretende ouvir novamente executivos da Odebrecht que depuseram, em acordo de delação premiada, à Procuradoria-Geral da República.

PUB

O grupo de trabalho, formado por quatro procuradores, está começando a trabalhar nos pedidos de investigação encaminhados ao Estado em abril pelo ministro Edson Fachin, relator da Lava Jato no STF.

"Eles têm que ser ouvidos, começar a entregar a documentação. Todos esses depoimentos precisam ser corroborados", afirma Thaméa Danelon, coordenadora do Núcleo de Combate à Corrupção na Procuradoria e integrante do time paulista da Lava Jato.

Não serão, porém, todos os 78 executivos da empreiteira que serão convocados -apenas os que delataram acontecimentos relacionados aos 12 inquéritos e dois pedidos de investigação já nas mãos dos procuradores paulistas.

No total, o STF encaminhou 29 petições ao MPF regional.

A lista de tarefas inclui a apuração de suposta propina nas obras da linha 2 verde do Metrô e favorecimento à Odebrecht em acordo judicial na construção da rodovia Carvalho Pinto.

No caso do Metrô, a Odebrecht diz que, em 2006, subornou, por um total de R$ 17,9 milhões, o ex-governador José Serra (PSDB) e diretores da companhia para reativar um contrato de 1991 ao retomar as obras. Serra nega a acusação e diz que sua carreira "sempre foi pautada pela lisura, ética e transparência".

A maioria dos caos, no entanto, diz respeito a doações para o caixa 2 de campanhas eleitorais de deputados, do ex-prefeito Fernando Haddad (PT) e de Alexandre Padilha, também petista, que disputou o governo em 2014.

EXCLUSIVOS

Diferentemente dos colegas de Lava Jato em Curitiba e no Rio, os paulistas não se dedicarão exclusivamente à operação. Segundo Danelon, o "cobertor é curto". "Não tem como, a gente tem muitos outros casos. Ainda está no começo, vamos ver no futuro", ela argumenta.

A organização em grupo, para a procuradora, agiliza as investigações: "Se não tem força-tarefa, os procedimentos podem ser pulverizados". Além dos membros do Ministério Público Federal -Danelon, Thiago Lacerda Nobre, José Roberto Pimenta Oliveira e Anamara Osório Silva-, a equipe contará com dois delegados da Polícia Federal.

Também evita o vazamento de apurações sigilosas, ao restringir o número de pessoas que acessam os inquéritos.

"Para o Ministério Público, não interessa o vazamento. Quanto mais sigilosa a informação, melhor", avalia Danelon. "A defesa também tem acesso a eventuais interceptações telefônicas e colaborações. Tem que ver para quem interessou o vazamento."

A procuradora diz entender o interesse da população e da imprensa nas apurações, mas a publicidade da apuração "por vezes, não é boa para o interesse público". Com informações da Folhapress.

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

fama A Grande Conquista 2 Há 18 Horas

Ex-Polegar pega faca durante discussão e é expulso de reality

politica Arthur Lira Há 19 Horas

Felipe Neto é autuado por injúria em inquérito aberto a pedido de Arthur Lira

mundo Posição de Lótus Há 20 Horas

O misterioso caso da múmia escondida em estátua de Buda

lifestyle Signos Há 21 Horas

Quatro signos que nasceram para serem famosos

fama GISELE-BÜNDCHEN Há 20 Horas

Gisele Bündchen recebe apoio de prefeito após chorar durante abordagem policial nos EUA

brasil Santa Catarina Há 20 Horas

Homem morre após ser atacado por quatro pitbulls em quintal de casa em SC

fama SAMARA-FELIPPO Há 15 Horas

Filha de Samara Felippo é alvo de racismo em escola, diz site

fama Iraque Há 18 Horas

Influencer iraquiana é morta a tiros em Bagdá

brasil MORTE-SP Há 14 Horas

Morte de jovem após deixar sauna gay causa pânico; relembre histórico

economia REINHART-KOSELLECK Há 18 Horas

Quem é o historiador lido por Haddad após bronca de Lula