OAB-MT pede ao STF quebra do sigilo de delação de ex-governador

Em seu depoimento, Silval Barbosa chegou a entregar um vídeo em que o atual prefeito de Cuiabá aparece recebendo dinheiro

© DR

Política Solicitação 25/08/17 POR Notícias Ao Minuto

A Ordem dos Advogados do Brasil, Seccional Mato Grosso (OAB-MT), pediu ao Supremo Tribunal Federal (STF), nesta sexta-feira (25), a quebra de sigilo da delação premiada do ex-governador de Mato Grosso Silval Barbosa. As negociações foram feitas com a Procuradoria Geral da República (PGR) e o termo foi homologado no último dia 9, pelo ministro Luiz Fux.

PUB

Antes disso, já com acesso ao conteúdo das informações prestadas pelo ex-governador, o ministro do STF afirmou que se tratava de uma “delação monstruosa”.

“O momento exige maturidade e serenidade. Todas as vezes que o Brasil precisou, a Ordem não se furtou e agora não será diferente, vamos continuar agindo em defesa da sociedade. Vivemos um deprimente momento de degradação moral”, declarou o presidente da OAB-MT, Leonardo Campos.

Em seu depoimento, Silval Barbosa chegou a entregar um vídeo em que o atual prefeito de Cuiabá, Emanuel Pinheiro (PMDB), aparece recebendo dinheiro vivo, na época em que foi deputado estadual no Mato Grosso. Ele exerceu o cargo de 2010 a 2014.

No pedido, a OAB-MT afirma que o propósito é resguardar o interesse público diante da quantidade de citações mencionando políticos das mais diversas esferas, conselheiros do Tribunal de Contas do Estado e empresários, conforme o que já foi divulgado pelos veículos de comunicação. As informações são da assessoria de imprensa da Ordem.

+ Prazos do processo de Lula foram estritamente seguidos, diz Moro

A medida, alega o órgão, atende ainda à premissa da Ordem de observância intransigente da princípio da ampla defesa e contraditório. Além disso, a quebra do sigilo também evitaria vazamentos seletivos do conteúdo.

“Defendemos a publicidade dos processos até para que os citados não sejam acusados, julgados e condenados pela opinião pública sem a chance de produzirem suas defesas”, ponderou Leonardo Campos.

O presidente da OAB-MT diz compreender a necessidade de sigilo para assegurar as investigações, no entanto, diante do conteúdo que já se tornou público, considera que sociedade merece saber o que realmente aconteceu ou está acontecendo, não se podendo admitir que dúvidas pairem sobre agentes públicos. "Há que se ter sempre em mente os princípios constitucionais da publicidade e acesso à informação", completou.

Em março do ano passado, o Conselho Federal da OAB foi ao STF pedir acesso ao conteúdo da delação do ex-senador Delcídio Amaral. Neste ano, em maio, a Ordem também solicitou ao Supremo a quebra do sigilo da colaboração premiada firmada pelos irmãos Wesley e Joesley Batista, da JBS.

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

fama Jojo Todynho Há 15 Horas

Jojo Todynho veste roupa que usava antes de perder 50kg. "Saco de batata"

mundo EUA Há 14 Horas

Criança morre após ser forçada a correr em esteira pelo pai

brasil Herança Há 17 Horas

Viúvo de Walewska cobra aluguel para que sogros morem em imóvel da filha

brasil Rio Grande do Sul Há 17 Horas

Governador do RS alerta para "maior desastre da história" do estado

fama Brian McCardie Há 15 Horas

Morre Brian McCardie, ator da série Outlander, aos 59 anos

brasil MORTE-SC Há 16 Horas

Adolescente de 14 anos morre após ser picado por cobra venenosa em SC

mundo Londres Há 15 Horas

Responsável por ataque com espada em Londres tem cidadania brasileira

fama Bastidores da TV Há 7 Horas

Bianca Rinaldi relata agressões de Marlene Mattos: "Humilhação"

fama Isabel Veloso Há 17 Horas

Marido de influencer com câncer terminal: 'Finjo que não vai acontecer'

esporte Arábia Saudita Há 16 Horas

Sem folga: Al Hilal treina após garantir vaga na final; veja as imagens