Má gestão e falta de credibilidade fazem patrocinadores 'fugirem'

Clubes não conseguem obter parcela significativa do fabuloso mercado da publicidade na indústria esportiva

© Divulgação/Palmeiras

Esporte futebol 20/08/17 POR Estadao Conteudo

Dos quase R$ 130 bilhões investidos pelo setor publicitário no País em 2016, apenas 0,4% (ou R$ 550 milhões) foram aplicados diretamente em times de futebol, sem contar os aportes em televisão e nos torneios. Isso significa que os clubes não conseguem obter parcela significativa do fabuloso mercado da publicidade na indústria esportiva. Os dados integram levantamento exclusivo realizado pelo Itaú BBA (sistema de análise de crédito) para o Estado

PUB

A fatia abocanhada pelos clubes brasileiros chama atenção quando são levados em conta os números dos times de outras grandes ligas mundiais. Na França, 2,7% de todo o dinheiro investido pelo setor publicitário em 2016 estava nas agremiações. Na Inglaterra e Alemanha, esta taxa foi de aproximadamente 5%. Os contratos de publicidade dos clubes italianos representam quase 8% de tudo que foi movimentado pelo setor. Na Espanha, a proporção chega a surpreendentes 16,6%.

"Os clubes no Brasil exploram mal as suas marcas. Os departamentos de marketing ainda são vistos como amadores e estabelecem nível baixo de contato de suas marcas com o mercado", avaliou César Grafietti, superintendente de crédito.

Para o especialista do Itaú BBA, as empresas ainda não enxergam nos times brasileiros a possibilidade de bom retorno para suas marcas e isso poderia ser resolvido por iniciativa das gestões. "Não é por falta de mercado. A publicidade investiu R$ 130 bilhões no ano passado. Os clubes precisam entender o torcedor e seu relacionamento com o futebol e com eventuais marcas patrocinadores, buscar marcas próximas do seu perfil".

Um caso elucidativo da defasagem de patrocínio nos clubes do País é o que ocorre com o Corinthians. Badalado e em ótima fase na temporada, o time não tem patrocínio master desde o fim do contrato com a Caixa, em abril. O espaço central de sua camisa já foi utilizado, recentemente, para promover seu próprio programa de sócio-torcedor e até para apoiar a campanha Criança Esperança, em uma parceria pontual com a Rede Globo. O Corinthians chegou a firmar parceria com a Octagon, empresa que tem o ex-atacante Ronaldo Fenômeno como sócio, com o objetivo de encontrar parceiros.

Para o diretor de futebol do Corinthians, Flávio Adauto, a situação tem a ver com certo "orgulho" do clube. "O Corinthians não aceitou o que os outros aceitaram. Se autointitulou na ponta e não negocia por menos. Prefiro jogar com a camisa limpinha assim", avaliou o dirigente.

Flávio Adauto afirma que o clube deve solucionar o problema em breve. "O Corinthians não morreu. As coisas vão mudar. Foi por orgulho, mas o corintiano tem direito de ser orgulhoso em alguns casos, não passando por cima dos outros, mas sabendo o seu valor no mercado", disse.

"Não basta estar forte somente dentro de campo", avaliou César Grafietti. "As marcas querem transferência de lealdade, que é quando o torcedor, satisfeito com sua equipe, consome um produto por ele estar vinculado ao time. Na Europa, isso acontece com frequência. Nos países europeus, a relação entre o time e o patrocinador é positiva".

César Grafietti também critica a falta de profissionalismo das gestões dos clubes, que, segundo ele, acaba afastando os investidores. "As gestões são indiretamente responsáveis por afastar os patrocinadores, à medida que são pouco profissionais. Com isso, o desempenho em campo fica abaixo do esperado. Aí ocorrem vendas de jogadores, os elencos se fragilizam, e isso transforma o time num produto de má qualidade. Os patrocinadores não querem se vincular a esses produtos". Com informações do Estadão Conteúdo. 

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

fama Jojo Todynho Há 6 Horas

Jojo Todynho veste roupa que usava antes de perder 50kg. "Saco de batata"

brasil Herança Há 8 Horas

Viúvo de Walewska cobra aluguel para que sogros morem em imóvel da filha

brasil Rio Grande do Sul Há 8 Horas

Governador do RS alerta para "maior desastre da história" do estado

fama Brian McCardie Há 7 Horas

Morre Brian McCardie, ator da série Outlander, aos 59 anos

mundo Londres Há 6 Horas

Responsável por ataque com espada em Londres tem cidadania brasileira

brasil MORTE-SC Há 7 Horas

Adolescente de 14 anos morre após ser picado por cobra venenosa em SC

fama Isabel Veloso Há 8 Horas

Marido de influencer com câncer terminal: 'Finjo que não vai acontecer'

economia INSS Há 6 Horas

INSS começa a pagar 13º antecipado; veja quem tem direito

tech ESSILORLUXOTTICA-NEGÓCIOS Há 5 Horas

Maior fabricante de óculos escuros do mundo quer ser a número um em smart glasses

tech Inovação Há 16 Horas

Pentágono compartilha vídeo de novo tanque autônomo