Bolsonaro vai aos EUA 'vender' candidatura

Deputado do PSC terá agenda de reuniões com investidores, analistas e eleitores brasileiros radicados no país

© Fabio Rodrigues Pozzebom / Agência Brasil

Política Política no Brasil 25/08/17 POR Folhapress

O deputado Jair Bolsonaro (PSC-RJ) prepara um roteiro de debates, audiências e palestras nos EUA em outubro para "vender" sua possível candidatura a presidente a investidores, analistas e eleitores brasileiros radicados no país.

PUB

A viagem, a princípio de 8 a 14 de outubro, originou-se de uma mesa-redonda para a qual Bolsonaro foi convidado, no centro de pesquisas do filósofo brasileiro Olavo de Carvalho em Nova York, o The Inter-American Institute.

Debaterão também o pesquisador Jeffrey Nyquist e uma jornalista da rede de TV conservadora Fox News.

O brasileiro-americano Gerald Brant, que trabalha em uma consultoria em Nova York e é ligado ao instituto, está incumbido de viabilizar um encontro de Bolsonaro com investidores.

+ PMDB da Câmara propõem boicote a projetos de Temer

"Eles querem conhecer o presidenciável brasileiro com grandes chances de ganhar no ano que vem", disse seu filho Flavio Bolsonaro (PSC-RJ), deputado estadual no Rio. "Querem saber onde põem o seu dinheiro."

Brant mantém amizade há anos com Flavio, que o procurou para marcar a reunião, ainda não confirmada.A família tenta também agendar encontros com políticos do Partido Republicano.

'BRAZUCAS'

A passagem de uma semana do potencial presidenciável terá também paradas em Miami e Boston.Na cidade da Flórida, a produtora de eventos brasileira Karol Eller organiza uma palestra na região de Deerfield, aberta ao público.

Em Boston, segundo Flavio Bolsonaro, o deputado terá um encontro com o prefeito da cidade, Marty Walsh, do Partido Democrata, além de conversas com a comunidade brasileira local.

Segundo estimativas do Itamaraty, Boston (350 mil), Nova York (285 mil) e Miami (250 mil) têm as maiores concentrações de brasileiros nos Estados Unidos.

Comunidades brasileiras no exterior podem votar em representações diplomáticas.

"Queremos passar a mensagem de que, caso ele seja eleito, fará tudo para melhorar a questão da violência e do desemprego, que são muito fortes [para a comunidade], para terem vontade de voltar a morar perto de suas famílias no Brasil", afirmou Flavio Bolsonaro.

Seu irmão Eduardo o ajuda na logística. Bolsonaro pai esteve uma única vez nos Estados Unidos, anos atrás, para ir à Disney e não fala inglês.

Os filhos dizem que arcarão com as próprias despesas, e o pai deve viajar a convite do The Inter-American Institute, segundo Flavio.

Referência do conservadorismo no Brasil, Olavo de Carvalho já flertou publicamente com Bolsonaro. O deputado disse que o pensador é uma de suas inspirações intelectuais e ouviu que o filósofo aceitaria ser seu "conselheiro particular" em eventual gestão Bolsonaro.

A pauta do debate no Inter-American Institute é a relação entre Brasil e Estados Unidos e o Foro de São Paulo, organização de esquerda da América Latina fundada inclusive pelo PT que é frequentemente alçada a vilã nos discursos do deputado.

O terceiro debatedor, Jeffrey Nyquist, é pesquisador no instituto do que ele chama de "cultura de negação" ocidental aos riscos oferecidos por armas de destruição em massa.

Procurados, Carvalho e Nyquist não responderam.

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

fama Simony Há 23 Horas

Simony volta ao hospital para tratamento contra o câncer um ano após cura

mundo EUA Há 20 Horas

Avião de Trump se choca com outro após aterrissagem na Florida

politica JUSTIÇA-8 DE JANEIRO Há 20 Horas

Condenados do 8/1 quebram tornozeleira e deixam país

mundo EUA Há 23 Horas

Noivos viralizam com lista de regras rígidas para casamento; veja

mundo México Há 22 Horas

Jovem britânica luta com crododilo para salvar a irmã gêmea

fama Acidente Há 19 Horas

Ator que faz o Rio em 'La Casa de Papel' sofre acidente de moto

fama Monique Evans Há 22 Horas

Monique Evans eliminou 20 kg antes de casamento com DJ Cacá Werneck

mundo EUA Há 21 Horas

Destroços da ponte de Baltimore desabam após explosão; veja as imagens

esporte WALEWSKA-VÔLEI Há 20 Horas

Pais de Walewska prestam queixa-crime contra viúvo da jogadora por extorsão e intimidação

justica Feminicídio Há 23 Horas

Homem mata esposa na frente da filha e foge com bebê de um ano