STJD explica punição dada a torcida e aumenta revolta no Palmeiras

O motivo foi uma briga entre torcedores nas imediações da Arena Pernambuco no jogo contra o Sport

© Reuters

Esporte organizadas 19/08/17 POR Folhapress

O STJD (Superior Tribunal de Justiça Desportiva) desagradou a todos no Palmeiras. A entidade puniu o clube com sete jogos sem a presença de torcida visitante e outros sete jogos sem que as organizadas pudessem ir com seus adereços aos jogos no Allianz Parque. O motivo foi uma briga entre torcedores nas imediações da Arena Pernambuco no jogo contra o Sport.

PUB

Na sexta-feira (18), o presidente, Maurício Galiotte, e Cuca mostraram a sua insatisfação com a decisão. O UOL Esporte apurou que o departamento jurídico prepara um material deixando claro que a entidade não poderia julgar uma briga que aconteceu fora do estádio e que a pena deveria ser exclusivamente aplicada aos "brigões" e não ao clube.

Há a possibilidade de o clube mostrar que torcedores do Corinthians e do Coritiba também brigaram nas imediações do Couto Pereira e que nenhuma punição foi aplicada. Na ocasião, imagens fortes mostraram um corintiano sendo espancado pelos donos da casa minutos antes de a bola rolar.

O STJD deu explicações sobre o fato após a diretoria do Palmeiras se manifestar. Rodrigo Raposo, presidente da 5ª comissão disciplinar do STJD, afirmou que com as novas arenas feitas para a Copa do Mundo as imediações do local podem ser consideradas praça de desporto.

"O voto do relator foi brilhante neste aspecto. Porque com as arenas de Copa do Mundo, o aspecto de praça de desporto é amplo. São arenas que integram as áreas do estádio e a gente viu nas imagens que a torcida organizada do Palmeiras se utilizou de grades do estádio. O próprio policial colocou isso no discurso. A partir do momento que a torcida se utiliza de utensílios do estádio... E a briga foi propriamente ali, na bilheteria, na alça de acesso, no portão. Aquilo é praça de desporto. Não tem como argumentar que foi fora do estádio. Isso é simples e causa distorção", disse Raposo.

A explicação não foi o suficiente para que o Palmeiras se acalmasse. O clube prometeu pedir efeito suspensivo e ir até as últimas instâncias para que a punição seja revertida. Na visão da diretoria palmeirense, a decisão abre um precedente para que todas as brigas fora do estádio passem a ser julgadas pelo STJD, e isso não poderia acontecer.

O STJD revoltou ainda mais os palmeirenses ao analisar que o clube não será punido diretamente com a decisão.

"Punir efetivamente o clube e os verdadeiros torcedores não é o melhor caminho. O que o relator buscou transmitir é que o Tribunal está atento aos verdadeiros causadores e neste caso foi a torcida organizada do Palmerias. Buscou-se uma solução intermediária para punir o causador, mas não punir o clube", completou Raposo.

Por fim, o fato de o Sport, que era o mandante do jogo, ter sido absolvido, é outro problema na visão do Palmeiras. A responsabilidade pela ordem do local deveria ser dos pernambucanos. O STJD não concorda com o ponto de vista alviverde.

"O Sport fez tudo o que estava ao seu alcance para evitar desordem na praça de desporto. Esse jogo teve plano, organização prévia, solicitação de policiamento ao Estado. Tudo o que estava ao alcance do Sport, no entendimento da comissão, foi realizado. Ficou claro que a torcida do Palmeiras, a organizada e não os verdadeiros torcedores, são os únicos culpados", finalizou. Com informações da Folhapress.

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

fama Jojo Todynho Há 9 Horas

Jojo Todynho veste roupa que usava antes de perder 50kg. "Saco de batata"

brasil Herança Há 11 Horas

Viúvo de Walewska cobra aluguel para que sogros morem em imóvel da filha

brasil Rio Grande do Sul Há 11 Horas

Governador do RS alerta para "maior desastre da história" do estado

mundo EUA Há 8 Horas

Criança morre após ser forçada a correr em esteira pelo pai

fama Brian McCardie Há 10 Horas

Morre Brian McCardie, ator da série Outlander, aos 59 anos

brasil MORTE-SC Há 10 Horas

Adolescente de 14 anos morre após ser picado por cobra venenosa em SC

mundo Londres Há 10 Horas

Responsável por ataque com espada em Londres tem cidadania brasileira

fama Isabel Veloso Há 11 Horas

Marido de influencer com câncer terminal: 'Finjo que não vai acontecer'

economia INSS Há 9 Horas

INSS começa a pagar 13º antecipado; veja quem tem direito

esporte Arábia Saudita Há 10 Horas

Sem folga: Al Hilal treina após garantir vaga na final; veja as imagens