Brasil pode tripilicar receita anual do turismo, diz Embratur

A expectativa é do presidente do Instituto Brasileiro do Turismo (Embratur), Vinícuis Lumertz

© Pixabay

Economia confiança 10/08/17 POR Notícias Ao Minuto

O Brasil tem o maior potencial de turismo entre todos os países do mundo e pode quase triplicar a atual receita anual do setor, estimada nos últimos 12 meses em aproximadamente U$ 7 bilhões. A expectativa é do presidente do Instituto Brasileiro do Turismo (Embratur), Vinícuis Lumertz, anunciada em entrevista ao programa Voz do Brasil nessa quarta-feira (9).

PUB

“Nós acreditamos que sairemos desse nível de U$ 7 bilhões de receita e caminharemos para perto de U$ 20 bilhões de receita, aumentando os empregos ,que é a principal prioridade do país no momento”, destacou.

De acordo com o presidente do instituto, o país poderá alcançar essa receita a partir da aprovação do Projeto de Lei 7425/2017, enviado à Câmara dos Deputados pelo governo. A medida institui a Agência Brasileira de Promoção do Turismo, que tem como objetivo formular, implementar e executar ações de promoção comercial de produtos, serviços e destinos turísticos brasileiros no exterior.

+ BB tem lucro de R$ 5,2 bi no 1º semestre; expansão é de 67%

“O projeto de lei que está hoje na Câmara transforma a Embratur em uma agência moderna, com capacidade de competir com os países da região e do mundo inteiro, com recursos e independência financeira”, ressaltou.

Setor

Segundo Lumertz, o turismo é responsável atualmente por empregar 10% dos trabalhadores de todo mundo nas 52 áreas que compõem o setor. No Brasil, 8,5 milhões de brasileiros atuam no turismo. “É o emprego mais barato que pode ser gerado na economia. No futuro, vai ter uma questão adicional, que é a mudança gerada pela automação, que vai atingir quase 50% das profissões no Brasil, mas não tanto no turismo e o turismo vai abrir uma perspectiva muito boa”, ressaltou.

O presidente da Embratur destacou ainda a eleição do Brasil pela revista turística internacional Conde Nast Traveller como o país mais lindo do mundo em belezas naturais e pelo canal norte-americano CNN como o país "mais legal do mundo".

“O que nós precisamos [para avançar] é [ a aprovação] das reformas que estão sendo encaminhadas para o turismo, melhorar o ambiente de negócios para o ambiente e promover mais o Brasil no exterior. Assim, nós teremos um boom no turismo como tivemos na agricultura, porque o maior potencial para o turismo do planeta está aqui no Brasil”, avalia Lumertz. Com informações da Agência Brasil.

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

fama Luto Há 17 Horas

Morre Anderson Leonardo, vocalista do Molejo, vítima de câncer

esporte Brasil Há 21 Horas

Estátua de Daniel Alves em Juazeiro vai ser retirada; entenda

fama Redes Sociais Há 18 Horas

Livian Aragão, filha de Didi, sugere plágio e leva invertida na web

mundo Antártida Há 18 Horas

Vulcão ativo na Antártida expele pequenos cristais de ouro

fama CAMILA-MOURA Há 22 Horas

Camila Moura bate recorde no Instagram e agradece aos fãs

lifestyle Challenger deep Há 20 Horas

Onde fica o ponto mais profundo da Terra? Um famoso já esteve lá!

fama REALITY-A GRANDE CONQUISTA Há 23 Horas

Ratinho vira pedra no sapato de A Grande Conquista 2 e supera reality nas primeiras exibições

tech Justiça Há 13 Horas

X nega ter flexibilizado bloqueios e diz que perfis aproveitaram 'falha técnico-operacional'

tech Ataque Há 10 Horas

Hackers vazam imagens de pacientes de cirurgia nus e prontuários de clínica de saúde sexual

fama Casais famosos Há 12 Horas

Romances estranhos dos famosos (e que ninguém parece lembrar!)