Com voz mais madura, Mallu Magalhães lança álbum 'Vem'

Novo trabalho tem 12 faixas e surge seis anos depois de "Pitanga" (2011)

© Divulgação

Cultura música 24/08/17 POR Folhapress

"Sou gata da vida, eu venho do mato /Da selva de pedra, São Paulo /Você que me ature e não há quem segure /A coragem dos meu vinte e quatro". É a partir dos versos da canção "São Paulo", que figura no recém-lançado "Vem", que a cantora e compositora paulistana Mallu Magalhães, 24, se apresenta.

PUB

"Essa é a pessoa que eu queria ser. A música funciona como um mantra", explica. A artista faz o show de lançamento do disco neste sábado (26), no Tom Brasil. Com 12 faixas, o novo trabalho surge seis anos depois de "Pitanga" (2011).

No meio tempo, ela formou a Banda do Mar -ao lado de Marcelo Camelo, seu marido, e o português Fred Ferreira-, teve uma filha, Luisa, e excursionou com a turnê "Saudade", no formato voz e violão. A chegada de Luisa, inclusive, aparece em algumas canções, como "Casa Pronta" e "Linha Verde".

"Essas três experiências trouxeram à tona esse lado selvagem que a cidade e o mundo exigem da gente. Me deram muita autoconfiança, coragem e força", diz.

+ Katy Perry reúne time de estrelas no clipe de 'Swish Swish'

Com uma voz mais madura, Mallu resgata suas referências de bossa nova, samba-jazz e MPB setentista. Por outro lado, também se identifica com a "sujeira urbana" de outros artistas. "Eu gosto da música que abre mão da elegância para soltar os cachorros. Espero que a minha bossa nova seja um pouco mais desbocada." Com letras autobiográficas, "Vem" foi gravado em três cidades: São Paulo, Rio de Janeiro e Lisboa, em Portugal -todas presentes em sua vida.

POLÊMICA

A cantora se viu no meio de um polêmica lançar o videoclipe da música "Você Não Presta". Acusado de racismo, o clipe traz Mallu ao lado de dançarinos negros, que vestem calças jeans e têm o corpo banhado a óleo. Para ativistas, o vídeo hiperssexualiza os negros, atitude que remeteria ao período da escravidão.

Alguns também apontaram uma cena em que os bailarinos aparecem em uma escada fechada por uma grade, o que poderia aludir a uma prisão. Na ocasião, ela postou um texto em sua conta em rede social se desculpando.

"Está sendo duro até agora pra mim. Viver essas situações é como viver um luto, um sofrimento. Essa não era a minha intenção. Minha mensagem sempre foi de construção e convite, nunca de opressão ou ofensa", explica dizendo que saiu mais "sensibilizada" depois do ocorrido e que hoje faria um clipe diferente.

Pouco menos de um mês depois do lançamento, a cantora foi ao programa "Encontro com Fátima Bernardes" e acabou se envolvendo em outra polêmica ao dizer em tom jocoso, antes de interpretar "Você Não Presta", "essa música é pra quem é preconceituoso e fala que branco não pode tocar samba".

"Foi uma frase infeliz. Eu estava muito nervosa e falei algo que não devia. Parece que eu defendo o racismo reverso e eu não acredito nisso", diz.

SHOW DE LANÇAMENTO DE "VEM"

QUANDO sáb. (26), às 22h

ONDE Tom Brasil, r. Bragança Paulista, 1.281, tel. (11) 4003-1212

QUANTO de R$ 90 a R$ 200

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

politica CHUVA-RS Há 13 Horas

Mortes pelas chuvas chegam a 75 e governador fala em 'Plano Marshall'

mundo Miami Há 22 Horas

Saco com é cobras encontrado nas calças de passageiro em aeroporto

justica Santos Há 17 Horas

Homem é flagrado abusando sexualmente de moradora em situação de rua

fama MADONNA-RIO Há 21 Horas

Madonna fez da praia de Copacabana a maior pista de dança do mundo

fama MADONNA-RIO Há 16 Horas

Madonna posta vídeo abraçada com Pabllo Vittar e agradece ao Brasil

fama Bruce Willis Há 21 Horas

Após diagnóstico de demência, como está Bruce Willis?

fama BERNARD-HILL Há 14 Horas

Morre Bernard Hill, que atuou em 'Titanic' e 'Senhor dos Anéis', aos 79 anos

brasil Rio Grande do Sul Há 18 Horas

Loja da Havan fica debaixo d'água em Lajeado, no Rio Grande do Sul

mundo enchentes no Rio Grande do Sul Há 15 Horas

Papa Francisco reza por vítimas de chuvas no Rio Grande do Sul

brasil CHUVA-RS Há 15 Horas

Nível recorde do Guaíba coloca Porto Alegre em alerta de 'inundação severa'