Ama a Itália? Saiba onde curtir 10 festas italianas no Brasil

Festas acontecem durante todo o ano; 4 começam em agosto

© iStock

Lifestyle MAMMA MIA 26/07/17 POR POR LUCIANA RIBEIRO, PARA ANSA

Com a imigração para a América do Sul entre 1880 e 1930, os italianos chegaram ao Brasil trazendo na bagagem suas próprias influências. Para manter os costumes vivos, eles começaram a organizar festas típicas que exploravam a cultura, gastronomia e tradições do país europeu.

PUB

Desde então, estas influências passaram a conquistar espaço na rotina dos brasileiros e são encontradas em diversos eventos inspirados na Itália. Confira as principais festas realizadas pelo Brasil durante todo o ano:

+ Veneza aumenta multas contra turistas que violarem 'decoro'

Festa Incanto Trentino

Realizada pela primeira vez em outubro de 1988 em Nova Trento, em Santa Catarina, a festa é organizada anualmente no mês de agosto e celebra as tradições e costumes do povo italiano. Neste ano, será realizada do dia 3 até 6 de agosto. Idealizada pelo Circolo Trentino de Nova Trento, o evento é uma das homenagens às belezas de Trentino Alto Ádige, região de onde saíram os primeiro imigrantes italianos, em 1875.

Festa no Juventus

Um dos clubes mais famosos de São Paulo, o Atlético Juventus, localizado na Mooca, traz a tradição italiana para a cidade no dia 19 de agosto. O jantar dançante reunirá dois tenores italianos e tem custo de R$150,00.

Festa de Nossa Senhora Achiropita

A típica festa é realizada no bairro do Bixiga, uma das regiões que mais abriga imigrantes italianos em São Paulo. Entre 5 de agosto e 3 de setembro, aproximadamente 30 barracas oferecem os principais pratos típicos do país europeu aos visitantes na 91ª edição da festa. A entrada é gratuita.

Festa de San Gennaro

A Festa de San Gennaro traz o melhor da cultura italiana para a região da Mooca, na zona leste de São Paulo, entre os meses de setembro e outubro. No evento, as ruas San Gennaro e Lins são tomadas por barracas que vendem a tradicional pasta italiana. Além disso, os apaixonados pela Itália poderão experimentar bebidas típicas e conhecer um pouco mais sobre a cultura do país.

Festa de São Vito

Esta celebração acontece tradicionalmente do dia 21 de maio a 3 de julho no Brás, em São Paulo. A festa italiana é organizada pela Associação Beneficente São Vito Mártir e reúne milhares de pessoas para comemorar o dia de São Vito, que é festejado no dia 15 de junho.

Festa da Paróquia de Nossa Senhora de Casaluce

Considerada a festa italiana tradicional mais antiga da cidade de São Paulo, a celebração acontece desde 1900 no Brás. O evento reúne cerca de 150 voluntários da comunidade que se dividem na organização da festa. São diversas barracas de comidas, bebidas e doces típicos italianos, inclusive com shows e apresentações gratuitas. Neste ano, a festa foi realizada entre 29 de abril e 28 de maio.

Festa Nacional da Uva de Caxias do Sul

A festa na serra gaúcha é uma das tradições que a cidade insiste em manter a cada dois anos, no mês de fevereiro. A principal atração é o vinho produzido pelas vinícolas locais. A festa, que tem entrada gratuita, homenageia a chegada dos primeiros imigrantes italianos na região serrana. Durante o evento, a gastronomia e cultura italiana podem ser exploradas. Além disso, há a eleição da rainha e das princesas da Festa da Uva. Neste ano, a festa quebrou uma tradição de mais de duas décadas e adiou o evento para fevereiro de 2019, interrompendo a sequência de realização a cada dois anos.

Festa Tradicional Italiana de Belo Horizonte

A tradicional festa típica é realizada anualmente em 4 de junho para comemorar o dia da República da Itália, data mais importante do calendário italiano. O evento é organizado pela Associação de Cultura Ítalo-Brasileira do Estado de Minas Gerais (ACIBRA-MG) e ocorre em Belo Horizonte. A proposta é unir italianos, ítalos-descendentes e brasileiros em um só lugar para aproveitarem as tradições, hábitos, gastronomia e cultura do país europeu.

Festitália de Blumenau

Promovida pela Lira Circolo Italiano di Blumenau, a Festitália acontece tradicionalmente no mês de julho e tem o objetivo de celebrar a enogastronomia e cultura do povo italiano. A comemoração surgiu em 1994 com o intuito de resgatar a paixão pelo país europeu. Desde sua primeira edição, o evento acontece na Vila Germânica e conta com a participação de conjuntos regionais. Neste ano, a festa aconteceu entre 14 e 23 de julho.

Festa Italiana de São Caetano do Sul

A festa é o evento mais tradicional de São Caetano do Sul e já passou da 20ª edição. A celebração é regada a comidas e bebidas típicas de diferentes cidades da Itália. Cada uma das 24 regiões do país europeu tem sua representação na maior festividade gastronômica e temática do ABC Paulista. A Comissão de Festejos da cidade é responsável por organizar a festa, que neste ano terá início no próximo dia 5 de agosto. Com informações da Ansa. 

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

fama A Grande Conquista 2 Há 17 Horas

Ex-Polegar pega faca durante discussão e é expulso de reality

politica Arthur Lira Há 18 Horas

Felipe Neto é autuado por injúria em inquérito aberto a pedido de Arthur Lira

mundo Posição de Lótus Há 19 Horas

O misterioso caso da múmia escondida em estátua de Buda

lifestyle Signos Há 20 Horas

Quatro signos que nasceram para serem famosos

fama GISELE-BÜNDCHEN Há 19 Horas

Gisele Bündchen recebe apoio de prefeito após chorar durante abordagem policial nos EUA

brasil Santa Catarina Há 19 Horas

Homem morre após ser atacado por quatro pitbulls em quintal de casa em SC

fama SAMARA-FELIPPO Há 15 Horas

Filha de Samara Felippo é alvo de racismo em escola, diz site

fama Iraque Há 17 Horas

Influencer iraquiana é morta a tiros em Bagdá

brasil MORTE-SP Há 14 Horas

Morte de jovem após deixar sauna gay causa pânico; relembre histórico

economia REINHART-KOSELLECK Há 18 Horas

Quem é o historiador lido por Haddad após bronca de Lula