'Centrão' pressiona Temer e quer André Moura no lugar de Imbassahy

Partidos do grupo também ameaçam não votar a favor da reforma da Previdência e não apoiar o presidente em caso de uma segunda denúncia

© Valter Campanato/Agência Brasil

Política Instabilidade 15/08/17 POR Notícias Ao Minuto

Depois de apoiarem incondicionamente o presidente Michel Temer durante a votação da denúncia de corrupção passiva, no plenário da Câmara, na última semana, os partidos do chamado "centrão" resolveram pressionar ainda mais o governo.

PUB

Se na semana passada eles afirmavam que não votariam a reforma da Previdência, nesta eles começaram a pedir mudança na articulação política do governo, em uma demonstração clara de insatisfação com o ministro do PSDB Antonio Imbassahy, da Secretaria de Governo.

Eles têm, inclusive, nome para o posto de articulador político do Planalto: o do líder do governo no Congresso, deputado André Moura (PSC-SE), considerado um representante com trânsito entre deputados do baixo clero

"O governo teve o apoio dos partidos da base, mas não tem dado o tratamento esperado. Se não houver mudança na articulação política do Planalto, a situação no Congresso vai piorar", disse um dos líderes do "Centrão", sem se identificar.

Ele deixou clara a revolta em relação à postura adotada pelo governo no que diz respeito aos partidos da base que não votaram majoritariamente a favor de Temer: PSDB e PSB.

De acordo com informações do portal G1, para apaziguar os ânimos, o Planalto promete, até o final da semana, reorganizar a distribuição de pelo menos 150 cargos de segundo e terceiro escalão entre aliados do governo. 

+ Joesley escondeu crimes em delação, afirma MPF

+ Pagamento da JBS à irmã de Funaro será usado em denúncia contra Temer

Previdência

Já para justificar a decisão de não apoiar a reforma previdenciária, os líderes do PP, PR e PSD - as três principais siglas do grupo -, alegam que, depois do desgaste causado pelo apoio ao presidente, cuja rejeição junto aos eleitores chegou a cerca de 90%, de acordo com as últimas pesquisas de opinião pública, fica inviável votar mais uma reforma polêmica. Ainda mais em ano pré-eleitoral.

"O momento é muito delicado, não temos unidade na bancada para isso [votar a reforma]. Nós esperamos que o governo tenha um sentimento de reagrupação e senso de responsabilidade de saber quem realmente é base e quem não é", afirmou o líder do PP, Artur Lira (AL), na última semana.

Juntas, as bancas de PP, PR e PSD somam 123 deputados. Na votação da denúncia, os três partidos deram 87 dos 263 votos a favor de Temer. Para aprovar a reforma da Previdência, o governo precisa de 308 votos.

Para piorar a situação do Planalto, há ainda a expectativa de uma segunda denúncia, por parte da Procuradoria-Geral da República, contra Michel Temer, dessa vez por obstrução da Justiça, o que desgastaria ainda mais a imagem dele e dificultaria as articulações políticas em prol das reformas.

"A reforma tem que ser votada dentro de uma uniformidade da base, e o governo não tem essa uniformidade. A discussão da Previdência abre a porta para sociedade ir para as ruas, é tudo o que o governo tem de evitar diante de uma segunda denúncia", afirma o líder do PSD, Marcos Montes (MG).

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

fama A Grande Conquista 2 Há 19 Horas

Ex-Polegar pega faca durante discussão e é expulso de reality

politica Arthur Lira Há 20 Horas

Felipe Neto é autuado por injúria em inquérito aberto a pedido de Arthur Lira

mundo Posição de Lótus Há 21 Horas

O misterioso caso da múmia escondida em estátua de Buda

lifestyle Signos Há 22 Horas

Quatro signos que nasceram para serem famosos

fama GISELE-BÜNDCHEN Há 22 Horas

Gisele Bündchen recebe apoio de prefeito após chorar durante abordagem policial nos EUA

brasil Santa Catarina Há 22 Horas

Homem morre após ser atacado por quatro pitbulls em quintal de casa em SC

fama SAMARA-FELIPPO Há 17 Horas

Filha de Samara Felippo é alvo de racismo em escola, diz site

fama Iraque Há 19 Horas

Influencer iraquiana é morta a tiros em Bagdá

brasil MORTE-SP Há 16 Horas

Morte de jovem após deixar sauna gay causa pânico; relembre histórico

economia REINHART-KOSELLECK Há 20 Horas

Quem é o historiador lido por Haddad após bronca de Lula