Portugal é multado por afirmar que mulher não precisa de sexo aos 50

Vítima de erro médico teve indenização reduzida pela Justiça portuguesa, que alegou que a sexualidade não tem tanta importância na idade dela

© DR

Mundo preconceito 27/07/17 POR Notícias Ao Minuto

Em 1995, um erro médico durante uma cirurgia ginecológica simples deixou a portuguesa Maria Morais com incontinência urinária e fecal, além de praticamente incapaz de manter relações sexuais. O hospital foi obrigado pela Justiça do país a indenizar a vítima em 172 mil euros. No entanto, a instituição recorreu e o Supremo decidiu reduzir o valor da indenização para 111 mil euros, pois julgou que a mulher “já tinha 50 anos e dois filhos”, uma “idade em que a sexualidade não tem a importância que assume em idades mais jovens”. Nesta terça-feira (25), a Corte Europeia de Direitos Humanos condenou o governo de Portugal por “preconceito”.

PUB

Como divulgado pelo site "Público", a decisão inicial chegou a ser mantida por duas instâncias superiores, mas foi alterada por um colegiado de juízes com idades entre 56 e 64 anos, incluindo uma mulher, do Supremo Tribunal Administrativo.

+ Itália desmantela esquema ilegal de cidadania a brasileiros

A Corte Europeia de Direitos Humanos ordenou que o governo pague uma multa de 5.710 euros, sendo 3.250 por danos morais, à vítima. A decisão critica a posição da Justiça portuguesa, argumentando que a indenização não poderia ter sido reduzida, sobretudo com tais argumentos.

“A igualdade de gênero ainda é um abjetivo a atingir, e uma das formas de fazê-lo é abordando as causas profundas da desigualdade gerada pelos estereótipos”, diz a sentença. A Justiça portuguesa foi condenada por violação a duas normas da Convenção Europeia dos Direitos Humanos: é proibido discriminar em função de gênero, raça, cor, língua e religião, entre outros aspectos; e qualquer pessoa tem direito ao respeito pela sua vida privada e familiar.

Mesmo não tendo recuperado os 61 mil euros que perdeu, o advogado de Maria, Vítor Parente Ribeiro, comemorou e disse que, se o governo português não recorrer, a defesa pretende usar a decisão para tentar recuperar a diferença.

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

politica CHUVA-RS Há 21 Horas

Mortes pelas chuvas chegam a 75 e governador fala em 'Plano Marshall'

mundo Insólito Há 4 Horas

Viúvo casa com sogra e cerimônia é organizada pelo sogro; entenda

mundo México Há 4 Horas

Três turistas são mortos e jogados em poço em viagem de surf no México

fama BERNARD-HILL Há 23 Horas

Morre Bernard Hill, que atuou em 'Titanic' e 'Senhor dos Anéis', aos 79 anos

mundo enchentes no Rio Grande do Sul Há 23 Horas

Papa Francisco reza por vítimas de chuvas no Rio Grande do Sul

mundo EUA Há 22 Horas

Padre usa 200 mil reais do cartão da igreja para jogar 'Candy Crush'

politica Bolsonaro Há 4 Horas

Bolsonaro volta a ser internado em Manaus após infecção na perna e no braço

fama MADONNA-RIO Há 23 Horas

Tradutora da Globo viraliza ao evitar expressões sexuais de Madonna em show

brasil CHUVA-RS Há 23 Horas

Nível recorde do Guaíba coloca Porto Alegre em alerta de 'inundação severa'

brasil CHUVA-RS Há 6 Horas

Temperaturas caem e RS terá onda de frio a partir de quarta-feira (8)