Washington Olivetto compara mulher a Porsche e é criticado

O publicitário de 65 anos é presidente da agência W/McCann e vencedor de mais de 50 Leões de Cannes

© Reprodução

Brasil publicitário 25/07/17 POR Folhapress

O publicitário Washington Olivetto causou polêmica nas redes sociais nesta segunda (24) ao chamar o empoderamento feminino de "clichê constrangedor" e comparar mulheres a Porsches.

PUB

Em entrevista à BBC Brasil, Olivetto criticou o chamado "politicamente correto" e disse que a maior parte das causas sociais tem "um componente de oportunismo".

O publicitário de 65 anos é presidente da agência W/McCann e vencedor de mais de 50 Leões de Cannes, principal prêmio da área. Foi responsável pela criação de ícones da propaganda, como o garoto Bombril e a campanha "Valisère Primeiro Sutiã".

Para Olivetto, o empoderamento feminino já existia nesses anúncios. Hoje, contudo, o conceito se tornou mais um clichê, como "pensar fora da caixa" -todos "primos-irmãos" de "um baixo nível intelectual"."O empoderamento feminino está participando de qualquer reunião. Empoderamento feminino se pratica, não se prega", afirmou.

O publicitário defendeu um meio-termo entre o politicamente correto e o incorreto, que seria o "politicamente saudável": ideias irreverentes e com senso de humor, mas que respeitem a inteligência das pessoas.

Olivetto cita então como exemplo de "vida inteligente" uma história "aparentemente machista" que preparou para uma palestra, mas que agradaria a homens e não desagradaria a mulheres.

A ideia é explicar "por que Porsche é melhor do que mulher, que, diga-se de passagem, é excelente".

A superioridade do carro seria "comprovada" pelo fato de o homem poder ter mais de um Porsche, mas não mais de uma mulher; poder vender o carro e receber em troca dinheiro caso não o queira mais, mas perder dinheiro se não quiser mais a mulher; todos os homens que têm Porsche têm mulheres, mas o contrário não é verdadeiro.

REAÇÃO

No Twitter e no Facebook, usuários criticaram as declarações do publicitário, classificadas de machistas e ultrapassadas. "Olivetto se perde em suas próprias lamentações tacanhas e prefere falar asneiras a usar seu enorme talento", escreveu uma usuária no Twitter.

Outros saíram em defesa do publicitário. "Ele tem toda razão. Mulher não precisa de empoderamento, precisa, sim, de igualdade", afirmou outra usuária em uma publicação no Facebook. Com informações da Folhapress.

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

fama Anya-Taylor Jo Há 23 Horas

O vestido de princesa de Anya-Taylor Joy que encantou Cannes

esporte Óbito Há 21 Horas

Narrador Silvio Luiz morre aos 89 anos em São Paulo

politica Meio Ambiente Há 3 Horas

Vereador do PL diz que 'peso das árvores' causou tragédia climática no RS

fama LUCIANA-GIMENEZ Há 18 Horas

Luciana Gimenez comemora formatura do filho, Lucas Jagger, na Universidade de Nova York

mundo Aviões Há 23 Horas

Funcionário de aeroporto cai de avião na Indonésia após remoção de escada

esporte Ranking Há 11 Horas

Com Neymar, Forbes divulga lista dos atletas mais bem pagos do mundo

brasil CHUVA-RS Há 22 Horas

Aumenta para 151 o número de mortos na tragédia no Rio Grande do Sul

economia Educação 16/05/24

Governo propõe aumento de 13% a 31% a professores até 2026

mundo Streaming Há 18 Horas

Mãe detona quem critica filho gay: "Pior era se fosse homofóbico"

esporte Antero Greco Há 23 Horas

Antero Greco, comentarista da ESPN e ex-editor do Estadão, morre aos 69 anos