Otorrinolaringologista dá dicas para aliviar a congestão nasal

Lavar o nariz e beber líquidos são algumas opções

© DR

Lifestyle INVERNO 25/07/17 POR Notícias Ao Minuto

O clima frio e seco do inverno junto com a poluição, presente no ar que desencadeiam com mais frequência nesta época do ano, os problemas respiratórios podem trazer um desconforto comum, a congestão nasal, conhecida popularmente como nariz entupido, problema que ocorre quando as mucosas do nariz se inflamam.

PUB

Para aliviar esse sintoma comum em casos de gripes, resfriados e alergias, o otorrinolaringologista da Clínica Dolci em São Paulo, Dr. Ricardo Landini Lutaif Dolci, ensina alguns métodos simples para fazer em casa.

+ 15 alimentos que aliviam sintomas de gripe e resfriado

Lave seu nariz: Realize essa técnica com soro fisiológico 0,9% em temperatura ambiente com auxílio de uma seringa de 20 ml sem agulha, de 3 a 4 vezes por dia. O paciente deve inclinar seu corpo para frente, apertar a seringa pela narina esquerda e deixar a solução entrar e escorrer. Em seguida, repetir o procedimento do outro lado. Sempre respirando pela boca e em cima de algum recipiente onde o soro possa cair. Essa ação ajuda retirar resíduos de poluição atmosférica e possíveis invasores, como vírus e bactérias.

Esquente suas vias respiratórias: Para dilatar as vias respiratórias tome um banho quente e inale a fumaça presente no banheiro. Outra técnica é ferver a água e colocar uma toalha ao redor da borda da tigela ou pia, com cuidado para não se queimar, e se inclinar sobre ela para respirar o vapor. Além disso, outra orientação é colocar umidificar na casa, em especial no quarto aonde irá dormir, proporcionando uma melhora da umidade do ar.

Beba líquidos: Procure ingerir pelo menos dois litros de água por dia, isso vai ajudar a diluir o muco gradualmente. E para relaxar as cavidades nasais e facilitar a descida da secreção pela garganta aposte no consumo de chás e sopas quentes.

“A congestão nasal com frequência faz com que o paciente precise respirar pela boca, o que pode desencadear outros problemas como irritação da garganta, voz anasalada e ronco. Por isso, caso esse sintoma persista por mais sete dias, o indicado é marcar uma consulta com o otorrinolaringologista”, finaliza Dolci.

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

mundo Insólito Há 15 Horas

Viúvo casa com sogra e cerimônia é organizada pelo sogro; entenda

mundo RÚSSIA-UCRÂNIA Há 14 Horas

Putin ameaça ataque nuclear contra o Ocidente na Ucrânia

mundo França Há 9 Horas

Jovem mata a avó com serra elétrica e tenta esconder corpo no galinheiro

mundo Espanha Há 11 Horas

Jovem morre atropelado por metrô após descer à linha para urinar

mundo México Há 16 Horas

Três turistas são mortos e jogados em poço em viagem de surf no México

mundo EUA Há 8 Horas

Homem dispara contra padre durante missa e arma trava: "Milagre"

brasil Rio Grande do Sul Há 16 Horas

Quase 850 mil pessoas são afetadas por chuvas no Rio Grande do Sul

fama GABRIELA-DUARTE Há 12 Horas

Gabriela Duarte critica Globo por deixar Regina de fora de documentário: 'Desprezo'

politica Bolsonaro Há 15 Horas

Bolsonaro volta a ser internado em Manaus após infecção na perna e no braço

mundo EUA Há 17 Horas

Polícia surpreende homem que queria companhia para festejar aniversário