Temer diz que saque de contas inativas foi ação criativa e de sucesso

No vídeo, Temer aproveitou para fazer um afago a sua equipe econômica, que chamou de "heróis"

© Reuters / Beto Barata/PR

Economia FGTS 01/08/17 POR Estadao Conteudo

No dia que antecede a sessão que deve apreciar a denúncia contra ele por corrupção passiva, o presidente Michel Temer voltou a usar o recurso de vídeo para exaltar feitos do governo. Desta vez, o assunto escolhido foi a liberação das contas inativas do Fundo de Garantia de Tempo de Serviço (FGTS), que ele classificou como criativa.

PUB

No vídeo, Temer aproveitou para fazer um afago a sua equipe econômica, que chamou de "heróis". Ao enaltecer a medida o presidente destacou novamente que sua preocupação central é com a retomada do emprego e disse que lutará por isso "até o ultimo dia do meu governo".

Sem citar a situação política que vive, Temer afirmou apenas que terá força para enfrentar as "injustiças". "Administrar um país é administrar prioridades e quando a prioridade é para os que mais precisam o dever cumprido fica prazeroso e nos da força para enfrentar outras injustiças", disse, destacando que o Brasil "não pode, não deve e não vai parar".

"No que depender do seu presidente, podem estar certo, disposição e coragem não me faltarão para melhorar e reformar o que for preciso", completou. Dirigindo-se aos espectadores novamente como "meus amigos e minhas amigas", Temer fez um balanço do saque das contas inativas, que teve o prazo encerrado na segunda-feira, 31, e disse que a ação foi um "sucesso". "Uma ação criativa e que deu um extraordinário resultado", disse.

Temer afirmou ter "a coragem e a iniciativa" de encomendar a medida que resultou em aproximadamente R$ 43 bilhões que foram repassados a cerca de 25 milhões de contribuintes. "Por um lado era uma ação simples, bastava devolver o dinheiro aos seus verdadeiros donos. Simples para mim, simples para você, mas entrava governo, saia governo e nunca ninguém pensou nisso. Nunca ninguém fez nada. Ficava aquele dinheirão parado", afirmou. Em um estilo diferente, Temer se nomeou "gestor responsável" e disse que é preciso inovar. "Tem horas que tem que ter a sensibilidade e perceber que devolver para sociedade o que lhe pertence é a obrigação de um gestor responsável".

Elogios

O presidente disse que tomou a medida sem descuidar do equilíbrio das contas públicas e que pensou na necessidade dos brasileiros em pagarem dívidas ou consumirem. Temer aproveitou para elogiar a equipe econômica, sem citar nominalmente nenhum ministro. "Quero parabenizar minha equipe econômica, vocês foram verdadeiros heróis, rápidos e sensíveis", afirmou. Temer também fez um agradecimento aos funcionários da Caixa Econômica Federal, que trabalharam aos sábados para garantir os saques, e disse que eles foram "verdadeiros guerreiros".

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

fama Jojo Todynho Há 12 Horas

Jojo Todynho veste roupa que usava antes de perder 50kg. "Saco de batata"

brasil Herança Há 14 Horas

Viúvo de Walewska cobra aluguel para que sogros morem em imóvel da filha

brasil Rio Grande do Sul Há 14 Horas

Governador do RS alerta para "maior desastre da história" do estado

mundo EUA Há 11 Horas

Criança morre após ser forçada a correr em esteira pelo pai

fama Brian McCardie Há 12 Horas

Morre Brian McCardie, ator da série Outlander, aos 59 anos

brasil MORTE-SC Há 13 Horas

Adolescente de 14 anos morre após ser picado por cobra venenosa em SC

mundo Londres Há 12 Horas

Responsável por ataque com espada em Londres tem cidadania brasileira

fama Isabel Veloso Há 14 Horas

Marido de influencer com câncer terminal: 'Finjo que não vai acontecer'

fama Bastidores da TV Há 5 Horas

Bianca Rinaldi relata agressões de Marlene Mattos: "Humilhação"

economia INSS Há 12 Horas

INSS começa a pagar 13º antecipado; veja quem tem direito