Teste encontra inseto morto em café e pelo de rato em farinha

Resultado do estudo do Proteste foi divulgado nesta quinta-feira (17)

© pixabay

Brasil proteste 18/08/17 POR Notícias Ao Minuto

Um teste realizado pela associação de Consumidores Proteste divulgou nesta quinta-feira (17) os resultados da primeira fase dos testes de segurança alimentar. Nesta etapa, o estudo encontrou desde pelo de roedor a inseto morto em amostras de pó de café e farinha de trigo.

PUB

Os testes foram feitos com base no regulamento técnico da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) que estabelece os requisitos mínimos para avaliação de matérias estranhas macroscópicas e microscópicas em alimentos e bebidas, assim como seus limites de tolerância. Ou seja, segundo a legislação, cada produto pode trazer certa quantidade de corpos estranhos.

Para verificar a presença de matérias estranhas, como ácaros, pelo de roedor e insetos, a Proteste levou oito marcas ao laboratório, sendo elas quatro de café (Caboclo, Pilão, Melitta e 3 corações) e quatro de farinha de trigo (Dona Benta, Renata, Sol e Rosa Branca).

+ Idosa se confunde e dirige na calçada da orla de Salvador; assista

De acordo com os resultados, as marcas Caboclo e Pilão não apresentaram matérias estranhas macroscópicas e nem microscópicas. O café 3 corações apresentou 15 fragmentos de insetos em 25g de amostra, mas está de acordo com a legislação.

No entanto, a marca Mellita revelou a presença de 13 fragmentos de insetos e 1 inseto inteiro morto em 25g de amostra, não estando assim de acordo com a legislação que não prevê a presença de insetos inteiros mortos. Isso mostra que pode ter havido falhas no processo de produção, manipulação ou armazenamento do produto.

Em nota, a Mellitta afirmou que desconhece os procedimentos utilizados para o teste dos produtos e reiterou que prima pela qualidade dos produtos.  A empresa afirmou ainda que realiza análises periódicas com laboratórios independentes certificados e que em nenhum momento foram encontradas as irregularidades divulgadas pelo Instituto Proteste. A empresa afirmou vai recolher o lote em questão para refazer as análises, em respeito ao consumidor.

Já as amostras de farinha de trigo das marcas Renata, Dona Benta e Rosa Branca estão de acordo com a legislação.

Porém, a amostra da marca Sol revelou a presença de 25 fragmentos de insetos e 1 fragmento de pelo de roedor em 50g de amostra, sendo assim, não está de acordo com a legislação, por conter pelos de rato. Segundo a legislação, os pelos de roedores (que incluem rato, ratazana e camundongo) são potenciais transmissores de doenças.

A fabricante da farinha de trigo Sol, A J.Macêdo, apresentou laudos de laboratório credenciado pela Anvisa que atestam não ter sido identificada nenhuma inconformidade na produção do lote divulgado pela Proteste.

Embora para alguns produtos o regulamento da Anvisa seja tolerante em relação à presença de pelo de roedor, como é o caso do ketchup (1 fragmento em 50 g do alimento), essa regra não se aplica à farinha de trigo: de acordo com a legislação, é permitido que existam 75 fragmentos de insetos em 50g.

Diante dos resultados do teste, a Proteste requer dos órgãos fiscalizadores que os produtos em desacordo com a norma sejam retirados do mercado e pede que seja feita uma revisão na Resolução 14 da Anvisa, por considera-la excessivamente complacente.

 

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

mundo Viral Há 20 Horas

Jovem é surpreendida em praia ao ver casa flutuando no mar

justica Pridão Há 2 Horas

Casal de influencers é preso por suspeita de movimentar R$ 20 milhões ilegalmente em jogo

fama CANTORA-RIHANNA Há 23 Horas

Rihanna é criticada após segurar filho mais velho de ponta-cabeça durante festa de aniversário

mundo REINO UNIDO-EDUCAÇÃO Há 21 Horas

Reino Unido cria limite de idade para educação sexual nas escolas

mundo Coreia do Norte Há 3 Horas

Coreia do Norte confirma míssil e promete reforçar "força nuclear"

mundo EUA-CÂMARA Há 21 Horas

Câmara dos EUA aprova lei para forçar Biden a repassar armas a Israel

brasil Vírus Há 1 Hora

Cientistas confirmam circulação de vírus mayaro em humanos em Roraima; entenda riscos

politica Justiça Há 18 Horas

STF forma maioria para negar habeas corpus a Bolsonaro

fama Vídeo Há 1 Hora

Influenciadora digital agride mulher na rua em MG; veja vídeo

brasil Educação Há 19 Horas

Taxa de alfabetização no Brasil chega a 93%, revela IBGE