EUA detectam atividade submarina 'incomum' na Coreia do Norte

Segundo o oficial de defesa, o teste é o quarto registrado pelos EUA em 2017 e fundamental para o desenvolvimento da capacidade de lançamento de mísseis em submarinos

© Reuters

Mundo Perigo 01/08/17 POR Folhapress

Forças americanas detectaram "níveis incomuns e sem precedentes" de atividade submarina da Coreia do Norte, afirmou um oficial de defesa dos Estados Unidos à emissora CNN.

PUB

A atividade acontece em meio ao aumento da tensão entre os dois países após o teste de um míssil balístico intercontinental por Pyongyang. Como resposta, os EUA testaram o seu sistema de defesa contra mísseis no Alasca.

De acordo com a CNN, os EUA registraram novo "teste de ejeção" realizado no Estaleiro Naval de Sinpo, na Coreia do Norte. O teste usa a alta pressão para impulsionar os mísseis, evitando com que as chamas ou o calor do motor danifiquem um submarino, uma embarcação ou qualquer equipamento próximo do lançamento.

Segundo o oficial de defesa, o teste é o quarto registrado pelos EUA em 2017 e fundamental para o desenvolvimento da capacidade de lançamento de mísseis em submarinos.

O militar norte-americano afirmou ainda que os EUA detectaram a atividade de submarino no Mar Amarelo, que banha a China e as duas Coreias.

POTÊNCIA

Nesta segunda (31), o teste da Coreia do Norte de um míssil balístico intercontinental mostrou que Pyongyang agora pode ser capaz de alcançar a maior parte continental dos Estados Unidos, disseram duas autoridades norte-americanas à agência de notícias Reuters.

+ EUA não quer derrubar Kim Jong-un, diz secretário de Estado

A avaliação, que as autoridades discutiram em condição de anonimato, destacou a crescente ameaça emitida pelos programas de mísseis e nuclear de Pyongyang.

Com a escalada na tensão com a Coreia do Norte, o primeiro-ministro do Japão, Shinzo Abe, conversou com Trump nesta segunda e concordou sobre a necessidade de mais ação sobre Pyongyang, horas após a embaixadora dos EUA na Organização das Nações Unidas dizer que Washington está "farto de falar sobre a Coreia do Norte". Com informações da Folhapress.

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

fama Vídeo Há 21 Horas

Influenciadora digital agride mulher na rua em MG; veja vídeo

mundo Coreia do Norte Há 23 Horas

Coreia do Norte confirma míssil e promete reforçar "força nuclear"

brasil CHUVA-RS Há 19 Horas

Submersa há 15 dias, cidade mais afetada do RS reabre casas a conta gotas

fama Sean Diddy Combs Há 23 Horas

Imagens de videovigilância mostram rapper agredindo a ex-namorada

justica São Paulo Há 23 Horas

Professora e os dois filhos são mortos em SP; PM é suspeito

brasil Vídeo Há 22 Horas

Menino de 6 anos é salvo de apartamento em chamas no Rio Grande do Sul; veja vídeo

brasil sul do brasil Há 23 Horas

Nova frente fria avança no Sul, e Inmet coloca parte do RS, Santa Catarina e Paraná em alerta

brasil Vírus Há 21 Horas

Cientistas confirmam circulação de vírus mayaro em humanos em Roraima; entenda riscos

mundo Espanha Há 18 Horas

"Usava fones": Mulher morre atropelada por trem na Espanha

fama TONY-RAMOS Há 19 Horas

Tony Ramos está muito bem, afirma Denise Fraga sobre recuperação após cirurgia