Forças Armadas reiteram apoio incondicional a Nicolás Maduro

Declaração é dada após um grupo de militares venezuelanos se rebelar

© DR

Mundo Crise 06/08/17 POR Notícias ao Minuto

As Forças Armadas da Venezuela (FAV) reiteraram neste domingo (6) o seu "apoio incondicional" ao Presidente Nicolás Maduro e à Assembleia Constituinte, depois de um grupo de militares e civis ter tentado tomar uma base militar com apelos à subversão.

PUB

"As FAV permanecem incólumes, unidas, aferradas às suas convicções democráticas, com a moral em alta, apoiando de maneira incondicional o cidadão Nicolás Maduro Moros, Presidente da República Bolivariana da Venezuela e nosso comandante chefe" lê-se em um comunicado divulgado em Caracas.

+ Mercosul se tornou um órgão de perseguição política, diz Venezuela

O documento, assinado pelo ministro da Defesa, Vladimir Padrino López, refere que as FAV apoiam também a iniciativa presidencial "de uma Assembleia Constituinte (AC), a revolução bolivariana, como um projeto que busca a consolidação da pátria, livre, soberana e independente".

No documento, a que a Agência "Lusa" teve acesso, as FAV começam informando o povo e o mundo que hoje "se produziu um ataque terrorista de tipo paramilitar contra a 41ª brigada blindada do Exército Bolivariano, situada em Valência, Estado de Carabobo", no centro-norte do país.

A referida ação foi executada por um grupo de criminosos civis portando vestimenta militar e por um primeiro tenente em situação de deserção. Foram repelidos em forma imediata, praticando-se várias detenções, incluindo o referido oficial subalterno."

No documento, o ministro da Defesa explica que a "operação terrorista" incluiu a difusão de um vídeo gravado pelo oficial, que há três anos foi afastado do cargo por "traição à pátria e rebelião" e que "fugiu do país e recebeu proteção em Miami", nos Estados Unidos.

"Os indivíduos capturados confessaram terem sido contratados nos estados (venezuelanos) de Zúlia, Lara e Yaracuy por ativistas da extrema direita venezuelana em conexão com governos estrangeiros", afirma.

O documento, que termina com a expressão "independência e pátria socialista, viveremos e venceremos", explica que as FAV não aceitarão uma violação da soberania da Venezuela, nem que sejam minadas as conquistas sociais alcançadas. Com informações da Lusa.

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

Mundo EUA 01/05/24

Faxineira pede demissão após 27 minutos de trabalho em hotel; entenda

Mundo Utah 01/05/24

Gata é enviada por correio acidentalmente e fica 7 dias sem água e comida

Mundo Aliia Nasyrova 01/05/24

Rapunzel: Ucraniana entra para o Guinness com cabelo de 2,57 metros

Mundo Aviões 01/05/24

Piloto alcoolizado leva Japan Airlines a cancelar voo nos EUA

Mundo Botsuana 01/05/24

Dezenas de hipopótamos presos na lama devido à seca em Botsuana

Mundo Vídeo 01/05/24

Estudantes pró-Palestina e pró-Israel entram em confronto em universidade

Mundo EUA 01/05/24

EUA devem reclassificar maconha como droga menos perigosa, diz agência

Mundo Coreia do norte 01/05/24

Como é a vida na Coreia do Norte? É cada lei esquisita!

Mundo REINO UNIDO-IMIGRAÇÃO 01/05/24

Reino Unido começa a deter migrantes que serão deportados para Ruanda

Mundo China 02/05/24

Desabamento de estrada faz ao menos 48 mortos na China