Romã e uva passa afastam sinais de envelhecimento; entenda

Conheça as propriedades das frutas que são alternativas para melhorar a saúde da pele e funcionamento do organismo

© iStock

Lifestyle ANTIOXIDANTES 10/08/17 POR Notícias Ao Minuto

Algumas frutas possuem propriedades que ajudam a combater o envelhecimento precoce, entre elas está o romã e a uva passa. A nutricionista Elaine de Pádua explica que o romã é fonte de antioxidantes que combatem os radicais livres, como perda da elasticidade, rugas e manchas. Essa propriedade é extremamente importante para que a pele não envelheça mais rápido.

PUB

“A fruta ainda aumenta o fator de proteção do filtro solar, já que o ácido elágico potencializa os níveis de glutationa (antioxidante produzido pelo organismo e que protege as células contra ação dos raios solares)”, conta a nutricionista Elaine de Pádua.

+ 7 ervas aromáticas que vão trazer sabor e saúde às refeições

A fruta é também rica em licopeno que tem enzimas que protegem da radiação e aumentam a resistência cutânea. A preocupação em se expor ao sol está cada vez maior devido ao aumento da intensidade das radiações ultravioletas relacionadas com o aquecimento do global. Pesquisas recentes indicam os efeitos positivos do licopeno em termos de resistência aos raios ultravioleta.

“Neste caso uma estratégia interessante para a fotoproteção é a sustentação do sistema antioxidante endógeno. O organismo humano protege-se naturalmente utilizando antioxidantes para neutralizar os efeitos nocivos dos radicais livres e isto pode ser realizado por várias enzimas e alimento fontes antioxidantes”, explica a especialista. Elaine recomenda o consumo de romã três vezes por semana.

A uva passa também é fonte de oligofrutossacarídeos com ação prebiótica no intestino (ajudam a manter as boas bactérias intestinais), além de conter fibras insolúveis, que facilitam o funcionamento do intestino. “Contêm também um mineral chamado boro que mantêm a saúde óssea, uma das regiões mais afetadas quando se está envelhecendo. Um estudo recente mostrou que acrescentar uva-passa no cardápio apresenta efeito positivo na diminuição do LDL colesterol”, explica Elaine.

A nutricionista lembra ainda que esse e outros estudos também mostram que a uva-passa, assim como outras fontes de carboidratos ricas em fibras e fitoquímicos, não aumenta o nível de triglicérides no sangue, um dado importante na prevenção de doenças cardiovasculares.

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

fama Luto Há 18 Horas

Morre aos 95 anos o ator e comediante José Santa Cruz

tech ESA Há 16 Horas

Sonda da Agência Europeia detecta 'aranhas' em Marte

fama DEBORAH-EVELYN Há 14 Horas

Famosos cometem gafe ao elogiar Deborah Evelyn em foto com marido

mundo Titanic Há 18 Horas

Relógio de ouro do homem mais rico no Titanic vai ser leiloado

lifestyle Signos Há 15 Horas

Estes são os três signos que adoram ser independentes!

brasil Paraíba Há 14 Horas

Menina de 6 anos tem pinos colocados em perna errada

mundo Argentina Há 17 Horas

Bebê morre após ser abandonado pela mãe em stand de carros na Argentina

fama Iraque Há 10 Horas

Influencer iraquiana é morta a tiros em Bagdá

tech Ataque Há 15 Horas

Hackers vazam imagens de pacientes de cirurgia nus e prontuários de clínica de saúde sexual

fama Casais famosos Há 10 Horas

Romances estranhos dos famosos (e que ninguém parece lembrar!)