Veneza sofre com excesso de turistas e é comparada à Disneylândia

'New York Times' fez artigo sobre excesso de turistas na cidade

© iStock

Lifestyle SUPER LOTAÇÃO 04/08/17 POR ANSA

Palco de crescentes movimentos contra o turismo de massa, Veneza foi tema nesta quinta-feira (3) de um artigo do jornal norte-americano "The New York Times" que a define como uma "Disneylândia com mar" por causa do excesso de viajantes.

PUB

Segundo o diário, a capital do Vêneto está "submersa" por turistas e apresenta "dificuldades" para seus moradores, muitos dos quais se mudaram para Mestre, a parte do município que fica em terra firme. "E grande parte dos que permaneceram fica bem longe da praça San Marco", afirma o "NYT", que cita depoimentos de venezianos.

+ Em Buenos Aires, turistas já podem usar bicicletas gratuitamente

"Não podemos comprar presunto porque não tem mais charcutaria", lamenta Bruno, um dos habitantes ouvidos pelo jornal e cuja mãe compara Veneza à Disneylândia. Segundo ela, o crescente negócio dos B&Bs (bed & breakfast, um tipo de pousada muito comum na Europa) favorece o êxodo dos moradores, que preferem alugar suas casas no centro histórico para turistas.

O artigo provocou reações imediatas entre os venezianos, apesar de eles reconhecerem os problemas causados pelo turismo de massa. "Atiram contra a cidade com ataques capciosos", disse Alberto Nardi, ex-presidente da Associação Praça San Marco.

"Dizer que não existem problemas seria errado, mas generalizar ao máximo é um erro que não faz bem a quem deseja o bem desta cidade", acrescentou, acusando alguns venezianos de só criticarem, sem apresentar soluções para a convivência no município.

Já Matteo Secchi, histórico líder de uma associação que luta pela proteção de Veneza, afirmou que a situação na cidade é "crítica" e deve ser destacada por jornais do mundo todo, mas ressaltou que é "inútil" fazer "alarmismo". "Para falar de Veneza, é preciso ter o devido conhecimento da cidade. Às vezes, parece que quem escreve está convencido de que se pode chegar na praça San Marco de carro", ironizou.

Nas últimas semanas, a Prefeitura de Veneza vem adotando medidas para tentar melhorar a convivência entre turistas e moradores, incluindo a proibição de consumir bebidas alcoólicas na rua em determinados horários e o aumento das multas por violações do "decoro", como pular nos canais do município.

Veneza é a terceira cidade da Itália que mais recebe turistas (10,2 milhões em 2015), atrás apenas da capital Roma (25 milhões) e de Milão (11,7 milhões). Após a Segunda Guerra Mundial, seu centro histórico tinha 175 mil habitantes; hoje são apenas 55 mil. Com informações da Ansa. 

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

fama Luto Há 16 Horas

Morre aos 95 anos o ator e comediante José Santa Cruz

tech ESA Há 13 Horas

Sonda da Agência Europeia detecta 'aranhas' em Marte

mundo Titanic Há 16 Horas

Relógio de ouro do homem mais rico no Titanic vai ser leiloado

fama DEBORAH-EVELYN Há 12 Horas

Famosos cometem gafe ao elogiar Deborah Evelyn em foto com marido

tech Ataque Há 13 Horas

Hackers vazam imagens de pacientes de cirurgia nus e prontuários de clínica de saúde sexual

lifestyle Signos Há 13 Horas

Estes são os três signos que adoram ser independentes!

mundo Argentina Há 15 Horas

Bebê morre após ser abandonado pela mãe em stand de carros na Argentina

fama Iraque Há 8 Horas

Influencer iraquiana é morta a tiros em Bagdá

brasil Paraíba Há 11 Horas

Menina de 6 anos tem pinos colocados em perna errada

fama Casais famosos Há 8 Horas

Romances estranhos dos famosos (e que ninguém parece lembrar!)