Grêmio vence Godoy Cruz e garante vaga nas quartas da Libertadores

Precisando vencer, o Godoy Cruz surpreendeu com uma postura ofensiva e perdeu boas oportunidades no início

©  LUCAS UEBEL/GREMIO FBPA

Esporte classificado 09/08/17 POR Estadao Conteudo

O Grêmio levou um susto, mas fez valer sua superioridade técnica diante do Godoy Cruz para confirmar a vaga nas quartas de final da Libertadores nesta quarta-feira. Com Pedro Rocha inspirado, o time gaúcho superou o gol sofrido no início para derrotar o adversário argentino por 2 a 1, na Arena, e acabou com a incômoda sequência de eliminações nas oitavas do torneio.

PUB

A última vez que o Grêmio havia passado das oitavas de final da Libertadores foi em 2009. De lá para cá, eram quatro quedas consecutivas nesta fase. A sequência foi interrompida muito em função de uma grande atuação de Pedro Rocha, que além de marcar os dois gols, foi a principal opção ofensiva da equipe com muita qualidade pelo lado esquerdo.

É bem verdade que a vaga havia sido encaminhada com o triunfo por 1 a 0 na Argentina, há um mês, mas o gol de Javier Correa logo no início nesta quarta chegou a ameaçar o êxito gremista. A classificação, porém, mantém o grande momento vivido pelo Grêmio na temporada. Nas quartas, o time pode fazer confronto brasileiro com o Botafogo, que define a vaga nesta quinta com o Nacional-URU após ter vencido por 1 a 0 em Montevidéu.

O JOGO - Precisando vencer, o Godoy Cruz surpreendeu com uma postura ofensiva e perdeu boas oportunidades no início. Logo aos quatro minutos, Garrio aproveitou cochilo de Cortez e dominou já tirando o lateral. Dentro da área, encheu o pé, cruzado, parando em grande defesa de Marcelo Grohe. Três minutos depois, o goleiro voltou a aparecer para bloquear toque de Michel, que quase marcou contra.

O susto fez o Grêmio acordar e se soltar um pouco, abusando das jogadas pelas pontas, com Pedro Rocha e Ramiro. E quando os donos da casa pareciam dominar o duelo, sofreram o gol em um lance feliz de Javier Correa, aos 13. Ele recebeu pelo alto e emendou de primeiro, por cobertura. A força do chute enganou Grohe, que não foi bem para a bola e viu ela morrer na rede.

O gol silenciou a torcida, mas não abalou o Grêmio. Pelo contrário, o time da casa botou a bola no chão e cresceu. Aos 16, Luan finalizou da meia-lua no canto direito de Burián, que caiu para fazer grande defesa. A bola ainda tocou na trave antes de sair. Léo Moura, pouco depois, e Pedro Rocha também perderam boas oportunidades.

Mas o empate viria aos 28, e com a contribuição do goleiro adversário. Luan avançou pela direita e cruzou sem força, na direção do gol. A bola estava fácil para Burián, mas ele errou ao tentar agarrá-la. Esperto, Barrios aproveitou a sobra e tocou para Pedro Rocha marcar com o gol vazio.

O empate praticamente definiu a partida, porque o Grêmio diminuiu o ritmo, passou a administrar a vantagem e segurou o Godoy Cruz. Infernal, Pedro Rocha seguia levando a defesa adversária à loucura, como aos quatro minutos da etapa final, quando fez grande jogada e viu Angileri quase marcar contra.

E em um contra-ataque, o atacante definiu a classificação gremista. Aos 13, Geromel roubou a bola na defesa, cortou a marcação e arrancou antes de tocar para Luan. O atacante teve calma para encontrar Barrios, que invadiu a área pela direita e finalizou na trave. No rebote, Pedro Rocha ampliou.

Com o duelo definido, o Grêmio passou a tocar a bola no ataque e chegou a assustar uma última vez, em chute da entrada da área de Maicon que passou rente à trave. Ao Godoy Cruz restou tentar em jogadas aéreas, mas a defesa brasileira, bem postada, bloqueou com facilidade e garantiu o resultado, mesmo após a expulsão de Michel já no fim.

FICHA TÉCNICA:

GRÊMIO 2 X 1 GODOY CRUZ

GRÊMIO - Marcelo Grohe; Leonardo Moura, Pedro Geromel, Kannemann e Cortez; Michel, Maicon (Arthur), Ramiro (Fernandinho), Pedro Rocha (Marcelo Oliveira) e Luan; Lucas Barrios. Técnico: Renato Gaúcho.

GODOY CRUZ - Burián; Abecasis, Olivares, Galeano e Angileri; Fabián Henríquez (Facundo Silva), Felipe Rodríguez (Verdugo) e Gastón Giménez; Javier Garcia, Garrio (Ángel González) e Santiago García. Técnico: Mauricio Dibarboure.

GOLS - Javier Correa, aos 13, e Pedro Rocha, aos 28 minutos do primeiro tempo. Pedro Rochar, aos 13 minutos do segundo tempo.

ÁRBITRO - Enrique Cáceres (Paraguai/Fifa).

CARTÕES AMARELOS - Maicon, Fernandinho (Grêmio); Abecasis, Galeano, Fabián Henríquez, Olivares (Godoy Cruz).

CARTÃO VERMELHO - Michel (Grêmio).

RENDA - R$ 1.543.736,00.

PÚBLICO - 36.204 pagantes (38.797 presentes).

LOCAL - Arena do Grêmio, em Porto Alegre (RS).

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

fama Jojo Todynho Há 13 Horas

Jojo Todynho veste roupa que usava antes de perder 50kg. "Saco de batata"

mundo EUA Há 12 Horas

Criança morre após ser forçada a correr em esteira pelo pai

brasil Herança Há 15 Horas

Viúvo de Walewska cobra aluguel para que sogros morem em imóvel da filha

brasil Rio Grande do Sul Há 15 Horas

Governador do RS alerta para "maior desastre da história" do estado

fama Brian McCardie Há 13 Horas

Morre Brian McCardie, ator da série Outlander, aos 59 anos

brasil MORTE-SC Há 14 Horas

Adolescente de 14 anos morre após ser picado por cobra venenosa em SC

mundo Londres Há 13 Horas

Responsável por ataque com espada em Londres tem cidadania brasileira

fama Isabel Veloso Há 15 Horas

Marido de influencer com câncer terminal: 'Finjo que não vai acontecer'

fama Bastidores da TV Há 6 Horas

Bianca Rinaldi relata agressões de Marlene Mattos: "Humilhação"

esporte Arábia Saudita Há 14 Horas

Sem folga: Al Hilal treina após garantir vaga na final; veja as imagens