Ministro de Temer é impedido de embarcar para os Estados Unidos

Hussein Kalout foi retirado da fila, quando já estava prestes a entrar no avião, para passar por procedimento especial de segurança, mas se negou e desistiu de viajar

© Lucio Bernardo Jr./Câmara dos Deputados/Divulgação

Política Impasse 23/08/17 POR Notícias Ao Minuto

Hussein Kalout, secretário especial de assuntos estratégicos da Presidência, deveria embarcar em voo da American Airlines, na última segunda-feira (21), com destino a Nova York, nos Estados Unidos, onde participaria de eventos diplomáticos.

PUB

No entanto, mesmo após ter passado pelos procedimentos de segurança, ainda no saguão do aeroporto, em Brasília, ele foi convidado a se retirar da fila, quando estava prestes a entrar na aeronave.

A empresa aérea alegou que o secretário especial precisava passar por mais uma revista, de acordo com as normas do governo americano.

"Fui a única pessoa a ser retirada da fila, quase entrando no avião, porque meu nome é árabe. Está evidente que foi racismo", disse Kalout à Folha de S. Paulo.

+ 'Ele está em campanha, querendo burlar a lei', diz deputado sobre Lula

Ele também destacou que já havia passado por esse tipo de situação, mas apenas quando desembarcava em solo americano e antes de se tornar integrante do governo.

"Não estou pedindo tratamento VIP, só não quero ser humilhado. É aceitável uma autoridade do governo brasileiro ser submetida a um constrangimento dentro do aeroporto de Brasília, por regras do governo americano?", disse. "Eu já tinha passado pelo raio-X, já tinham vistoriado minha mala de mão, por que me tirar da fila para uma inspeção especial?".

Hussein Kalout desistiu de embarcar e cancelou todos os compromissos oficiais que teria nos Estados Unidos. O secretário especial disse que, após o ocorrido, o número dois da embaixada americana nos EUA, William W. Popp, pediu desculpas e lamentou o ocorrido.

Já a Embaixada dos EUA em Brasília não quis comentar o assunto. O Ministério das Relações Exteriores também afirmou que não irá se pronunciar.

A American Airlines, por sua vez, afirmou que apenas segue as regras de inspeção da Transportation Security Administration (TSA), a agência do governo dos Estados Unidos que cuida da segurança em aeroportos.

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

fama Jojo Todynho Há 21 Horas

Jojo Todynho veste roupa que usava antes de perder 50kg. "Saco de batata"

mundo EUA Há 41 mins

Criança morre após ser forçada a correr em esteira pelo pai

brasil Herança Há 23 Horas

Viúvo de Walewska cobra aluguel para que sogros morem em imóvel da filha

brasil Rio Grande do Sul Há 23 Horas

Governador do RS alerta para "maior desastre da história" do estado

fama Brian McCardie Há 22 Horas

Morre Brian McCardie, ator da série Outlander, aos 59 anos

fama Bastidores da TV Há 14 Horas

Bianca Rinaldi relata agressões de Marlene Mattos: "Humilhação"

brasil MORTE-SC Há 22 Horas

Adolescente de 14 anos morre após ser picado por cobra venenosa em SC

mundo Londres Há 22 Horas

Responsável por ataque com espada em Londres tem cidadania brasileira

fama Isabel Veloso Há 23 Horas

Marido de influencer com câncer terminal: 'Finjo que não vai acontecer'

esporte Arábia Saudita Há 22 Horas

Sem folga: Al Hilal treina após garantir vaga na final; veja as imagens