Argentina aguarda aval do Brasil para investigar esquema da Odebrecht

Segundo executivos e ex-executivos da empreiteira brasileira, foram pagos 35 milhões de dólares a agentes públicos argentinos

© Reuters

Mundo lentidão 29/07/17 POR Notícias Ao Minuto

Por enfrentar dificuldades internas para investigar o esquema de propina que envolve a Odebrecht, as autoridades argentinas pretendem montar uma equipe conjunta com o Brasil, que deve apurar o que foi revelado pelos delatores. O vizinho sul-americano, no entanto, aguarda o aval do governo brasileiro há mais de um mês.

PUB

Executivos e ex-executivos da empreiteira brasileira revelaram às autoridades americanas que foram pagos 35 milhões de dólares a agentes públicos argentinos entre 2007 e 2014. Em contrapartida, a empresa obteve três obras de infraestrutura que renderam 278 milhões de dólares em faturamento à Odebrecht.

+ Jovem de 18 anos é a 113ª vítima dos protestos contra Maduro

As leis da Argentina não permitem a realização de acordos de leniência, como foi feito no Brasil. Com o acordo, executivos confessam os crimes, apresentam provas e devolvem o dinheiro desviado aos cofres públicos. A Odebrecht já se disse dispostas a colaborar com o país.

Conforme publicado pelo "G1", representantes do Ministério Público da Argentina estiveram no Brasil para pedir ajuda às autoridades brasileiras no início deste ano. Por fim, foi celebrado um acordo em Buenos Aires, em 16 de junho, em que os MPs se comprometeram a formar uma equipe de investigação.

A efetivação da parceria estaria pendente por conta da liberação do processo pelo Ministério da Justiça Brasileira. Na Argentina, o órgão responsável é o Ministério das Relações Exteriores, que já deu o aval.

Quando questionado pelo "G1", o Ministério da Justiça disse apenas que ainda restam “procedimentos a cumprir”. "O Ministério da Justiça é o órgão central que representa o Brasil nos acordos internacionais. Para tanto, tem procedimentos a cumprir, entre eles, o sigilo na tramitação dos acordos até sua finalização. Por isso, neste momento, não pode se manifestar especificamente sobre essa possibilidade de acordo aventada", consta na nota.

Ainda segundo apurou o site, técnicos estão avaliando se as condições do acordo poderão ser cumpridas ou ainda precisam ser ajustadas, o que faria com que a formação da equipe conjunta atrasasse ainda mais.

O Brasil já vem colaborando com outros países nas investigações. No total, 28 países das Américas, África e Europa fizeram mais de cem pedidos ao Brasil.

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

fama Luto Há 9 Horas

Morre aos 95 anos o ator e comediante José Santa Cruz

tech ESA Há 7 Horas

Sonda da Agência Europeia detecta 'aranhas' em Marte

esporte Brasil agora mesmo

Estátua de Daniel Alves em Juazeiro vai ser retirada; entenda

mundo Titanic Há 10 Horas

Relógio de ouro do homem mais rico no Titanic vai ser leiloado

tech Ataque Há 6 Horas

Hackers vazam imagens de pacientes de cirurgia nus e prontuários de clínica de saúde sexual

mundo Antártida agora mesmo

Vulcão ativo na Antártida expele pequenos cristais de ouro

mundo Argentina Há 9 Horas

Bebê morre após ser abandonado pela mãe em stand de carros na Argentina

fama Redes Sociais Há 9 mins

Livian Aragão, filha de Didi, sugere plágio e leva invertida na web

fama Casais famosos Há 1 Hora

Romances estranhos dos famosos (e que ninguém parece lembrar!)

lifestyle Signos Há 6 Horas

Estes são os três signos que adoram ser independentes!