Colesterol é necessário para o bom funcionamento do corpo; entenda

Cerca de 70% do colesterol é fabricado pelo organismo, no fígado, enquanto que os outros 30% vêm da dieta

© iStock

Lifestyle GORDURA 12/08/17 POR Notícias Ao Minuto

O colesterol é um tipo de gordura encontrado no corpo humano fundamental para o funcionamento do organismo. É componente estrutural das membranas celulares e está presente no cérebro, nervos, músculos, pele, fígado, intestinos e coração. Segundo a nutricionista Ellen Carolina Ferreira, do Hospital Santa Casa de Mauá, o corpo humano também utiliza o colesterol para produzir alguns hormônios, vitamina D e ácidos biliares que ajudam na digestão das gorduras. Cerca de 70% do colesterol é fabricado pelo organismo, no fígado, enquanto que os outros 30% vêm da dieta.

PUB

+ Brasileiras são as que mais doam leite, diz pesquisa

“Mas é importante estar atento ao colesterol alto, pois segundo dados da OMS - Organização Mundial da Saúde mata mais de 4 milhões de pessoas ao ano no mundo”, explica a profissional.

Existem dois tipos de colesterol: o HDL - colesterol bom - que ajuda a carregar o colesterol dentro das artérias e transportá-lo de volta ao fígado para ser excretado e o LDL - colesterol ruim, que o leva do fígado para os tecidos e seu excesso pode entupir as artérias e elevar o risco de doenças cardiovasculares.

“Em excesso, deposita-se nas paredes das artérias – que levam sangue para os órgãos e tecidos – iniciando a arteriosclerose. Se o acúmulo ocorrer nas artérias coronárias, pode ocasionar angina - dor no peito e infarto do miocárdio. E nas artérias cerebrais, pode provocar acidente vascular cerebral”, acrescenta a nutricionista.

Para não correr riscos com o colesterol alto, o ideal é manter uma vida saudável, com a prática de exercícios físicos, além de evitar os alimentos gordurosos e o fumo. Alimentos como bacon, toucinho, carne de frango com pele, torresmo, manteiga, creme de leite, nata, frituras, salsicha, salame, linguiça e carnes de animais contém grande quantidade de colesterol, portanto o ideal é evita-los. O aumento no nível de colesterol no sangue não costuma manifestar sintomas, mas quando atingem níveis muito elevados, podem manifestar aumento no fígado, baço e pancreatite.

Para controlar o colesterol o ideal é fazer uma dieta à base de leite e iogurte desnatados, queijo branco fresco, ricota, cottage, queijos light, peixes, aves sem pele, carnes magras, inhame, macarrão, pães, bolachas de água e sal e evitar o excesso de gordura.

Outros alimentos também são recomendados na redução do colesterol como o aipo, couve-de-bruxelas, bagaço da laranja, ameixa preta, couve-flor, mamão, amora, damasco, mandioca, azeite de oliva, ervilha, pão integral, aveia, farelo de aveia e trigo, pera, cenoura, pêssego, cereais integrais, feijão, quiabo, cevada, figo e vegetais folhosos.

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

mundo EUA Há 4 Horas

Faxineira pede demissão após 27 minutos de trabalho em hotel; entenda

fama SAMARA-FELIPPO Há 22 Horas

Filha de Samara Felippo é alvo de racismo em escola, diz site

justica Paraíba Há 2 Horas

Menina de 6 anos tem pinos colocados em perna errada

fama Anthony Vella Há 3 Horas

YouTuber sofre grave acidente em queda de paraglider filmada; assista

brasil MORTE-SP Há 21 Horas

Morte de jovem após deixar sauna gay causa pânico; relembre histórico

economia DESENROLA-BRASIL Há 5 Horas

Saiba como se inscrever no Desenrola Brasil e negociar suas dívidas

fama Peculiares Há 20 Horas

As manias mais estranhas dos famosos! Você tem alguma delas?

fama Justin Bieber Há 23 Horas

Justin Bieber preocupa fãs ao compartilhar fotografias chorando

mundo EUA Há 4 Horas

Filha do co-fundador do Slack é encontrada em van com homem de 26 anos

fama Gusttavo Lima Há 3 Horas

Gusttavo Lima interrompe espetáculo após mulher ser agredida