Para Temer, ultrapassar os limites legais é abuso de autoridade

Declaração foi feita dois dias depois do peemedebista ter ingressado com pedido ao STF de suspeição do procurador-geral da República

© Marcos Brindicci / Reuters

Política Opinião 10/08/17 POR Folhapress

O presidente Michel Temer defendeu nesta quinta-feira (10) que ultrapassar os limites legais é um abuso de autoridade e que a desarmonia entre os poderes públicos é inconstitucional.

PUB

A declaração foi feita dois dias depois do peemedebista ter ingressado com pedido ao STF (Supremo Tribunal Federal) de suspeição do procurador-geral da República, Rodrigo Janot, alegando que ele atua em "obstinada perseguição".

Sem citar o chefe do Ministério Público Federal, o peemedebista disse que a lei deve imperar em "todos os momentos"e que a harmonia entre os poderes é uma "determinação constitucional".

+ 'História é incomprovável', diz procurador sobre contas de Dilma e Lula

"As pessoas acham que a autoridade é a constituída e quando, na verdade, a única figura que tem autoridade no nosso sistema é a lei. Quando se ultrapassa os limites legais é que há abuso de autoridade", disse. "Toda vez que há uma desarmonia há uma inconstitucionalidade, ou você presta importância ao sistema montado ou você o destrói", acrescentou.

O embate entre Temer e Janot teve início em maio deste ano, por causa da delação premiada de sete executivos da JBS.

O empresário Joesley Batista gravou o presidente no Palácio do Jaburu, áudio que fez parte da colaboração feita com procuradores.

Após as revelações feitas pelo grupo, Janot abriu investigações sobre Temer e o denunciou pelo crime de corrupção passiva - rejeitada pela Câmara.

Mais duas denúncias que têm o peemedebista como foco ainda são esperadas: de organização criminosa e obstrução de Justiça.

LITÍGIO

O presidente participou nesta quinta-feira (10) de solenidade de assinatura de acordos pela AGU (Advocacia-Geral da União) para melhorar a defesa nacional no exterior e diminuir litígios interfederativos.

As propostas têm como objetivo fortalecer a defesa do país nas cortes interamericanas de direitos humanos e diminuir conflitos entre unidades da federação por meio de uma câmara de conciliação.

Segundo o presidente, a litigância nos últimos tempos "aumentou enormemente"o número de processos, criou uma "instabilidade social extraordinária".

Presente na cerimônia, a presidente do STF (Supremo Tribunal Federal), Cármen Lúcia, criticou o excesso de litígios no sistema jurídico brasileiro. Segundo ela, a contestação "onera o poder público" e o cidadão "que quer respostas".

"Houve um período que se litigava até para forçar a um acordo. E o que queremos é tentar o acordo para se impedir o litígio", disse.

Ela ressaltou que entidades estatais são hoje as maiores litigantes no sistema jurídico e que há atualmente 80 milhões de processos em andamento no país."Nós precisamos de um direito que fortaleça a federação por meio do consenso", disse.

A ministra Grace Mendonça (AGU) ressaltou que as medidas aliviarão o excesso de processos no Poder Judiciário, por meio de audiências para acordos.

"Nós precisamos reconstruir uma política nova e uma advocacia forte. E transformar a nossa realidade de uma advocacia sobrecarregada", disse. Com informações Folhapress.

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

mundo Óbito Há 13 Horas

Morre o Presidente do Irã Ebrahim Raisi em tragédia de avião

fama Saúde Há 12 Horas

Tony Ramos é submetido a nova cirurgia após novos hematomas no crânio

tech Espaço Há 12 Horas

Saiba o que a cor diz sobre o meteoro que iluminou os céus de Portugal

fama Fake News Há 12 Horas

Instagram sinaliza como 'fake news' postagem de Regina Duarte sobre o RS

politica Justiça Há 13 Horas

STF: entenda por que ministros indicados por Bolsonaro votaram contra seu salvo-conduto

fama Guilherme Leon Há 10 Horas

Cantor sertanejo morre um dia depois de assinar contrato com gravadora

esporte Morte Há 13 Horas

Zagueiro de 19 anos morre vítima de infarto antes de jogo no Pará

fama Televisão Há 13 Horas

Fátima Bernardes aceita dançar com Antonio Banderas na final da Dança dos Famosos

brasil Rio Grande do Sul Há 13 Horas

Ônibus são incendiados na região central de Porto Alegre

fama Saúde Há 5 Horas

Susana Vieira diz ter leucemia incurável, mas está 'em paz'