3 suplementos que você pode tomar e 5 que deve evitar

Está na moda tomar vitaminas mas, como como tantas outras, existem riscos

©

DIGA SIM -  Vitamina D - Importante para a saúde dos ossos, podendo ser necessária quando o consumo de alimentos de origem animal é reduzido ou há pouca exposição solar. 

© iStock

DIGA SIM -  Zinco - Embora seja facilmente encontrado na alimentação, este é o único suplemento que pode ajudar contra uma gripe.

© iStock

DIGA SIM -  Ácido fólico (vitamina B9)- Importante para as mulheres que querem engravidar ou já estão em período de gestação.

© iStock

DIGA NÃO -  Vitamina B3 - A ingestão exagerada desta vitamina está cientificamente associada a um desenvolvimento de infecções e problemas no fígado. Obter esta vitamina no salmão, atum e beterraba é suficiente.

© iStock

DIGA NÃO -  Antioxidantes - Podem ser facilmente encontrados nos alimentos e a ingestão de suplementos tem sido associada ao aumento de determinados riscos de câncer.

© iStock

DIGA NÃO -  Vitamina E - Embora seja importante para a pele, quando tomada em excesso por aumentar o risco de determinados cânceres.

© iStock

DIGA NÃO -  Vitamina C - A que é ingerida nos alimentos (como a laranja, o kiwi, o morango e o pimentão) é suficiente, sendo o suplemento completamente ineficaz quando o objetivo é prevenir ou tratar uma gripe.

© iStock

DIGA NÃO -  Probitóticos - Quando tomados em excesso (ou seja, suplementos + ingestão de alimentos probióticos) podem não trazer benefícios à saúde.

© iStock

Lifestyle NUTRIÇÃO 27/07/17 POR Notícias Ao Minuto


Não há melhor suplemento vitamínico ou mineral do que aquele que tem origem na nossa alimentação. Esta ideia tem vindo a ser defendida pelos mais recentes estudos científicos e foca-se, sobretudo, na importância de olhar para os alimentos como verdadeiros medicamentos, excluindo tudo o que possa ser artificial.

PUB

Contudo, nem sempre é possível seguir a tese de Hipócrates, que diz para fazermos do nosso alimento o nosso remédio. E prova disso é o estilo de vida acelerado que levamos nos dias de hoje e o excesso de estresse que sentimos, dois fatores que andam sempre lado a lado e que interferem negativamente no nosso organismo e com a capacidade de absorvermos o que de melhor os alimentos têm para dar.

Mas, se por um lado existem suplementos que até podem ser benéficos (como é o caso da vitamina D, que fortalece a saúde óssea), outros podem ser completamente desnecessários por pouco ou nada acrescentarem à saúde, como acontece com os antioxidantes.

Como destaca o site Business Insider, a ingestão de suplementos (em comprimidos, cápsulas ou pó) deve ser feita sempre com o aconselhamento de um médico ou especialista, pois só assim é possível saber se a escolha é a mais acertada ou se estamos dando ao corpo algo que não precisa, aumentando, com isso, o risco de toxicidade.

Clique nas imagens acima e saiba que suplementos pode tomar e os que deve evitar (salvo indicação contrária do médico, como é claro). 

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

Lifestyle Coração 26/04/24

Sintomas que nem sempre são associados a problemas cardiovasculares

Lifestyle Saúde Oral 26/04/24

Hábitos simples que ajudam a combater o mau hálito

Lifestyle Signos 27/04/24

Estes são os três signos que adoram ser independentes!

Lifestyle Saúde 26/04/24

Meningite: neurologista responde às principais dúvidas sobre o tema

Lifestyle Cabelos 26/04/24

O que os cabeleireiros gostariam que você soubesse!

Lifestyle Relacionamentos 26/04/24

É assim que se supera uma separação, segundo especialistas amorosos

Lifestyle Estudo 27/04/24

Síndrome rara que causa baixa estatura pode prolongar os anos de vida