General líbio ameaça bombardear missão naval italiana

Para o Parlamento da cidade oriental de Tobruk, base do general, a missão representa uma "violação da soberania nacional"

© Reuters

Mundo Soberania 02/08/17 POR Ansa

O general Khalifa Haftar, que controla boa parte do leste da Líbia, ordenou que suas forças bombardeiem as embarcações italianas enviadas para uma missão naval nas águas territoriais do país africano.

PUB

A operação foi autorizada nesta quarta-feira (2) pelo Senado e pela Câmara dos Deputados da Itália e conta com o aval do primeiro-ministro do governo de união nacional na Líbia, Fayez al Sarraj, rival de Haftar. Para o Parlamento da cidade oriental de Tobruk, base do general, a missão representa uma "violação da soberania nacional".

O acordo entre Roma e Trípoli, sede do governo de Sarraj, prevê o deslocamento de navios italianos para ajudar na gestão da crise migratória no Mediterrâneo Central, focando no combate a traficantes de seres humanos.

+ Itália aprova missão na Líbia para conter migrantes

Os militares da nação europeia darão apoio às ações da Guarda Costeira da Líbia e só poderão usar a força em caso de agressão e "de maneira limitada, gradual e proporcional". "Não está prevista nenhuma agressão à soberania líbia", garantiu a ministra da Defesa da Itália, Roberta Pinotti, na última terça-feira (1º).

A operação se dará em um contexto de emergência humanitária no Mediterrâneo Central, trecho do mar usado por traficantes para o transporte de migrantes forçados e refugiados entre o norte da África e o sul italiano. Apenas em 2017, 95,2 mil pessoas concluíram a travessia, uma queda de 2,73% em relação ao mesmo período de 2016.

Líbia dividida

A ameaça de Haftar representa um claro desacordo com Sarraj, pouco mais de uma semana depois de os dois rivais terem assinado um pacto de cessar-fogo e para a realização de eleições no primeiro semestre de 2018.

O acordo foi assinado nos arredores de Paris e mediado pelo presidente da França, Emmanuel Macron, mas tem ainda bases frágeis. Sarraj chefia um governo de união nacional chancelado pelas Nações Unidas e nascido de um tratado assinado em dezembro de 2015, no Marrocos.

Mas seu gabinete não é reconhecido por Haftar, que tem sua fortaleza em Tobruk, no leste do país, e representa os grupos contrários ao Islã político. O general comanda um conjunto de milícias chamado Exército Nacional Líbio, que hoje também é a principal força armada do país africano.

A fragmentação da Líbia, também protagonizada por milícias islâmicas inspiradas na Irmandade Muçulmana e grupos terroristas, abriu um vácuo de poder e fortaleceu traficantes de seres humanos que atuam no Mediterrâneo.

O acordo entre Haftar e Sarraj deixou a Itália otimista quanto a um possível arrefecimento da crise migratória, mas a ameaça do general pode pôr tudo a perder, ainda mais pelo fato de a missão naval de Roma ter sido pedida pelo próprio primeiro-ministro de união nacional.

Sarraj e o governo italiano ainda não se posicionaram sobre a postura de Haftar. Com informações da ANSA.

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

fama Vídeo Há 22 Horas

Influenciadora digital agride mulher na rua em MG; veja vídeo

brasil CHUVA-RS Há 20 Horas

Submersa há 15 dias, cidade mais afetada do RS reabre casas a conta gotas

brasil Vídeo Há 23 Horas

Menino de 6 anos é salvo de apartamento em chamas no Rio Grande do Sul; veja vídeo

brasil sul do brasil Há 23 Horas

Nova frente fria avança no Sul, e Inmet coloca parte do RS, Santa Catarina e Paraná em alerta

brasil Vírus Há 22 Horas

Cientistas confirmam circulação de vírus mayaro em humanos em Roraima; entenda riscos

mundo Espanha Há 18 Horas

"Usava fones": Mulher morre atropelada por trem na Espanha

fama TONY-RAMOS Há 20 Horas

Tony Ramos está muito bem, afirma Denise Fraga sobre recuperação após cirurgia

mundo VOLODIMIR-ZELENSKI Há 19 Horas

Nova frente de ataque da Rússia pode ser apenas primeira onda, diz Zelenski

esporte Bastidores Há 17 Horas

Flamengo multa Gabigol e tira a 10 do atacante após foto com camisa do Corinthians

esporte Futebol Há 22 Horas

Emocionado, Cássio se despede no Corinthians: 'Serei eternamente grato por tudo'