Entenda por que os dentes entortam

Especialista da Orthodontic explica por que algumas pessoas já nascem com a dentição torta, enquanto outras desenvolvem o problema durante a vida

© iStock

Lifestyle SAÚDE BUCAL 28/07/17 POR Notícias Ao Minuto

Dentes desalinhados, além de prejudicarem a estética do sorriso, podem impactar negativamente na saúde, causando problemas como enxaquecas, dores na coluna e até mesmo de mastigação, afetando a digestão e a absorção correta dos nutrientes. Mas, você sabe por que algumas pessoas já nascem com os dentes tortos e outras sofrem com o desalinhamento durante a vida? O dentista Edmilson Pelarigo, um dos fundadores da Orthodontic, primeira rede de clínicas odontológicas especializada em ortodontia do Brasil, esclarece o tema!

PUB

• Hereditariedade

Diversos fatores podem contribuir para que os dentes se desalinhem. Um deles é o problema de crescimento ósseo da maxila e da mandíbula, em que os dentes, com tamanho normal, não se encaixam perfeitamente na arcada dentária. “Isso pode acontecer desde o nascimento, devido a uma questão hereditária. Nesse caso, os dentes não possuem espaço suficiente para se posicionarem perfeitamente na cavidade bucal causando o seu desalinhamento”, explica o especialista.

• Hábitos na infância

Aparentemente inofensivos, hábitos como chupar o dedo ou chupeta, também podem impactar na formação dos ossos da face. “Esses costumes podem resultar em um dano extremamente significativo, deixando o palato – conhecido como ‘céu da boca’ -, mais profundo do que o normal, estreitando a arcada e favorecendo o desalinhamento dos dentes permanentes”, completa o dentista. Fatores externos, como roer as unhas e morder objetos, também podem ser vilões para a oclusão correta: “É importante ressaltar que qualquer pressão contínua e em longo prazo sobre os dentes pode deixá-los tortos. Assim, esses hábitos devem ser colocados de lado”.

• Perda óssea

Já na vida adulta, muitas pessoas que costumavam ter um sorriso perfeito notam a mudança do posicionamento dos dentes ao passar dos anos. Uma das explicações pode ser a perda óssea, ocasionada pela doença periodontal, uma condição inflamatória que afeta o tecido gengival. O Dr. Pelarigo explica que por conta da condição, os dentes se tornam mais vulneráveis e expostos, facilitando o desalinhamento.

“Para evitá-la, deve ser feita a higienização correta dos dentes e gengiva, utilizando uma escova macia e fio dental, controlando, assim, a placa bacteriana. Além disso, é recomendado que o paciente consulte um profissional da área a cada seis meses, pois, assim, pode ser feita a prevenção, o rápido diagnóstico e o controle correto caso haja algum problema”.

• Respiração pela boca

Você sabia que, com o tempo, a respiração pela boca também pode entortar a dentição? “O problema deve ser acompanhado por um otorrinolaringologista, que irá diagnosticar a condição e tratá-la. Ao mesmo tempo, é recomendado o uso do aparelho ortodôntico, para posicionar os dentes da maneira correta”, pontua o dentista.

• E o siso?

O nascimento dos sisos também pode contribuir para entortar um sorriso, até então, considerado perfeito. O problema ocorre quando esses dentes não possuem o espaço suficiente para emergirem, causando uma pressão sobre o restante da dentição, deslocando-a. Nesse caso, a orientação do especialista é a extração dos sisos.

• Questão de saúde

Dentes alinhados e com a oclusão correta - ou seja, quando existe o equilíbrio entre a arcada superior e inferior -, vão além da estética, representando também uma questão de saúde. Segundo o especialista, a posição incorreta da dentição pode causar diversos problemas para o paciente, como dores de cabeça, no maxilar e na coluna. “Muitas vezes, esses problemas são confundidos com doenças sistêmicas. Assim, o tratamento ortodôntico é indicado para devolver ao paciente um sorriso saudável, além de melhorar a sua qualidade de vida”.

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

fama Luto Há 21 Horas

Morre Anderson Leonardo, vocalista do Molejo, vítima de câncer

esporte Brasil agora mesmo

Estátua de Daniel Alves em Juazeiro vai ser retirada; entenda

mundo Antártida agora mesmo

Vulcão ativo na Antártida expele pequenos cristais de ouro

fama Redes Sociais agora mesmo

Livian Aragão, filha de Didi, sugere plágio e leva invertida na web

tech ESA Há 5 Horas

Sonda da Agência Europeia detecta 'aranhas' em Marte

fama Luto Há 7 Horas

Morre aos 95 anos o ator e comediante José Santa Cruz

mundo Titanic Há 7 Horas

Relógio de ouro do homem mais rico no Titanic vai ser leiloado

tech Ataque Há 4 Horas

Hackers vazam imagens de pacientes de cirurgia nus e prontuários de clínica de saúde sexual

fama Casais famosos Há 17 Horas

Romances estranhos dos famosos (e que ninguém parece lembrar!)

mundo Argentina Há 6 Horas

Bebê morre após ser abandonado pela mãe em stand de carros na Argentina